Confira neste post as fotos do novo carro da Ferrari para a temporada 2021 da F1, o SF21, e o que esperar da equipe mais tradicional da F1, mas que vem de uma crise feia no ano passado:

Pilotos da Ferrari na F1 2021:
16 – Charles Leclerc (MON)
18 – Carlos Sainz Jr (ESP)

Única equipe a fazer parte da F1 desde o primeiro GP disputado, a Ferrari começa a temporada 2021 muito longe do que se espera dela. Afinal, o time teve em 2020 seu pior desempenho nos últimos 40 anos, quando foi somente o sexto colocado no Mundial de Construtores, obtido somente três pódios.

Cabeças rolaram. A principal foi a de Sebastian Vettel, que já havia sido dispensado pela escuderia antes do início da temporada passada e terminou sua passagem por Maranello com um péssimo 13º lugar. Acabou contratado pela Aston Martin. Mas também sobrou para a área de engenharia. Simone Resta, por exemplo, agora foi deslocado para dar suporte à Haas.

Sem Vettel, Charles Leclerc oficialmente se torna o piloto número 1 da Ferrari, mas precisará lidar com Carlos Sainz. O espanhol tem sido um dos destaques do meio do pelotão da F1 nos últimos anos e não deve se contentar apenas com o posto de escudeiro em 2021.

Parte do mau desempenho da Ferrari em 2020 acontecia por causa da falta de potência do motor. No fim de 2019, a escuderia foi pega com um propulsor fora das regras e, em um acordo secreto com a FIA, foi punida precisando usar um equipamento de menor desempenho no ano passado. Como resultado, Leclerc e Vettel não tinham boa velocidade final.

Mas esse não era o único problema do carro do ano passado, tanto que em algumas corridas a dupla de pilotos da Ferrari brigava com os representantes de Alfa Romeo e Haas. Como as três contavam com o mesmo propulsor fornecido pela montadora italiana, então a Ferrari em teoria deveria levar a melhor com facilidade nesse duelo.

O SF20, como o carro de 2020 era chamado, também tinha um arrasto muito elevado, o que prejudicava a aerodinâmica. Com motor ruim e aerodinâmica ruim, era o desastre perfeito.

Nesse sentido, a Ferrari deu sorte com o novo regulamento. Para 2021, como parte do corte dos custos provocado pela crise econômica, as equipes foram autorizadas a fazer poucas mudanças nos carros, mas elas estavam livres para desenvolver atualizações para a aerodinâmica e para o motor, justamente as duas maiores fraquezas da escuderia italiana.

O motor do novo carro da Ferrari para a temporada 2021 da F1, o SF21, é completamente novo. Assim, a expectativa é que os problemas de velocidade final de reta sejam (parcialmente) solucionados.

Já a aerodinâmica também foi refeita. A maior novidade é o bico, um híbrido entre o formato em “M” usado até o ano passado e o arredondado da Mercedes. Essa nova peça tem como objetivo diminuir o arrasto e melhorar a passagem de ar para a parte traseira. Também houve novidades na entrada de ar da tampa do motor e nas aletas aerodinâmicas colocadas nessa região.

A Ferrari também construiu novas suspensão traseira e transmissão para o SF21, como forma de dar maior estabilidade ao equipamento e mais aderência.

Para tentar dar a volta por cima em 2021, a esquadra foi uma das que mais treinou durante o inverno europeu. As regras só proíbem os times de testar com os carros das últimas duas temporadas. Assim, a Ferrari equipou seu veículo de 2019 com tudo o que podia e o mandou a pista com Sainz, Leclerc, além de Mick Schumacher, Callum Ilott e Giuliano Alesi.

Mas apesar de todo esse trabalho, a escuderia italiana não esconde que o foco será em 2022, quando o novo pacote de regas da F1 passará a valer. Tanto que Mattia Binotto, o chefe da equipe, nem estará presente em todas as corridas de 2021. Em algumas, ele acompanhará de Maranello, enquanto supervisiona o trabalho no novo equipamento.

PONTOS FORTES DA FERRARI 2021 NA F1

Dinheiro não costuma ser problema para a Ferrari. Então se tem alguém com condições de dar a volta por cima, mesmo em uma época de desenvolvimento limitado dos carros, é a escuderia italiana. E Charles Leclerc já mostrou que é um piloto capaz de brigar por pódios e vitórias quando tem um equipamento à altura a disposição.

PONTOS FRACOS DA FERRARI 2021

Continuidade é sempre um aspecto muito importante para qualquer equipe na F1. Basta ver que a Mercedes, megacampeã com Lewis Hamilton, trocou de pilotos apenas duas vezes desde que voltou à principal categoria do automobilismo mundial em 2010.

Já a Ferrari alterou completamente seus titulares de três anos para cá. Também viu o CEO da montadora, Louis Camilleri, se aposentar de forma surpreendente no fim do ano passado e ainda tem seu chefe de equipe, Binotto, pressionado pelo desempenho ruim nos últimos anos. Com tantas trocas, fica difícil desenvolver um trabalho de começo, meio e fim.

Ferrari, SF21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Ferrari SF21, 2021
A Ferrari volta a apostar em rake (altura da traseira do carro em relação ao solo) elevado no SF21, seu novo carro para a temporada 2021 da F1 – fotos do post: ferrari/divulgação
Ferrari, SF21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Ferrari SF21, 2021
Detalhes do novo SF21, o carro da Ferrari para a disputa da temporada 2021 da F1
Ferrari, SF21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Ferrari SF21, 2021
O novo bico da Ferrari SF21 é um dos trunfos da equipe italiana para melhorar o arrasto do carro em 2021

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2021:
> Red Bull RB16B
Mercedes W12
McLaren MCL35M
AlphaTauri AT02
Alfa Romeo C41
Alpine A521
Williams FW43B
Haas VF-21
> Aston Martin AMR21