Ferrari SF1000, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Ferrari 2020

Novos carros da F1 2020 – Ferrari SF1000

Pilotos da Ferrari na F1 2020:
5 – Sebastian Vettel (ALE)
16 – Charles Leclerc (MON)

Todo ano é a mesma história. A Ferrari chega forte aos treinos da pré-temporada, lidera alguns dias das atividades em Barcelona e logo é apontada como favorita ao título da F1. Mas, tão logo o campeonato começa, a Mercedes recupera o espaço perdido, dispara na liderança e aumenta o jejum de canecos dos italianos.

Para tentar virar o jogo em 2020, a Ferrari aposta na continuidade do trabalho que vem sendo feito. Prova disso foi renovar o contrato com Charles Leclerc por mais cinco temporadas, duração bastante incomum no esporte a motor, quando os vínculos mais longos costumam ser de três anos.

Charlinho, como o piloto foi apelidado pelos fãs brasileiros, não decepcionou em sua estreia em Maranello. Em 2019, depois de bater na trave no Bahrein, quando um problema mecânico custou a vitória nas voltas finais, ele triunfou na Bélgica e na Itália. Também foi quem largou mais vezes da pole na temporada passada: em sete oportunidades.

Mas só talento não importa. Para ser campeão na F1, um piloto precisa de um ótimo carro. Para tentar desbancar a Mercedes em 2020, a Ferrari já disse que tentou levar o desenvolvimento aerodinâmico da SF1000 ao extremo.

No carro apresentado nesta terça-feira, as novidades não são muito visíveis. Entre elas estão o bico cheio de escamas na parte lateral (como se estivesse se derretendo) e os sidepods (a lateral do equipamento) mais compactos que os de 2019. De novo, mesmo, foram os chifres perto da entrada de ar da tampa do motor, artefato que não era visto na F1 desde 2008.

Outra mudança é a traseira muito mais compacta e esguia em relação ao ano passado – com uma caixa de câmbio menor e mudanças no sistema de refrigeração – que auxilia na passagem de ar para a parte de trás do carro (onde fica o difusor) aumentando o downforce e, portanto, a aderência e a velocidade.

Enquanto Leclerc tenta se firmar na F1 como um piloto capaz da ser campeão, o outro carro do time continua com Sebastian Vettel, que passou longe da luta pelo título em 2019 e, inclusive, terminou o campeonato atrás do companheiro. Como o alemão não tem contrato para 2021, resta ver como ele vai lidar com o crescimento do monegasco dentro da Ferrari e também com a pressão para mostrar resultado.

Lembrando que, das últimas vezes que ele se sentiu pressionado, os resultados foram inúmeros erros em 2018, incluindo toque, acidentes e abandonos em corridas como França, Alemanha, Japão, México e EUA.

PONTOS FORTES DA FERRARI 2020

Continuidade no trabalho é muito importante para qualquer equipe de alto desempenho, e a Ferrari começa a nova temporada mantendo Vettel, Leclerc e o chefe de equipe Mattia Binotto nos principais postos. Na segunda metade de 2019, a escuderia italiana obteve seis poles e três vitórias, então a expectativa é que continue evoluindo em 2020.

PONTOS FRACOS

São dois os principais problemas da Ferrari para 2020. O primeiro é possível guerra interna entre Leclerc e Vettel para ser o principal piloto da escuderia. No ano passado, nenhum dos dois ficou muito feliz em fazer jogo de equipe para favorecer companheiro. A situação pode ser ainda pior agora que o monegasco renovou seu contrato por mais cinco anos.

E o segundo são as dúvidas sobre a capacidade técnica da Ferrari. No fim do ano passado, apareceu o boato de que a escuderia usava um aparato para burlar o regulamento e ter mais potência no motor. Embora nunca tenha sido comprovado que o time italiano adotasse essa prática, assim que a FIA proibiu o sistema polêmico, a Ferrari teve uma queda muito brusca de desempenho e só conquistou um único pódio somando Vettel e Leclerc nas últimas corridas de 2019.

Fica a dúvida se o carro deste ano terá condições de voltar a andar na frente.

Ferrari SF1000, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Ferrari 2020
Detalhe para os chifres do novo carro da Ferrari para a F1 2020, ao lado da entrada de ar da tampa do motor
Ferrari SF1000, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Ferrari 2020
Lateral da SF1000, novo carro da Ferrari para a temporada 2020 da F1, com traseira mais alta em relação ao solo que a dianteira
Novos carros da F1 2020 Ferrari SF1000 front
A nova Ferrari SF1000, para a disputa da temporada 2020 da F1

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2020:
> Mercedes W11
> Racing Point RP20
> Red Bull RB16
> Haas VF-20
> Alfa Romeo C39
> Renault R.S.20
> Williams FW43
> McLaren MCL35
> AlphaTauri AT01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s