Confira neste post as fotos do novo carro da AlphaTauri para a temporada 2021 da F1, o AT02, e o que esperar da equipe satélite da Red Bull neste ano:

Pilotos da AlphaTauri na F1 2021:
10 – Pierre Gasly (FRA)
22 – Yuki Tsunoda (JAP)

A AlphaTauri começa a temporada 2021 da F1 em uma situação bastante curiosa. De um lado, a expectativa é que o time possa brigar por resultados melhores neste ano. Afinal, a esquadra evoluiu na segunda metade de 2020 e também conta com a chegada de Yuki Tsunoda, piloto que impressionou na F2, no lugar Daniil Kvyat, que já não vinha enfrentando dificuldades para pontuar.

Por outro lado, a AlphaTauri sabe que dificilmente conseguirá repetir a vitória obtida por Pierre Gasly em Monza. O francês deu sorte no GP da Itália ao já ter feito a pit-stop quando o safety-car foi acionado, o que lhe deixou na primeira colocação. A partir daí, ele não cometeu nenhum erro e recebeu a bandeirada na frente.

É claro que situações como essa podem voltar a acontecer em 2021, mas a verdade é que são raras. Mais fácil a equipe satélite da Red Bull se apegar à evolução que teve no fim do último campeonato, quando Kvyat fechou em quarto lugar em Imola e Gasly foi quinto em Portugal e sexto em Nurburgring e no Bahrein.

Ou seja, dá para Gasly e Tsunoda brigarem por top-5 nos dias em quer der tudo certo para eles.

Só que há a expectativa de melhora das equipes do meio do pelotão. É difícil que a Ferrari repita a pouca competitividade apresentada em 2020, e uma evolução da escuderia italiana vai puxar Haas e Alfa Romeo (que usam seus propulsores) para a briga no meio do grid junto com a AlphaTauri.

Isso sem falar em maiores investimentos de Alpine (novo nome da Renault) e da Aston Martin (antiga Racing Point).

Além disso, resta ver como Gasly lidará com a pressão de ser o veterano e o líder do time, uma vez que Tsunoda está estreando na F1. Da última vez que ele esteve pressionado – ao ser companheiro de Max Verstappen na Red Bull – foi rebaixado antes do fim da temporada.

Quanto ao AT02, o novo carro da AlphaTauri para a temporada 2021 da F1, a equipe divulgou apenas imagens feitas em estúdio, o que acaba escondendo algumas novidades.

Mas, pelo o que já foi mostrado, dá para ter algumas pistas sobre seu equipamento. A primeira está a mudança no bico. A AlphaTauri continua com a parte da frente do carro em formato de “M”, diferentemente do usado por Mercedes e também pela McLaren, que optaram por uma peça arrendondada.

O formato permaneceu o mesmo em relação ao ano passado, mas ele está mais perto do solo. Além disso, é mais curvado, com uma largura maior perto da asa dianteira e do monocoque, mas encolhendo no eixo dianteiro.

Por causa da cor branca, ainda não dá para ver se a AlphaTauri teve mudanças drásticas nas bargeboards (a peça aerodinâmica na lateral do carro, logo à frente dos sidepods). Mas os defletores do sidepods foram reformulados.

A última novidade é que o sidepod está mais enxuto, mostrando que a AlphaTauri conseguiu reorganizar os componentes internos, como motor e refrigeração, e economizar espaço. Como em 2021, o assoalho precisa ficar mais rente ao carro, essa é uma mudança para tentar compensar a perda aerodinâmica.

Além das alterações técnicas, houve novidades no layout. A AlphaTauri AT02 é parecido com a Williams dos anos 2010, que tinha um tom de azul semelhante.

PONTOS FORTES DA ALPHATAURI 2021 NA F1

Com a saída da Honda, no fim deste ano, corria o risco de a AlphaTauri começar a temporada sem saber se teria motor para o ano que vem. E esse tipo de incerteza acaba sendo uma distração para os times, o que prejudica o desenvolvimento do equipamento ao longo do campeonato.

Mas a F1 aprovou o congelamento dos motores de 2022 a 2025, garantindo que a Red Bull e a AlphaTauri poderão continuar operando o propulsor da Honda e acabando com qualquer incerteza.

PONTOS FRACOS DA ALPHATAURI 2021

Há um grande ponto de interrogação sobre a dupla da AlphaTauri em 2021. Gasly agora ocupa a função de líder do time e precisará lidar com a pressão dessa função. Já Tsunoda está estreando na F1 e, por mais promissor que seja, levará um tempo para se adaptar.

AlphaTauri AT02, F1 2021, Fórmula !, novos carros da F1 2021, AlphaTauri, novos carros da F1, AT02, 2021
A AlphaTauri manteve o bico em formato de “M” para temporada 2021 da F1 – fotos do post: red bull content pool
AlphaTauri AT02, F1 2021, Fórmula !, novos carros da F1 2021, AlphaTauri, novos carros da F1, AT02, 2021
O AlphaTauri AT02 visto por cima mostra como o assoalho agora fica mais perto do carro
AlphaTauri AT02, F1 2021, Fórmula !, novos carros da F1 2021, AlphaTauri, novos carros da F1, AT02, 2021
Lateral do novo carro da AlphaTauri, o AT02, para a temporada 2021 da F1
AlphaTauri AT02, F1 2021, Fórmula !, novos carros da F1 2021, AlphaTauri, novos carros da F1, AT02, 2021
AlphaTauri veio com um layout diferente para a temporada 2021 da F1 em seu novo carro

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2021:
> Red Bull RB16B
> Mercedes W12
> Ferrari SF21
> McLaren MCL35M
> Alfa Romeo C41
> Alpine A521
> Williams FW43B
> Haas VF-21
> Aston Martin AMR21