Aston Martin, AMR21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Aston Martin AMR21, 2021

Novos carros da F1 2021 – Aston Martin AMR21

Confira neste post as fotos do novo carro da Aston Martin para a temporada 2021 da F1, o AMR21, e o que esperar da equipe que ficou conhecida como “Mercedes Rosa” no ano passado:

Pilotos da Aston Martin na F1 2021:
5 – Sebastian Vettel (ALE)
18 – Lance Stroll (CAN)

Quando uma nova montadora se junta à F1, como é o caso da Aston Martin em 2021, espera-se um salto de qualidade da equipe com que ela se associa. Afinal, essas marcas costumam ter orçamentos maiores e trazem profissionais qualificados.

Só que há algumas especificidades sobre o retorno da Aston Martin à F1. No ano passado, a montadora já enfrentava uma crise financeira muito grande antes mesmo de esse contexto que estamos vivendo começar. Para sobreviver, ela recebeu aportes de Lawrence Stroll, que se tornou um dos principais acionistas da fabricante.

Stroll já era dono da equipe conhecida como Racing Point. Assim, o retorno da Aston Martin à F1 é mais uma convergência de negócios do empresário que de fato o investimento de uma montadora em uma equipe.

Mas isso não quer dizer que se trata apenas de uma mudança de nome de Racing Point para Aston Martin.

Há, sim, um aumento no orçamento. A gestão Stroll acabou com o time de fábrica da Aston Martin no WEC e direcionou o dinheiro que era gasto nas corridas de longa duração para a F1. Também usou sua influência para atrair novos patrocinadores, como a Cognizant, e para manter a BWT, que tinha sido cortejada por outras escuderias.

Nesse processo de crescimento, a Aston Martin está construindo uma novo sede em Silverstone, que deve ficar pronta em 2022, e tem a ambiciosa meta de conquistar o título da F1 nos próximos cinco anos. Será possível? Só o tempo dirá.

Além da mudança de nome e da cor do carro, a grande novidade para 2021 é a chegada de Sebastian Vettel, que não estava em boa fase na Ferrari. No ano passado, o alemão obteve um único pódio e terminou o campeonato em 13º. O curioso é que ele chega para substituir Sergio Pérez, que ganhou corrida em 2020 e foi o quarto colocado na tabela.

Pode parece loucura essa troca, mas Stroll acredita que o alemão poderá recuperar a boa fase e ser um “mentor” para seu filho, Lance Stroll, o outro piloto do time. Além disso, o tetracampeão da F1 poderá, ainda, ser usado como marketing do grupo Aston Martin

No ano passado, quando ainda era chamada de Racing Point, a escuderia foi a grande sensação da F1. Conquistou uma pole-position, com Lance Stroll, na Turquia, e venceu o GP de Sakhir, com Pérez, no anel externo do Bahrein.

O segredo foi ter desenvolvido um carro muito parecido ao da Mercedes de 2019, tanto que ganhou o apelido de Mercedes Rosa.

Portanto, não é nenhuma surpresa que, para este ano, a Aston Martin resolveu manter a mesma base do carro do ano passado e ainda ampliou a parceria com a montadora alemã. Agora, toda a traseira do AMR21 é comprada da Mercedes: motor, caixa de câmbio e suspensão.

Na parte técnica, as principais novidades foram desenvolvidas como uma resposta à mudança do regulamento. As novas regras da F1 determinam que o assoalho em 2021 precisa ficar mais rente à carenagem, o que acaba diminuindo a downforce (e a velocidade), uma vez que o carro fica mais sensível à turbulência causada pelas rodas traseiras.

Como resultado, a Aston Martin trouxe pequenas mudanças nos bargeboards (a peça que fica entre o eixo dianteiro e o sidepod), deixou os sidepods mais enxutos e colocou três pequenas barbatanas no assoalho próximas ao sidepods, tudo como uma forma de direcionar o fluxo de ar para a traseira servindo como uma barreira para a turbulência causada pelo pneu.

Já a tampa do motor é bastante parecida com a do novo carro da Mercedes para a F1 2021, incluindo com um calombo na lateral. O motivo é permitir uma maior passagem de ar, promovendo ganhos aerodinâmicos.

Resta ver se a “Mercedes Verde” será uma surpresa tão grande quanto a do ano passado. Mas a pré-temporada serviu de alerta. Problemas mecânicos e rodadas fizeram com que a Aston Martin completasse somente 314 voltas no Bahrein, enquanto a Alfa Romeo e AlphaTauri acumularam 422. Essa quilometragem perdida pode atrapalhar o começo de temporada de Vettel e Stroll, uma vez que eles ainda precisam entender como o carro funciona nas mais variadas situações.

PONTOS FORTES DA ASTON MARTIN 2021 NA F1

É verdade que Lawrence Stroll comprou uma equipe na F1 para que seu filho, Lance, tivesse onde correr. Mas isso não significa que a Aston Martin está na F1 apenas para fazer número. O dirigente quer brigar por pódios e vitórias com frequência e está disposto a investir o que for preciso para chegar aos seus objetivos.

A Mercedes Rosa, de 2020, foi só um exemplo de como Stroll e sua escuderia abusarão do limite do regulamento para assegurar que estarão nas primeiras colocações.

PONTOS FRACOS DA ASTON MARTIN 2021

A desconfiança em cima da dupla titular pode complicar o desempenho da Aston Martin em seu retorno à F1. Será que Sebastian Vettel conseguirá deixar a má fase em que estava para trás? E Lance Stroll conseguirá evoluir o suficiente para brigar por pódios com frequência?

Enquanto a Aston Martin precisa responder essas questões, outros times do meio do pelotão têm como ponto forte justamente seus pilotos. É o caso da McLaren, por exemplo, que manteve o promissor Lando Norris e ainda se reforçou com a chegada de Daniel Ricciardo.

Aston Martin, AMR21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Aston Martin AMR21, 2021
A Aston Martin manteve o bico redondo para o AMR21, seu novo carro para a temporada 2021 da F1 – fotos do post: aston martin/divulgação
Aston Martin, AMR21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Aston Martin AMR21, 2021
Assim como o novo carro da Mercedes, o equipamento da Aston Martin para a F1 2021 tem um calombo na tampa do motor, pouco abaixo do logo da Peroni
Aston Martin, AMR21, F1 2021, Fórmula 1, F1, novos carros da F1 2021, novos carros da F1, Aston Martin AMR21, 2021
Detalhe da lateral e do cockpit do AMR21, o novo carro da Aston Martin para a temporada 2021 da F1
Aston Martin, F1, Fórmula 1, 2021, pré-temporada, Bahrein, resultados, horário, onde assistir
A volta da Aston Martin é um dos destaques da F1 2021 no Bahrein

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2021:
> Red Bull RB16B
> Mercedes W12
> Ferrari SF21
McLaren MCL35M
AlphaTauri AT02
Alfa Romeo C41
Alpine A521
Williams FW43B
Haas VF-21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s