Pilotos da Haas na F1 2020:
8 – Romain Grosjean (FRA)
20 – Kevin Magnussen (DIN)

Rockstars ou um bando de wankers? Estrelas do rock ou um grupo de palhaços? Em qual desses grupos a Haas, a equipe mais nova da F1, se enquadra?

Se você não entendeu a pergunta acima, ela foi um trecho de uma ligação telefônica entre o chefe da escuderia, Gunther Steiner, com o dono da esquadra, Gene Haas, durante o GP da Austrália da F1 2018, que viralizou ao ser exibida pela série Drive to Survive, da Netflix.

Na cena, Steiner diz que os integrantes da Haas se sentiam como estrelas do rock na corrida, já que seus pilotos, Kevin Magnussen e Romain Grosjean, estavam lutando pelo pódio, mas terminaram como palhaços, uma vez que os dois precisaram abandonar após problemas nos pit-stops.

Mesmo com as dificuldades em Melbourne, a Haas terminou 2018 com a quinta colocação no Mundial de Construtores, um ótimo resultado levando em conta que a equipe conta com um dos menores orçamentos da F1.

Mas no ano passado a situação desandou, e o time acabou com a nona colocação, na frente apenas da Williams – mostrando que estão bem longe de ser as estrelas do rock que se imaginavam.

Problemas não faltaram. Um deles foi a crise com seu principal patrocinador, a fabricante de energéticos Rich Energy, que anunciou no meio da temporada, pelas redes sociais, que estava rescindindo o contrato. Havia também suspeitas de que a empresa não tinha dinheiro suficiente para pagar o time de F1.

Outra dificuldade da Haas foi a falta de evolução no equipamento. As atualizações trazidas a partir do GP da Espanha não deram certo e fizeram com que a equipe perdesse rendimento nas etapas seguintes. Magnussen e Grosjean até conseguiam ter boas posições de largada, mas eram ultrapassados com facilidade pelos adversários.

A solução, então, foi tirar todas as atualizações de um dos carros para comparar com o outro em busca de encontrar onde estavam os problemas no desenvolvimento.

Mas acidentes frequentes de Grosjean e de Magnussen, como no GP da Inglaterra, quando eles tocaram, atrasaram ainda mais esse plano. Tanto que na segunda parte da temporada o time só pontuou no louco GP da Alemanha, disputado em pista molhada, e com o nono lugar do dinamarquês na Rússia.

Também não ajuda a Haas o fato de seu equipamento ser construído por várias empresas. Por exemplo, a escuderia compra tudo o que o regulamento permite da Ferrari, enquanto chassis e aerodinâmica são feitas pela Dallara. Por o desenvolvimento ser terceirizado acaba atrasando também a correção de falhas.

A crise foi tão grande no fim de 2019 que o chefão Gene Haas já ameaça deixar a F1 caso o desempenho não melhore.

Para não sofrer dos mesmos males neste ano, o time espera que o VF-20, novo carro da Haas para a temporada 2020, não carregue as mesmas falhas do seu antecessor.

Para dar a volta por cima, a inspiração continua sendo a Ferrari, sua parceira técnica.  Três pontos do novo carros da Haas lembram bastante a Ferrari SF90, modelo do ano passado: o bico é muito parecido, em formato de “M” para quem vê de frente; a entrada de ar da tampa do motor está mais estreite e agora é triangular, e há um vão na peça do espelho retrovisor, facilitando a passagem do ar por ela.

Agora, resta ver se essas novidades serão o suficiente para levar Steiner e seus funcionários a se tornarem estrelas do rock.

Por fim, outra mudança que o time teve para 2020 é a confirmação de Pietro Fittipaldi como piloto reserva, agora que ele tem a superlicença.

PONTOS FORTES DA HAAS 2020

Continuidade é muito importante para qualquer equipe de F1, e a Haas vai para o quarto ano consecutivo com Magnussen e Grosjean como dupla titular e para o quinto com a Ferrari como parceira.

É um grupo que sabe como trabalhar junto, já viveu bons momentos e terá condições de dar a volta por cima após um 2019 abaixo do esperado.

PONTOS FRACOS DA HAAS 2020

Ser uma das equipes de menor orçamento da F1 não ajuda, ainda mais que o teto de gastos só entra em vigor para 2021. E Gene Haas ter colocado pressão no time dizendo que pode deixar a principal categoria do automobilismo mundial caso os resultados não melhorem só serve para aumentar ainda mais a tensão.

Haas VF-20, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Haas 2020, VF-20
Novo carro da Haas visto de cima, de volta com o preto, vermelho e cinza tradicionais
Haas VF-20, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Haas 2020, VF-20
O bico em formato de “m” visto de frente e a entrada de ar da tampa do motor em formato triangular do novo carro da Haas foram inspirados na Ferrari SF90, da F1 2019
Haas VF-20, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Haas 2020, VF-20
Com seu novo carro, a Haas seguiu tendência da Red Bull com rake (diferença entre altura em relação do solo da traseira e da dianteira) elevado
Haas VF-20, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Haas 2020, VF-20
Detalhe da barbatana de tubarão e da lateral do vf-20, novo carro da Haas para a temporada 2020 da F1 – fotos do post: haas/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2020:
Ferrari SF1000
Racing Point RP20
Mercedes W11
> Red Bull RB16
> Alfa Romeo C39
> Renault R.S.20
> Williams FW43
> McLaren MCL35
> AlphaTauri AT01