Red Bull RB16, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Red Bull 2020, RB16

Novos carros da F1 2020 – Red Bull RB16

Pilotos da Red Bull na F1 2020:
23 – Alex Albon (TAI)
33 – Max Verstappen (HOL)

A temporada 2020 ainda não começou, mas a Red Bull já conquistou sua primeira. É que em janeiro a equipe austríaca anunciou a renovação de contrato de Max Verstappen, considerado um dos piloto mais talentosos do grid da F1, até o fim de 2023.

Toda a estratégia atual da marca Red Bull na F1 é construída em torno de Verstappen.

Por exemplo, é por ter ele como piloto que a Honda continua na categoria investindo na equipe rubro-taurina. Isso sem falar na multidão que ele leva para cada corrida – chamada de exército laranja. Se o holandês fosse para outro time, seria o caos. Não há um substituto com talento parecido, o que poderia significar até mesmo a saída da fabricante de energéticos da principal categoria do automobilismo mundial.

Com Verstappen assegurado por mais alguns anos, não haverá distração para a Red Bull nesta temporada, que poderá focar em diminuir a diferença para Mercedes e lutar por vitórias e, talvez, pelo título.

A única questão que fica é qual Verstappen vai dar as caras em 2020. Será o que terminou todas as corridas entre o GP da Bélgica de 2018 ao GP da Hungria de 2019 na frente de seu respectivo companheiro de equipe ou será o que desperdiçou bons resultados com erros bobos, como foi em Spa-Francorchamps e no México no ano passado?

Aliás, é justamente pensando nesses dias ruins do holandês que a Red Bull promoveu Alexander Albon para a vaga de segundo piloto em meados da temporada passada.

A equipe estava frustrada com Pierre Gasly, que tinha problemas para terminar as corridas na frente até mesmo de carros de McLaren e Renault, e resolveu substituí-lo pelo tailandês. Em suas poucas corridas, Albon impressionou, fazendo belas ultrapassagens e até lutando para chegar ao pódio em Interlagos, garantindo sua vaga para 2020.

Mas agora ele precisa mostrar mais. Se quiser seguir em uma equipe grande da F1, ele tem que começar a brigar constantemente com Valtteri Bottas, Sebastian Vettel e Charles Leclerc para terminar entre os três primeiros e ajudar sua equipe no Mundial de Construtores. Terminar em sexto, como o último colocado entre as equipes grandes, já não basta.

Para brigar pelos primeiros lugares, a escuderia conta com o RB16, modelo para a temporada 2020 da F1, projetado por Adrian Newey, um dos projetistas de maior sucesso da categoria.

No novo carro, a equipe manteve e filosofia de rake elevado (ter uma altura maior em relação ao solo na traseira que na dianteira) e explorou o desenvolvimento de peças como o bico (foto mais abaixo), agora com diversos dutos. O objetivo desses canais é direcionar o ar para a traseira do carro, aumentando o downforce (e a velocidade) e evitar que ele passe pela suspensão dianteira, por exemplo, onde geraria turbulência.

Outra novidade da Red Bull para este ano é o retorno de Sergio Sette Câmara, que agora atuará como piloto reserva da escuderia. Neste momento, é improvável que ele tenha uma chance de disputar alguma corrida, mesmo que Verstappen ou Albon se lesionem ou fiquem doente, por exemplo, uma vez que Gasly e Daniil Kvyat (a dupla titular da Alpha Tauri, antiga Toro Rosso) estão na frente da fila.

Mas as chances de o brasileiro tomar parte dos treinos de meio de temporada, quando as escuderias são obrigadas a colocar novatos em seus carros, é bastante grande. Além disso, o mercado de pilotos para a F1 2021 deverá ser bem agitado, então Sette Câmara pode descolar uma vaga em algum dos times da fabricante de energéticos.

PONTOS FORTES DA RED BULL 2020

Nessa altura do campeonato, já dá para sabe que o principal destaque da Red Bull é Verstappen. Afinal, estamos falando de um dos melhores pilotos do grid em ultrapassagens, um dos que melhor defende posição, excepcional na chuva e que não costuma comprometer nas classificações.

Além dele, a escuderia também conta com o projetista Adrian Newey, responsável por criar carros vencedores de Williams e McLaren na década de 1990 e da Red Bull, no tetracampeonato de Sebastian Vettel no começo da década.

Fora que a equipe costuma ser muito boa em executar estratégias de corrida. É assim que, mesmo quando não tem o melhor carro, costuma incomodar a Mercedes.

PONTOS FRACOS DA RED BULL 2020

Apesar de ter um orçamento gigante – estimado em US$ 335 milhões -, a escuderia está atrás do que gastam Mercedes e Ferrari (mais de US$ 420 milhões). No fim, pode ser a diferença entre ter um carro campeão em 2020 e, no máximo, lutar por vitórias de vez em quando.

E a pressão em cima de Albon para que consiga bons resultados pode fazer com que o piloto tenha o mesmo destino de Gasly e Kvyat e retorne rapidamente à equipe satélite.

Veja mais fotos do RB16, carro da Red Bull para a temporada 2020 da F1:

Red Bull RB16, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Red Bull 2020, RB16
Novo carro da Red Bull para a disputa da temporada 2020 da F1 – foto: honda/divulgação
Red Bull RB16, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Red Bull 2020, RB16
Lateral do novo carro da Red Bull na F1 2020 – foto: honda/divulgação
Red Bull RB16, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Red Bull 2020, RB16
Detalhe do bico cheio de dutos de ar do RB16, carro da Red Bull para a F1 2020 – foto: honda/divulgação
Red Bull RB16, F1 2020, Formula 1, novos carros da F1 2020, Red Bull 2020, RB16
Repare que tem uma asa saindo dos dois lados do bico do Red Bull RB16 da F1 2020 – foto: honda/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2020:
Ferrari SF1000
Racing Point RP20
> Mercedes W11
> Haas VF-20
> Alfa Romeo C39
> Renault R.S.20
> Williams FW43
> McLaren MCL35
> AlphaTauri AT01

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s