AlphaTauri AT01, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, AlphaTauri, novos carros da F1, AlphaTauri, AT01, Toro Rosso, 2020

Novos carros da F1 2020 – AlphaTauri AT01

Pilotos da AlphaTauri na F1 2020:
10 – Pierre Gasly (FRA)
26 – Daniil Kvyat (RUS)

O nome AlphaTauri é novo na temporada 2020 da F1, mas a equipe, antes conhecida como Toro Rosso, segue com seus velhos problemas.

Um deles é que sua dupla de pilotos, formada por Pierre Gasly e Daniil Kvyat, começa o ano ameaçada, com risco de perder as vagas que ocupa quando a temporada acabar.

Nem mesmo os dois pódios obtidos no ano passado, nos GP da Alemanha e do Brasil, diminuíram a pressão em cima dos dois competidores. Aliás, a equipe mudou de nome em 2020 para promover a marca de roupas da Red Bull, que se chama justamente Alpha Tauri.

São dois os principais motivos para eles correrem risco. O primeiro é que ambos já tiveram uma chance na Red Bull, não foram bem e acabaram rebaixados. O outro é que a fabricante de energéticos tem um monte de jovem pilotos de olho na AlphaTauri para o ano que vem.

O favorito a ficar com uma delas é o estoniano Juri Vips, que vai disputar a F-Regional e a Super Fórmula, do Japão, em 2020 e precisa somar mais 20 pontos para obter a superlicença, documento obrigatório para tomar parte da principal categoria do automobilismo mundial. Outro que pode aparecer é o brasileiro Sergio Sette Câmara, que já tem a superlicença e vai ocupar a função de piloto reserva tanto da Red Bull quanto da AlphaTauri, incluindo viajando para quase todas as etapas da temporada.

Para piorar a situação de Kvyat e de Gasly, é bastante incomum que nomes dispensados pela Red Bull conseguirem seguir carreira na F1. Até hoje, Carlos Sainz Jr foi o único a deixar a Toro Rosso e se manter por muitos anos na principal categoria do automobilismo mundial.

Por outro lado, um bom desempenho em 2020 pode significar portas abertas em outros campeonatos, como a Formula E. Por lá, tanto Jean-Éric Vergne, bicampeão, quanto António Félix da Costa, líder da atual temporada, foram revelados pela Red Bull e não tiveram muitas oportunidades na F1.

Em busca de bons resultados – e quem sabe repetir os pódios de 2019 – Gasly e Kvyat terão um grande desafio pela frente. É que o AT01, novo carro da AlphaTauri para a disputa da temporada da F1, é o primeiro criado na gestão Jody Egginton. Até 2018, o projetista era o britânico James Key, já apontado como sucessor de Adrian Newey na Red Bull, mas que aceitou uma proposta da McLaren.

Mesmo com a mudança de projetista, não é uma surpresa que o AT01 seja uma evolução do carro usado pela Toro Rosso no ano passado, mas com algumas diferenças. A começar pelo bico, ele conta com dois pequenos furos na parte mais escura, que serve para levar o até a parte de cima do carro, no chamado s-duct.

A própria saída do s-duct, o vão localizado na parte branca, próximo ao número, foi totalmente inspirada na Red Bull do ano passado. Além disso, o efeito design de bico se derretendo, usado em 2019, não foi mantido para este ano.

Outras mudanças vieram no sidepod, que agora tem uma entrada de ar menor, uma vez que o motor Honda não pede enormes radiadores para refrigeração. Na lateral do sidepod, a aleta vertical se dobra em 90% e vai até a tampa do motor do carro, uma inspiração na Ferrari. E a equipe de Faenza também foi bastante agressiva na hora de redesenhar os bargeboards, as peças aerodinâmicas que ficam entre a roda dianteira e o sidepod.

Como todas as esquadras, a AlphaTauri tentou encolher ao máximo a traseira, facilitando a passagem do ar para o difusor. Lembrando que o time conta com o mesmo conjunto de motor Honda e caixa de câmbio Red Bull que sua irmã maior.

Assim, resta ver se o time comandado por Egginton será capaz de dar a seus pilotos um equipamento competitivo em 2020.

PONTOS FORTES DA ALPHATAURI 2020 NA F1

A parceria da Red Bull com a Honda tem beneficiado a AlphaTauri. Contando com um motor com as mesmas especificações do time principal, a escuderia italiana conquistou dois pódios no ano passado e chegou a ameaçar a Renault, com todo o dinheiro da montadora, na luta pelo quinto lugar no Mundial de Construtores.

PONTOS FRACOS DA ALPHATAURI 2020

Apesar dos investimentos da Honda, a AlphaTauri é uma das equipes com menos dinheiro na F1. Segundo o site RaceFans, o orçamento do time na temporada passada foi de 155 milhões de dólares, somente cinco milhões a mais que Haas e Williams, as esquadras com menos recursos do grid.

Além disso, continuidade também costuma ser um problema por lá. Desde 2013, quando contava com Daniel Ricciardo e Jean-Éric Vergne, o time não tem a mesma dupla por dois anos consecutivos, o que acaba prejudicando no desenvolvimento.

foto do topo: red bull/divulgação

AlphaTauri AT01, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, AlphaTauri, novos carros da F1, AlphaTauri, AT01, Toro Rosso, 2020
Traseira do novo carro da AlphaTauri para a disputa da temporada 2020 da F1 – foto: red bull/divulgação
AlphaTauri AT01, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, AlphaTauri, novos carros da F1, AlphaTauri, AT01, Toro Rosso, 2020
Nas cores branco e azul, a AlphaTauri apresentou o AT01, seu carro para a disputa da temporada 2020 da F1 – foto: honda/divulgação
AlphaTauri AT01, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, AlphaTauri, novos carros da F1, AlphaTauri, AT01, Toro Rosso, 2020
Lateral do novo carro da AlphaTauri mostra que filosofia da Red Bull de ter uma traseira mais alta que a dianteira não foi seguida tão à risca – foto: red bull/divulgação
AlphaTauri AT01, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, AlphaTauri, novos carros da F1, AlphaTauri, AT01, Toro Rosso, 2020
AT01, novo carro da AlphaTauri para a F1 2020, indo à pista – foto: honda/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2020:
Ferrari SF1000
Racing Point RP20
Mercedes W11
Red Bull RB16
Haas VF-20
Alfa Romeo C39
Renault R.S.20
Williams FW43
> McLaren MCL35

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s