Renault R.S.20, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, Renault, novos carros da F1, Renault R.S.20, 2020

Novos carros da F1 2020 – Renault R.S.20

Pilotos da Renault na F1 2020:
3 – Daniel Ricciardo (AUS)
31 – Esteban Ocon (FRA)

A temporada 2019 da F1 foi um balde de água fria nas ambições da Renault. Enquanto a expectativa do time era se aproximar das três equipes maiores, principalmente após a contratação de Daniel Ricciardo, a realidade foi cair para o quinto lugar no Mundial de Construtores, sendo superada também pela McLaren.

Pior ainda é o fato de a McLaren usar motores fornecidos pela própria Renault, mostrando que o problema, de fato, era o carro da marca francesa.

A prisão – e posterior fuga – do antigo CEO da montadora, Carlos Ghosn, do Japão, também não ajudou a manter o foco na F1.

Para 2020, a fabricante francesa continua apostando em aumentar os investimentos na principal categoria do automobilismo mundial como uma forma de tentar melhorar seus resultados.

Em primeiro lugar, o time decidiu não renovar com Nico Hulkenberg para trazer Esteban Ocon, que ficou sem espaço na Mercedes.

Depois, a montadora foi atrás de reforçar sua parte técnica, contratando o veterano engenheiro Pat Fry, um dos responsáveis pelo carro da McLaren que terminou em quarto lugar em 2019, e o aerodinamicista Dirk de Beer, que fez carreira na Ferrari.

Por fim, a marca investiu no desenvolvimento de seu motor para 2020, buscando aumentar a confiabilidade do equipamento (uma das maiores críticas feitas a ele).

Falando do carro em si, o R.S.20, que será usado pela Renault na F1 2020, trouxe novidades bem visíveis. Uma delas é um bico totalmente reformulado em relação ao do ano passado.

Se em 2019 o equipamento tinha uma peça retangular e com um apêndice na frente, dessa vez o carro tem um bico em formato oval, muito mais estreito que o do ano passado e com bordas similares às da Mercedes, que servem para direcionar o fluxo de ar para os bargeboards (as peças que ficam na lateral do carro, antes do sidepod).

Ainda na parte dianteira, outra novidade são duas pequenas asas na altura do número.

Se de um lado a montadora francesa está tentando evoluir, do outro ela já sabe que terá desafios enormes nos próximos meses.

O maior de todos será a permanência de Ricciardo. O contrato do australiano termina no fim deste ano, e ele é especulado em diversas equipes, como Ferrari e McLaren. Para a Renault, é importante que a renovação seja acertada o quanto antes para não tirar o foco das pistas.

Outro problema é que a partir de 2021 a McLaren passará a usar motores da Mercedes, e a Renault não terá nenhuma equipe cliente. Ou seja, além de ser menos dinheiro chegando à sede de Viry Chatillon, também é menos desenvolvimento do propulsar. Quer dizer, se a marca francesa cometer algum erro não vai ter ninguém para sugerir outro caminho antes que seja tarde demais.

PONTOS FORTES DA RENAULT 2020

Quando a Renault retornou à F1, ela se comprometeu a investir 1 bilhão de dólares em dez anos. A ideia era que o dinheiro viesse de forma escalonada. Menos no começo, quando ainda era preciso arrumar a casa, e mais no fim, quando já estivesse em condições de lutar pelo título.

E ter dinheiro é sempre um ponto forte para qualquer equipe. Mas a Renault admite que está atrasada no planejamento e esperava estar mais perto da luta por vitórias neste momento.

PONTOS FRACOS DA RENAULT 2020

Continuidade é sempre um ponto forte de qualquer time no automobilismo, mas é o que a Renault não vem tendo. Desde que a montadora retornou à F1 em 2016, jamais manteve a mesma dupla por dois anos consecutivos.

Mudar tanto assim indica que parte da culpa pela falta de resultados é colocada em seus pilotos. A novidade para 2020 é a chegada de Ocon, que substitui Hulkenberg, recordista de GPs disputados sem chegar ao pódio.

Outro ponto negativo para a montadora é o isolamento. Depois de brigar com a Red Bull e ver a McLaren assinar com a Mercedes para 2021, ela perdeu todas as equipes clientes que tinha. As consequências? Além de não ter mais um parâmetro para comparar seus resultados, também estará mais pressionada para andar bem.

Veja abaixo mais fotos do novo carro da Renault para a disputa da temporada 2020 da F1:

Renault R.S.20, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, Renault, novos carros da F1, Renault R.S.20, 2020
No R.S.20, novo carro da Renault para a temporada 2020 da F1, dá para perceber novidades como o bico mais arrendondado, similar ao da Mercedes, e as asas próxima ao número
Renault R.S.20, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, Renault, novos carros da F1, Renault R.S.20, 2020
Vista lateral do R.S.20, novo carro da Renault para a disputa da temporada 2020 da F1
Renault R.S.20, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, Renault, novos carros da F1, Renault R.S.20, 2020
Lateral do R.S.20, novo carro da Renault para a F1 2020, mostra um rake não tão elevado quanto do ano passado
Renault R.S.20, F1 2020, Fórmula 1, novos carros da F1 2020, Renault, novos carros da F1, Renault R.S.20, 2020
Renault R.S.20, novo carro da montadora para a F1 2020, visto de cima – fotos do post: renault/divulgação

Abaixo você pode clicar nos links em azul para ver sobre os novos carros da F1 2020:
Ferrari SF1000
Racing Point RP20
Mercedes W11
Red Bull RB16
Haas VF-20
> Alfa Romeo C39
> Williams FW43
> McLaren MCL35
AlphaTauri AT01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s