
Continuando as apresentações dos novos carros para a temporada 2012 da F1, nesta sexta-feira, dia 3, Ferrari e Force India foram lançaram os seus modelos. Enquanto o carro da equipe italiana tem um visual, digamos, curioso, o indiano até agradou os fãs, mesmo com o chamado nariz de ornitorrinco.
Antes de comentar sobre esses dois carros, um detalhe curioso. A primeira notícia do dia sobre a F1 foi a renovação de contrato de Narain Karthikeyan com a HRT. Essa foi uma tática brilhante do assessor da equipe espanhola. O cidadão deve ter pensado: “eu vou soltar a notícia, todo mundo vai ficar chocado, mas aí a Ferrari lança o carro dela e ninguém mais fala em Karthikeyan”. Parece que deu certo. A contratação de Narain repercutiria muito mais em um dia sem grandes notícias.
Indianos à parte, a Ferrari também causou nesta sexta. A nova F2012 cumpriu todas as expectativas de ser uma máquina revolucionária em relação às antecessoras.
Para facilitar falar sobre o novo carro da Ferrari de 2012, imagine um corte na metade dele, na região onde fica o piloto. Assim, em uma parte ficando o bico e o início do moncoque, enquanto na outra contendo o motor, sidepods, asa traseira e etc.
Na parte da frente, o carro da Ferrari é bizarro. A equipe optou por linhas retas em todos os lugares, o que deixou o degrau no bico ainda mais desagradável. A estratégia da Ferrari foi manter a parte da frente o mais alto possível, ficando no limite do regulamento, por isso o degrau é tão íngreme. Assim, foi criado um grande quadrado entre o bico a asa dianteira, para que o ar possa fluir melhor para o resto do equipamento. Para completar o sistema, as suspensões são em pullrod, que foram justificadas pela equipe com um ganho aerodinâmico.

Se a metade da frente da Ferrari não agradou, a segunda parte é reconhecidamente sensacional. As principais artimanhas estão em dois lugares: no escapamento e na entrada de ar localizada na tampa do motor. Falando sobre essa entrada incomum, ao que tudo indica serve como refrigeração para a nova caixa de câmbio.
Os escapamentos, por sua vez, ainda devem sofrer alterações, já que o regulamento não permite que apontem para baixo. Apesar disso, eles surgem no final do sidepod e são apontados para o chamado ‘brake duct’, que é um duto localizado atrás da roda traseira, que recolhe o ar quente e leva para o difusor, aumentando a downforce.
Mesmo com o carro da Ferrari devidamente apresentado, ainda há algumas perguntas que não puderam ser respondidas. Por exemplo, como a equipe resolveu o problema de gerar temperatura nos pneus Pirelli? Ou então, com tantas inovações o carro pode ter problemas de confiabilidade? São respostas que veremos a partir dos testes da semana que vem.

A outra equipe a ter apresentado o carro nesta sexta-feira foi a Force India. Ao contrário da Ferrari, os indianos foram mais conservadores na construção do VJM05.
Começando pelo bico de ornitorrinco, o degrau é bem mais suave que o da equipe de Maranello. Um detalhe interessante é ver a curvatura. O da Ferrari é completamente reto, enquanto o indiano é em uma espécie de “V”.
A aerodinâmica do VJM05 também é bastante limpa, como a da McLaren. O carro tem uma parte traseira bem pequena, conforme a chamada ‘garrafa de coca cola’. Além de melhorar o desempenho, o objetivo é fazer com que o ar flua melhor e alcance o difusor, já que há bastante espaço livre na parte traseira.
Os escapamentos da Force India são os mais escondidos até agora e estão direcionados para a asa traseira para – é, adivinhou – aumentar a downforce. Como o objetivo da equipe indiana é brigar pela quinta colocação no Mundial de Construtores, parece que a escolha foi uma abordagem conservadora para evitar começar o ano muito atrás de Sauber e Renault, como aconteceu em 2011.
Há um último elemento em relação à Force India que chama a atenção: a falta de patrocinadores que não sejam empresas de Vijay Mallya ou a investidora Sahara. É algo bastante curioso, na realidade, levando em conta que o time terá Paul Di Resta e Nico Hulkenberg como titulares, além de Jules Bianchi como reserva. Uma escalação bastante promissora. Assim, de onde vem o dinheiro? Da Mercedes e, em menor parte, da Ferrari.
Para ver a apresentação do carro da Caterham para a F1 2012 basta clicar aqui. E para ver a apresentação do MP4/27, o novo carro da McLaren para a F1 2012, basta clicar aqui. Agora, se você estiver procurando sobre o novo carro da Red Bull é só clicar aqui. A Lotus está aqui. Para encerrar as equipes grandes, clique aqui para ver a nova Mercedes.Por fim, Williams, Sauber e Toro Rosso estão aqui, enquanto as sempre atrasadas Marussia e HRT estão aqui.
Caramba, os projetos de um carro de F1 são dos mais bem guardados do planeta, certo?!?!
Então, alguém me diga: Como pode todos esses prjetistas terem a mesma idéia, ao mesmo tempo?!?!
Sai pra lá com esse tipo de coisa.
Esses são seguramente os carros mais feios da história do automobilismo mundial.
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Não é tão difícil, Marcelo.
O regulamento da F1 não dá muitas brechas para que os projetistas possam criar algo surpreendente, então as mudanças são feitas nos mesmos lugares, por isso os carros são tão parecidos.
Imagino que você esteja falando dos degraus no bico. É por conta do regulamento. A FIA determinou que a altura máxima do monocoque agora é de 62,5 cm, mas o bico não pode ultrapassar 55 cm. Então a maioria das equipes optou por fazer um desnível no carro. Menos a McLaren, cujo próprio monocoque já mede 55 cm.
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Poxa vida Felipe, só espero que durante essa temporada as equipes encontrem outra saída pra estar dentro desse regulamento.
Esses são os carros mais feios de todos os tempos na F1.
E o pior aconteceu com a formula Indy, onde conseguiram deixar os carros desse ano ainda mais feios que os dos anos anteriores.
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Esses carros da F1 estão cada vez mais feios, parecem que foram feitos na mesma fabrica e muda so a pintura por causa dos patrocinadores, até a baixadinha em cima do capo e igual, diferentes dos antigos que eram mais incorpados e tinha que ter braço pra pilotar
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A foto comparativa entre o carro da Mclaren e a Ferrari é muito elucidativa.
Tomara que a Mclaren ganhe o campeonato de lavada, seja a maior surra da história, assim em 2013 não teremos essas aberrações a nos amedontrar.
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Curioso ver que Force India tem um patrocínio em português no sidepod: Aethra Sistemas Automotivos.
Essa empresa é brasileira?
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Me chamou a atenção també, juro que não tinha visto seu comentário.
É uma empresa brasileira sim, veja só: http://www.aethra.com.br/
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Eles são um patrocinador pessoal do Jules Bianchi, ao menos desde 2008, quando o francês estreou na F3 Euro.

Mesmo com a temporada ‘ruim’ na GP2, Bianchi ainda é um piloto valorizado e é da Ferrari, então me parece um marketing acertado. Não sei se Bianchi tem parente ou algo do tipo na Aethra.
Tava pensando aqui, aliás, não parece mais tão estranho o Bianchi ter vindo ao Desafio das Estrelas do Felipe Massa. Quer dizer, eles são companheiros na Ferrari, mas não dúvido que tenha havido um lobby do patrocinador, ou para que o francês recebesse o convite, ou para que ele aceitasse.
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Felipe, pelo que vejo você conhece bastante de F-1, você acha que o Bruno Senna vai conseguir trazer a Willians, não digo de volta ao topo, mas a ser respeitada novamente pelos adversários? E quanto ao Massa? Será que ele supera fantasma do Alonso esse ano, e será que o acidente comprometeu seus reflexos? Abraços ae, aguardo resposta!!!
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Olha só os “pequenos” clientes dela, kkkkkkkk, orgulho de ser brasileiro nessas horas!! http://www.aethra.com.br/src/intra/share/ClassStyle/temas/portal2/clientes.php
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