Novos carros da F1 2012 – Caterham CT-01

Caterham CT-01 F1 2012
O carro da Caterham na F1 2012 tem um 'belo' degrau no bico de ornitorrinco. Ainda assim, é um carro bastante previsível e pouco inovador

A Caterham, antiga Lotus, segue inovando no quesito apresentar carros de F1. Em 2011, a equipe havia feito uma revista virtual para o lançamento do novo modelo. Além do equipamento, a publicação tinha entrevistas com os pilotos – Jarno Trulli e Heikki Kovalainen – além de membros e integrantes da equipe.

Dessa vez, eles apenas mandaram fotos de um modelo 3D do novo carro para uma revista já existente. Era para que a divulgação fosse feita apenas na quinta-feira, dia 26, mas as imagens vazaram – prêmio WikiLeaks parte 2 – um dia antes. A equipe também divulgou uma entrevista com o chefão Tony Fernandes.

Chamado de CT-01, o primeiro carro da Caterham e o terceiro da dinastia de Fernandes na F1 seguiu algumas previsões sobre a construção do novo carro.

Caterham CT-01 F1 2012
Seria o novo carro da Caterham um Red Bull de 2011 pintado de verde? Nessa imagem fica claro o formato da garrafa de coca cola

Para começar, a estranha parte da frente. Bom, essa coisa já está sendo chamada de bico de ornitorrinco devido ao formato gordo e que se afina de repente, similar ao do bizarro monstro alienígena mamífero australiano

Mas há uma explicação para esse formato. O regulamento da F1 em 2012 introduziu uma regra que reduziu a altura máxima do bico para 55 cm. Apesar disso, o monocoque continua com a altura de 62,5 cm, então a tendência do degrau – ou do bico de ornitorrinco – deve continuar nos próximos carros a serem apresentados.

Outra mudança significativa começa na região dos sidepods e segue até a traseira do carro. Aqui fica claro a influência da parceria com a Red Bull, que vai fornecer a caixa de câmbio e o Kers. O CT-01 tem o sidepod mais contido – a exemplo do RB7 – e uma traseira mais fina, no melhor estilo clássico da garrafa de coca-cola. O objetivo, claro, é compensar o fim do difusor aquecido e manter o fluxo de ar para a traseira do carro.

Para finalizar, a suspensão traseira também é similar à usada pela Red Bull em 2011. O carro ainda tem alguns detalhes na região do cockpit, que servem tanto para a distribuição de peso quanto para a refrigeração do carro.

Antes de mais nada, o CT-01 deve ser melhor que o antecessor por contar com o Kers, algo que o carro antigo não tinha. No entanto, ainda há detalhes não revelados sobre o equipamento. A posição do escapamento não pôde ser vista e as asas utilizadas ainda são as de 2011. Possivelmente, algo que novo poderá ser visto já no primeiro treino coletivo.

O objetivo da Caterham é pontuar em 2012, mas essa será uma tarefa bastante difícil.  As quatro grandes equipes, além da Lotus, Toro Rosso e Force India vão brigar pelos dez postos na zona de pontos. Para o time anglo-malaio, a princípio, o importante será estar na hora certa e no lugar certo para avançar posições em caso de problemas com os rivais.

Para ver a apresentação do MP4/27, o novo carro da McLaren para a F1 2012, basta clicar aqui. E para ver sobre os carros da Ferrari e da Force India na F1 2012 é só clicar aqui. Agora, se você estiver procurando sobre o novo carro da Red Bull é só clicar aqui. A Lotus está aqui. Para encerrar as equipes grandes, clique aqui para ver a nova Mercedes. Por fim, Williams, Sauber e Toro Rosso estão aqui, enquanto as sempre atrasadas Marussia e HRT estão aqui.

Um comentário sobre “Novos carros da F1 2012 – Caterham CT-01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s