Se em 1º de janeiro de 2010, quando eu criei o World of Motorsport, alguém me dissesse que este blog iria completar nove anos de idade, minha resposta ia ser: “como assim só nove? Tinha certeza que ia durar bem mais.”

Depois de todo esse tempo, eu já descobri que não é muito fácil ter um site com postagens quase diárias e exclusivas sobre o automobilismo. Primeiro que o esporte a motor não vive seus melhores dias, com queda global de audiência e dificuldade para atrair novos seguidores.

E, segundo, que as outras coisas da vida acabam tomando bastante tempo. Desde o começo, nunca quis monetizar este blog – escrevo porque quero e não para ganhar mais meio centavo de cada anúncio do Google a cada acesso de vocês. Mas aí o lado negativo é publicar aqui nem sempre é a prioridade.

Mas tenho buscado manter o World of Motorsport o mais atualizado possível. Tão atualizado quanto quem entre aqui para acompanhar os horários, resultados e programação de TV e internet a cada fim de semana na Agenda da velocidade. Em 2018, a seção semanal teve recordes de acesso e foi muito acima de qualquer expectativa que eu tivesse.

Esses dias, eu fui dar uma olhada nos dados da audiência dela e vi que as categorias de base onde tinham pilotos brasileiros lutando por bons resultados é que eram as mais acessadas. Talvez seja um reflexo da falta de representantes do país na F1 ou dos que estão na Indy – Tony Kanaan, Matheus Leist e, em 2018, Pietro Fittipaldi – não terem um equipamento competitivo.

Nessas horas, é comum olhar para as categorias menores em busca de alguma esperança de dias melhores.

No mundo da F1, Sergio Sette Câmara, novo reserva da McLaren, vai se firmando como sucessor de Felipe Massa. Ele ainda precisa somar 30 pontos da superlicença, o que equivale terminar entre os quatro primeiros da F2, campeonato que ele voltará a disputar neste ano.

Nos degraus mais abaixo, Caio Collet é apontado como principal nome do país e tem a carreira gerida por Nicolas Todt, o mesmo empresário de Massa, Charles Leclerc, Daniil Kvyat, entre outros competidores. E, no kartismo, Gabriel Bortoleto vem subindo ao pódio com frequência nas principais competições internacionais. Uma hora um deles deve chegar à F1 e fazer o Brasil voltar a ter um representante no grid.

Talvez a pergunta, agora, seja “mas vai dar tempo?”

Tempo de os danos feitos ao esporte a motor no país não chegarem a um ponto de serem irreversíveis. Vimos o autódromo de Brasília ser destruído e parar de receber corridas, Curitiba começar a ir pelo mesmo caminho, e Interlagos lidar constantemente com o risco de virar um enorme condomínio.

Ao mesmo tempo, a F3 Brasil nem sequer foi disputada em 2018, mesmo após duas tentativas de revivê-la, enquanto certames como F-Academy enfrentaram grids enxutos e poucos pilotos interessados.

Fora que profissionais ligados ao esporte a motor foram demitidos de alguns dos principais veículos de imprensa do país.

O risco é esses de tudo isso se transformar em uma bola de neve e não dar tempo de revelar novos Sette Câmaras, Collets e Bortoletos nem para F1, nem para os demais campeonatos do mundo.

Ou seja, os próximos meses devem ser bastante importantes para o automobilismo brasileiro, e você pode acompanhar aqui no World of Motorsport todo o desenrolar desses episódios.

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