Infelizmente, o automobilismo não é um dos esportes que perceberam a oportunidade de ter algum evento nos feriados de Natal e de Ano Novo. Enquanto há partidas de futebol, futebol americano e basquete, entre outras modalidades, neste período festivo – e recebendo bastante atenção, já que há não muita coisa acontecendo -, quase não há nenhuma corrida.

E se não há carros na pista, não tem Agenda da velocidade. Ou quase isso. Como esse fim de semana está mais tranquilo no esporte a motor, é uma boa oportunidade para fazer uma breve retrospectiva e colocar aqui algumas curiosidades sobre a popular seção semanal do World of Motorsport em 2018.

Veja abaixo cinco curiosidades sobre a Agenda da velocidade nesses 12 meses:

1) A RECORDISTA DE AUDIÊNCIA

Qual foi o principal fim de semana do ano para os leitores deste blog? O que teve o GP de Mônaco, Indy 500 e 600 Milhas da Nascar? Ou o com GP de Macau de F3 e GP do Brasil de F1?

Na Agenda de velocidade não foi nenhum deles. A de maior audiência foi a 19, em maio, que teve quatro dias de carros na pista, graças aos treinos da Indy e de suas categorias de acesso no misto de Indianápolis, além dos certames preliminares das 24 Horas de Nurburgring. Aquele fim de semana ainda teve brasileiros promissores competindo, como Enzo Fittipaldi, Gianluca Petecof e Caio Collet.

Menção honrosa para a 30, em julho, novamente com quatro dias de esporte a motor, devido às 24 Horas de Spa-Francorchamps e também ao retorno de Pietro Fittipaldi, na etapa de Mid-Ohio da Indy, após o grave acidente sofrido por ele no começo do ano no WEC.

2) A QUE NINGUÉM LIGOU

Provavelmente será esta daqui… mas desconsiderando este post, a 3, em janeiro, é que ficou para escanteio. Apesar de ter marcado a estreia de David Schumacher (filho de Ralf Schumacher) nos monopostos, por ter sido um fim de semana sem brasileiros competindo – mas com F4 dos Emirados Árabes e Toyota Racing Series, ninguém quis saber dela.

3) O CAMPEONATO PREFERIDO

Além de trazer todos os horários das principais categorias do esporte a motor e onde assisti-las nos fins de semana, as Agenda da velocidade são atualizadas com os resultados de cada sessão de pista. Ou seja, se você quiser saber, por exemplo, quem foi o 13º colocado no grid de largada 2 do DTM em Zandvoort, essa pergunta foi respondida. Bastava clicar no respectivo post para conferir o desempenho dos pilotos e ver quem abriu a sétima fila do grid de largada na Holanda.

E qual campeonato teve mais cliques? O recordista foi a F4 Alemã, onde Fittipaldi e Petecof correram. A segunda posição ficou com a F4 Italiana. Não por coincidência, esses dois pilotos brasileiros também tomaram parte dela. E o neto de Emerson, inclusive, foi o campeão.  Aliás, esse é outro motivo para a agenda 19 ter sido a mais popular neste ano,

No ranking dos cinco torneios preferidos em termos de cliques ainda apareceram Euroformula Open, F4 USA e F4 Francesa. Certames que tiveram a presença de Felipe Drugovich, Dudu Barrichello e Caio Collet, respectivamente, entre outros representantes do país.

4) O RESULTADO MAIS PROCURADO

Ok, já falamos de campeonatos, mas e qual foi o link – a sessão de pista – que teve mais acessos? Foi a corrida 1 da F4 Alemã, em Hockenheimring, como preliminar do GP da F1. Boa parte dos leitores do World of Motorsport, em julho, soube que o dinamarquês Frederik Vesti venceu no traçado germânico, seguido pelo companheiro de equipe, o neozelandês Liam Lawson. Fittipaldi foi o quarto e Petecof, o sexto.

Por algum motivo, ainda houve bastante interesse no primeiro treino livre da F4 USA no VIR, em abril, com o também dinamarquês Christian Rasmussen terminando na frente. Vendo esses dados, talvez eu devesse considerar abrir uma versão em dinamarquês do World of Motorsport… Já a vitória do belga Ugo de Wilde na abertura da F4 Francesa, em Nogaro, em março, também foi bastante clicada.

Nesta conta não entra os links para as tabelas de pontos dos campeonatos após cada etapa. Como muitos deles usa o mesmo endereço, atualizado após os fins de semana, naturalmente essas URLs são as mais clicadas na soma final.

5) AGENDA DO FIM DE SEMANA

Você achou que não ia ter Agenda da velocidade neste fim de semana? Tem até um meme que completa essa frase…

E você já sabe, mas não custa lembrar: conforme as sessões do fim de semana forem acontecendo, eu vou atualizar este post com os resultados. Daí é só você voltar ao World of Motorsport, clicar nos links na cor azul ali embaixo e saber de tudo o que aconteceu, além de conferir como ficaram os campeonatos. Vale aqui o horário de verão de Brasília.

Sexta-feira, 21 de dezembro:
16h00 – 500 Km de São Paulo – Interlagos – grid de largada

Sábado, 22 de dezembro:
16h00 – 500 Km de São Paulo – corrida