Foto Lynk & Co WTCR

Quem é a Lynk & Co do WTCR 2019?

Você já ouviu falar em Lynk & Co? Pode parecer nome de banco ou de escritório de advocacia, mas essa é a mais nova montadora do WTCR, cuja temporada 2019 começa neste fim de semana no Marrocos.

Para falar a verdade, a fabricante chinesa não é recém-chegada apenas ao automobilismo. Sua história como um todo é bem recente. Ela foi fundada em 2016 logo após o grupo Geely, ao qual pertence, ter adquirido a Volvo. O plano era que seus carros servissem como um degrau intermediário entre os veículos da própria Geely – um pouco mais populares – e os da Volvo – destinados a pessoas com maior poder aquisitivo.

Se voltarmos um pouco no tempo, a Volvo foi a campeã da última temporada da história do WTCC, em 2017, quando um regulamento chamado TC1 estava em vigor. Para 2018, WTCC e TCR se fundiram, dando origem ao WTCR. Como a marca sueca tinha trabalhado no desenvolvimento do carro TC1 até garantir matematicamente o título, ela não fabricou a tempo um modelo TCR para usar no ano passado.

A solução foi a Volvo tirar um 2018 sabático e trabalhar no desenvolvimento do seu equipamento para o WTCR. Só que em vez de usar um dos modelos suecos, a Geely preferiu aproveitar a estreia no certame para divulgar o mundo sua marca mais recente.

E quais são as chances de a Lynk & Co, uma fabricante praticamente desconhecida, se dar bem no WTCR 2019? Altíssimas! Veja abaixo todos os motivos para considerá-la uma das favoritas ao título deste ano.

Os segredos da Lynk & Co no WTCR 2019

1) O desenvolvimento do modelo Lynk & Co 03 TCR foi feito pela Cyan Racing, escuderia sueca que conquistou o título do WTCC em 2017 com a Volvo;

2) Quem também participou da fabricação do carro foi a RML, equipe que dominou o WTCC, com a Chevrolet, no começo da década. Em 2011 e 2012, o time disputou 48 corridas e venceu 41;

3) Thed Bjork, campeão do WTCC em 2017 pela Volvo foi, mais do que esperado, contratado pela marca;

4) Yvan Muller, vice-campeão do WTCR no ano passado, também;

5) Andy Priaulx, tricampeão do WTCC de 2005 a 2007, é outro que correrá pela Lynk & Co;

6) Priaulx terá um dos maiores especialistas em carros TCR como engenheiro: Charles Hodge. Ele era o responsável pelo equipamento de Stefano Comino no título de 2016;

7) Outro engenheiro que chegou foi Kevin Berry, campeão do BTCC no ano passado trabalhando junto com o piloto Colin Turkington;

8) Apesar de a Cyan não ter competido em 2018, a equipe dava apoio técnico para o time de Yvan Muller, que inscrevia carros da Hyundai, considerado o melhor equipamento TCR. Ou seja, a Lynk & Co teve praticamente um ano para descobrir os segredos da fabricante sul-coreana e aplicá-los em seu carro.

Não é coincidência, portanto, que a expectativa é vermos os pilotos de Lynk & Co e Hyundai lutando pelo título em 2019. Curiosamente, são marcas com pouquíssima tradição no automobilismo e que estão, ao menos na teoria, levando a melhor contra gigantes como Volkswagen e Honda.

Augusto Farfus no WTCR 2019

Lembrando que Augusto Farfus vai correr pela Hyundai neste ano. Ele dividirá a marca sul-coreana com o atual campeão do WTCR, Gabriele Tarquini, além de Nicky Catsburg e Norbert Michelisz.

Como o brasileiro estava no DTM desde 2012, essa temporada deve servir como adaptação para ele ao WTCR. Por isso, espere primeiro vê-lo lutando por pódios e vitórias nas corridas com o grid invertido e, mais para o fim do ano, também nas provas principais de cada fim de semana.

Você pode clicar aqui para ver o grid completo do WTCR 2019. E clicar aqui para ver os resultados completos da rodada de abertura da categoria.

Imagem WTCR 2019
A Lynk & Co vai correr no WTCR 2019 contra montadoras maiores como Volkswagen e Seat -foto: cyan racing/divulgação

 

Anúncios

2 comentários sobre “Quem é a Lynk & Co do WTCR 2019?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s