Caio Collet, Caio Collet 2019, F-Renault Eurocup, Formula Renault, treinos coletivos, R-Ace

Treinos da F-Renault Eurocup 2019 em Barcelona

Já está quase tudo pronto para o começo da temporada 2019 da F-Renault Eurocup. Com a presença dos brasileiros Caio Collet e João Vieira, as equipes da categoria se reuniram nesta terça e quarta-feira, em Barcelona, para os dois últimos dias de treinos coletivos.

E quem levou a melhor foi Victor Martins, piloto júnior da Renault, que marcou 1min41s544, na tarde de terça, quebrando o recorde da pista da categoria.

Em 2019, o jovem francês vai para sua segunda temporada no certame. Não dá para dizer que ele foi mal no ano passado. Mesmo sendo um novato, terminou na quinta colocação na tabela de pontos, tendo conquistado duas vitórias.

O problema para ele é que Christian Lundgaard, também integrante do programa da montadora francesa e estreante no certame, foi o grande destaque de 2018, ficando com o vice-campeonato. O título só escapou do dinamarquês por causa de dois abandonos na penúltima rodada, em Hockenheimring.

Como Lundgaard subiu para a F3, Martins assumiu a vaga que era do dinamarquês na equipe MP e o posto de favorito ao título de 2019

Um de seus principais adversários deverá ser seu companheiro de equipe Lorenzo Colombo, o segundo mais rápido em Barcelona. Enquanto Martins registrou seu melhor tempo na tarde de terça, a maior parte do grid andou mais rápido na manhã desta quarta – quando a pista estava mais emborrachada e antes de a chuva chegar-, como foi o caso do italiano, que ficou a 0s217 do adversário.

Colombo é outro que retorna à categoria após se destacar como novato no ano passado. Em 2018, ele andou pela JD, que não está entre as maiores escuderias do torneio.

Também do programa júnior da Renault, Caio Collet terminou com a terceira colocação, 0s417 atrás do líder.

Caio Collet na F-Renault Eurocup 2019

Por um lado, nesta temporada, o brasileiro terá a desvantagem de ser um estreante e enfrentar adversários mais experientes. Por outro, como o campeonato tem um novo equipamento – sendo uma F3 na prática -, e todos começam quase do zero, diminuindo a vantagem de quem já tinha corrido na F-Renault em 2018.

Collet, aliás,  assumiu a vaga na equipe R-Ace, que era de Martins na temporada passada. Essa é uma das melhores escuderias do grid, e todos os seus pilotos ganharam ao menos uma prova em 2018. A expectativa, portanto, é que o brasileiro possa repetir esse resultado.

A partir do brasileiro, a classificação em Barcelona foi muito parelha. Apenas 0s8 separaram Collet de Leonardo Lorandi, o 20º colocado na soma dos tempos.

Voltando ao topo da tabela, Kush Maini foi uma das surpresas dos testes ao ficar com a quarta colocação. O irmão menor do ex-F2 Arjun Maini veio da F3 Inglesa, onde terminou em terceiro em 2018, mas em um grid mais fraco que os de outros campeonatos. Antes, ele fez duas temporadas de F4 sem impressionar.

Companheiro de Collet na R-Ace, Oscar Piastri foi o quinto, menos de 0s1 atrás do brasileiro. O australiano é mais um que retorna ao certame para uma segunda campanha.

Petr Ptacek, rival de Gianluca Petecof na F4 Italiana 2018, colocou a estreante esquadra Bhaitech em sexto, enquanto o venezuelano Sebastian Fernandez foi o sétimo.

Fernandez, no entanto, não deve fazer a temporada completa da F-Renault. Ele também vai tomar parte da F3 em 2019 e, quando houver choque de datas, priorizará o certame preliminar da F1.

No terceiro carro da R-Ace, Alexander Smolyar foi o oitavo. O russo esteve entre os mais rápidos nas outras sessões de treinos coletivos, em Paul Ricard e em Magny-Cours, mas não conseguiu repetir o bom desempenho nesta semana na Espanha.

Veterano da F-Renault, indo para sua terceira temporada completa, Frank Bird foi o nono. Para quem reconheceu o sobrenome, o britânico é filho de Paul Bird, ex-dono de equipe na MotoGP.

Ugo de Wilde, que foi um dos principais rivais de Collet na campanha do título do brasileiro na F4 Francesa em 2018, completou o grupo dos dez primeiros, correndo pela JD.

Quem também participou dos treinos pela equipe italiana foi João Vieira, piloto do Tocantins que praticamente ficou afastado das pistas nos dois últimos anos por falta de patrocínio. No começo da década, ele era considerado um dos brasileiros mais talentosos do kartismo e chegou ter a carreira gerenciada por Giancarlo Minardi, ex-dirigente na F1.

Vieira, no entanto, ainda não se adaptou ao equipamento da F-Renault e ficou com o 21º tempo entre os 22 que treinaram.

Um último detalhe curioso da semana em Barcelona foi a ausência de David Vidales, uma das estrelas do kartismo. O espanhol já foi apresentado como piloto da equipe de Fernando Alonso – a FA by Drivex -, mas até agora ele não foi anunciado em nenhuma categoria.

Havia uma expectativa de que ele fosse correr na F-Renault, já que testou pelo certame no fim do ano passado, mas os times podem alinhar no máximo três carros nesse campeonato, e a FA by Drivex já tem seu trio. Ou seja, segue o mistério de onde Vidales vai competir.

Pilotos e equipes agora têm pouco tempo de descanso e preparação, já que a rodada de abertura da temporada 2019 da F-Renault Eurocup está marcada para os dias 13 e 14 de abril, em Monza.

Você pode clicar aqui para ver os resultados de cada sessão de pista da F-Renault em Barcelona, assim como os das principais categorias do esporte a motor no fim de semana.

E abaixo confira a soma dos tempos das atividades em Barcelona:

Caio Collet, Caio Collet 2019, F-Renault Eurocup, Formula Renault, Victor Martins, João Vieira, treinos coletivos, Barcelona

Caio Collet, Caio Collet 2019, F-Renault Eurocup, Formula Renault, treinos coletivos, R-Ace
Carro de Caio Collet para a temporada 2019 da F-Renault Eurocup – fotos do post: dutch photo agency/fgcom/divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s