A Nova Ferrari para a F1 2015
A Nova Ferrari para a F1 2015

A temporada 2014 não foi particularmente boa para a Ferrari. Afinal, pela primeira vez desde 1993, a tradicional escuderia não conseguiu vencer uma corrida. Para tentar recuperar o caminho das glórias, o time italiano apresentou nesta sexta-feira, dia 30, a Ferrari SF 15-T, o carro para a temporada 2015 da F1.

Essa é a primeira máquina da equipe de Maranello concebida totalmente pelo engenheiro James Allison, que ficou conhecido por criar as Lotus vitoriosas de Kimi Raikkonen e Romain Grosjean há alguns anos.

No entanto, apesar de Allison ser um especialista na aerodinâmica, as principais mudanças na nova Ferrari estão na unidade de potência, uma vez que o sistema usado ano passado era maior e menos eficiente que os das outras montadoras e ainda tinha um problema na recuperação de energia do turbo, o que atrapalhava principalmente no ritmo de corrida.

Para 2015, as equipes puderam descobrir melhor como funcionam os motores. Assim, a Ferrari trabalhou para criar uma unidade de potência mais similar à da Mercedes e tentar deixar o carro rápido tanto nos treinos quanto nas corridas.

Como consequência do novo desenho do sistema que integra o motor, Allison pôde criar sidepods mais compactos na parte traseira, ainda que eles sejam maiores no geral. Com isso, a SF 15-T será capaz de gerar mais downforce na parte de trás, levando também em conta a nova aerodinâmica da lateral do carro e da asa traseira, completamente reformulada com relação ao ano passado. Ressaltando que nas fotos desta sexta, o difusor estava encoberto.

A nova frente é mais complexa e aerodinâmica, graças a Allison - comparação feita pelo site circusf1.com
A nova frente é mais complexa e aerodinâmica, graças a Allison – montagem feita pelo site circusf1.com

Do outro lado do carro, a Ferrari optou por um bico mais longo e baixo, terminando bem depois da asa dianteira, o que beneficia a aerodinâmica, marca registrada do novo projetista, comoo deu para perceber. Esse é o mesmo caminho adotado pela McLaren, por exemplo, mas muito diferente do que Williams e Mercedes já mostraram para 2015.

Ainda falando na parte da frente, a Ferrari manteve o apêndice da câmera colado no bico, embora sem o mesmo ângulo arrojado que a Mercedes. A equipe também continuou com a suspensão dianteira em pull-rod.

Por fim, o chefe de equipe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, chamou o novo modelo de sexy. E ele deve ter alguma razão. A sabedoria popular diz que carro bonito é aquele que ganha corridas, e o dirigente tem expectativas não muito altas para 2015, tendo afirmado que espera duas vitórias no campeonato. Não é muito, mas parece uma expectativa alcançável para quem tem Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen como pilotos.

A traseira mais compacta da Ferrari de 2015 também carrega o logo da Alfa Romeo
A traseira mais compacta também carrega o logo da Alfa Romeo

Você pode clicar nos links abaixo, em laranja, para ver as os segredos dos outros carros da temporada 2015 da F1:
29/1 – McLaren MP4-30
30/1 – Sauber C34
31/1 – Toro Rosso STR10
1º/2 – Mercedes W06
1º/2 – Red Bull e Williams
2/2 – Lotus

Publicidade