Novos carros da F1 2015 – Sauber C34

A Sauber jogará com o uniforme 2 da seleção brasileira em 2015 Saber C34 F1 2015
A Sauber jogará com o uniforme 2 da seleção brasileira na F1 2015

O início da temporada 2015 da F1 representa um novo começo para a Sauber. Após o péssimo último ano, quando sequer pontuou, o time suíço aposta em Felipe Nasr e Marcus Ericsson – e principalmente no dinheiro trazido por eles – para superar a crise financeira e voltar a ser competitivo.

Para isso, o diretor-técnico Eric Gandelin identificou três pontos que precisaram ser corrigidos: o desempenho nas curvas de baixa, a estabilidade nas frenagens e a necessidade de diminuição do peso do conjunto.

Só que a falta de dinheiro foi um problema constante. Sem muitos recursos para desenvolver o novo Sauber C34, a estratégia aplicada pelo time suíço foi usar tudo o que aprendeu na temporada passada e tentar corrigir os problemas, ao invés de tentar desenvolver soluções radicais e inovadoras.

Detalhe do novo bico da Sauber de 2015
Detalhe do novo bico da Sauber de 2015

Para começar, o bico lembra bastante o usado por algumas equipes no ano passado, que tinha aquele dedo avantajado na frente. Como esse foi um dos problemas encontrados pela Sauber em 2014, desta vez ela optou por algo conservador, com a estrutura inferior sendo mais baixa e também mais densa, terminando após a asa dianteira.

Assim, a escuderia não só conseguiu ser aprovada nos crash-test, mas também conta com uma peça na teoria aerodinamicamente eficiente, ao mesmo tempo mais barata.

Como o bico e a asa dianteira determinam como o ar passa pelo resto do carro – consequentemente toda a aerodinâmica do conjunto – a Sauber preferiu não inventar nessa hora. O novo desenho da roda e as modificações na construção da suspensão dianteira, que continua push-rod, ressaltam o apelo por aerodinâmica e estabilidade.

O sistema de refrigeração do C34 também é novo. A equipe suíça posicionou os radiadores de forma horizontal, permitindo que os sidepods ficassem menores. Dessa forma, a parte traseira do carro também ficou mais curta, melhorando tanto a passagem do ar quanto o arrasto.

O time ainda conta com duas entradas de ar na tampa do motor, mas que só serão usadas dependendo das exigências das pistas. O último detalhe é a asa traseira, que inclui um novo suporte melhor desenhado, na altura do escapamento, que serve para direcionar o caminho dos gases expelidos.

A frente da Sauber para a F1 2015
A frente da Sauber para a F1 2015

Apesar das várias novidades, a Sauber afirmou que nem todos os componentes de 2015 estão no C34. Como o time teve o desenvolvimento atrapalhado pela falta de dinheiro, diversas peças só deverão estar prontas para a abertura do campeonato ou ainda mais tarde.

Mas como o desempenho na pista é o que vale, está na hora de a escuderia de Monisha Kaltenborn deixar o drama e a crise para trás e focar no ano que começa.

Você pode clicar nos links abaixo, em laranja, para ver as os segredos dos outros carros da temporada 2015 da F1:
29/1 – McLaren MP4-30
30/1 – Ferrari SF 15-T
31/1 – Toro Rosso STR10
1º/2 – Mercedes W06
1º/2 – Red Bull e Williams
2/2 – Lotus

Anúncios

Um comentário sobre “Novos carros da F1 2015 – Sauber C34

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s