Novos carros da F1 2015 – McLaren MP4-30

A nova McLaren é mais do que uma evolução do carro de 2014
A nova McLaren é mais do que uma evolução do carro de 2014

Com os treinos da pré-temporada já começando neste domingo, a McLaren foi a primeira equipe da F1 a apresentar oficialmente o carro de 2015, sem fazer uso de modelagens 3D, nesta quinta-feira, dia 29.

O novo McLaren MP4-30 marca o retorno da parceria com a Honda após 23 anos, algo considerado fundamental para o sucesso da equipe de Woking. Naquela época, Ayrton Senna já dizia que era impossível ser campeão do mundo sem ser o time de fábrica de alguma montadora, algo que a esquadra de Ron Dennis deixou de ter desde que a Mercedes passou a inscrever a própria equipe.

Por causa do novo vínculo com a Honda, a expectativa era ver o novo bólido com um layout diferente em 2015, mas ao menos por enquanto isso não vai acontecer. O esquema de pintura divulgado nesta quinta é muito similar ao dos últimos anos, principalmente com os da época da West como patrocinadora.

Mas como layout não ganha corrida, vamos ao que interessa, os segredos do novo carro.

O novo carro tem sidepods mais curtos e bico longo
O novo carro tem sidepods mais curtos e bico longo

Para 2015, a McLaren contou com a volta do aerodinamicista Peter Prodromou, que estava na Red Bull. O engenheiro passou a trabalhar na nova máquina no fim do ano passado e já começou a implementar a filosofia de construir um carro mais fácil de guiar ao invés de tentar buscar os limites.

Para começar, o MP4-30 tem um bico um pouco diferente do usado no ano passado. É longo, fino e reto, terminando à frente da asa dianteira, sem aquele dedo fálico. É o contrário da nova Williams, por exemplo, cujo bico fica montado justamente no comecinho da asa. Ainda falando na parte dianteira da McLaren, o apêndice da câmera preso à lateral do bico foi inspirado na Mercedes de 2014.

A entrada de ar no topo do santantonio mais uma vez vem dividida em duas partes, sendo que uma está ligada ao compressor do turbo. Os sidepods, por outro lado, foram redesenhados e estão menores, pois as equipes agora entenderam melhor como funciona a refrigeração dos novos motores.

Com isso, a McLaren pôde deixar a parte lateral do carro mais curta com relação ao ano passado, o que favorece a passagem do ar para a traseira. Além disso, ela também está com um acabamento melhor trabalhado e mais agressivo.

Detalhe do sidepod e da traseira sem monkey seat
Detalhe da parte de trás do sidepod e da traseira sem monkey seat

Neste primeiro momento, a equipe inglesa ainda trouxe uma suspensão traseira convencional, sem o chamado ‘cogumelo’. A asa traseira também não tem o suporte com o difusor – o ‘monkey seat’ – sendo que essas peças devem aparecer somente nos testes em Jerez.

Por fim, a equipe novamente tem um serrilhado na parte de cima da asa traseira, que serve para manter o ar colado no colado no carro, enquanto ele passa pelo DRS.

Ainda que a McLaren tenha trazido soluções conservadoras – como o bico – para o carro de 2015, o grande trunfo da equipe está na parte que ainda não dá para ver, debaixo do chassi. O time britânico não escondeu a satisfação com o MP4-30 ser um carro fácil de montar, o que permitiu economizar espaço interno e focar no desempenho.

Se essa carta na manga e o motor Honda serão o suficiente para levar Fernando Alonso e Jenson Button ao caminho das vitórias, ainda está cedo para saber. Mas é muito difícil que o time repita o pífio desempenho das últimas duas temporadas.

Você pode clicar nos links abaixo, em laranja, para ver as os segredos dos outros carros da temporada 2015 da F1
30/1 – Ferrari SF 15-T
30/1 – Sauber C34
31/1 – Toro Rosso STR10
1º/2 – Mercedes W06
1º/2 – Red Bull e Williams
2/2 – Lotus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s