Novos carros da F1 2015 – Mercedes W06

A Mercedes W06 para a F1 2015
A Mercedes W06 para a F1 2015

Depois de dominar a última temporada da F1, a Mercedes teve um inverno cheio em Brackley. De olho em manter a primeira colocação, o time criou o W06, carro para a disputa do campeonato de 2015, com diversas novidades.

A escolha do projetista Paddy Lowe foi inovar em praticamente todas as áreas, embora as escolhas feitas pelo engenheiro, na maior parte das vezes, serem um evolução do W05, ao invés de apostar em novidades vindas do zero, algo natural após um desempenho tão assombroso no campeonato passado.

O bico, porém, é completamente novo com relação a 2014, uma vez que o novo regulamento para a parte dianteira do carro impediu que a Mercedes mantivesse o mesmo conceito. Assim, a montadora criou uma peça muito curta, terminando no começo da asa dianteira e indo na contramão da maior parte das equipes, que optou por um componente muito mais longo.

O bico da equipe alemã ainda tem uma largura menor que o das adversárias. Por um lado, com essa escolha, o ar que vai para a parte debaixo do carro é menor. Por outro, a escuderia conseguiu passar pelos crash-tests mesmo com uma estrutura menor.

A Mercedes optou pelo bico curto para a F1 2015
A Mercedes optou pelo bico curto para a F1 2015

Ainda na parte da frente do carro, a Mercedes manteve a suspensão push-rod, mas a modificou para diminuir o centro de gravidade do conjunto, o que beneficia a aerodinâmica. Já o suporte inferior da suspensão foi curvado para parecer um aerofólio, fazendo do uso do ar vindo da asa.

A atual campeã também trouxe modificações na entrada de ar acima da tampa do motor. Ao contrário do ano passado, o W06 não tem mais as orelhas próximas ao santântonio para auxiliar na refrigeração. Dessa vez apenas a entrada principal é dividida em duas, assim como em diversos outros carros, sendo que a parte de baixo vai para o compressor do turbo, enquanto a de cima serve para resfriar a eletrônica e os demais componentes.

Por fim, os sidepods são ainda mais curtos que os do ano passado, melhorando a passagem do ar para a traseira e para o difusor. Na parte de cima do sidepod, há uma estrutura horizontal, formando uma espécie de ponte, também para efeitos aerodinâmicos.

Detalhe da traseira da Mercedes de 2015
Detalhe da traseira da Mercedes de 2015

Apesar dessas mudanças visíveis, Lowe garante que a principal evolução da Mercedes para 2015 é o motor. O dirigente disse que a montadora conseguiu melhorar o que já era bom, e algumas estimativas apontam que terá 50HP a mais.

Se isso se confirmar, é capaz que a temporada 2015 da F1 seja marcada por mais um duelo particular entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, com as demais equipes fazendo apenas figuração.

Você pode clicar nos links abaixo, em laranja, para ver as os segredos dos outros carros da temporada 2015 da F1:
29/1 – McLaren MP4-30
30/1 – Ferrari SF 15-T
30/1 – Sauber C34
31/1 – Toro Rosso STR 10
1º/2 – Red Bull e Williams
2/2 – Lotus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s