5 jovens promessas para ficar de olho em 2014

Toneladas de jovens pilotos esperam impressionar em 2014
Toneladas de jovens pilotos esperam impressionar em 2014

Todos os anos eu coloco aqui no World of Motorsport cinco jovens pilotos em que devemos ficar de olho na próxima temporada. Não é exatamente apontar os favoritos a cada campeonato, mas, sim, falar quem tem chances de aproveitar os próximos 12 meses para dar um passo à frente na carreira e se colocar na mira das equipes da F1 e das demais categorias top do automobilismo mundial.

Claro que nem sempre isso dá certo. Por ser um exercício muito grande de futurologia, não dá para prever exatamente o que vai acontecer no novo ano, mas a média tem sido boa. Em 2012, por exemplo, eu disse que Felipe Fraga, Marvin Kirchhöfer e Pascal Wehrlein seriam alguns destaques deste ano e, de formas diferentes, acertei.

Mas também apontei Beitske Visser, Nyck de Vries e Felix Serralles – sendo que o último ainda sofreu com uma lesão – era personagens, o que não deu certo.

Além dessa dificuldade de escolher quem vai brilhar, dessa vez encontrei um problema um pouco diferente na hora de formar a lista. Não há muitos jovens pilotos que devam ter em 2014 a grande chance da carreira. Como os últimos campeonatos foram vencidos pelos favoritos, as revelações tiveram menos espaço.

Por exemplo, um novato de destaque neste ano foi Stoffel Vandoorne, vice-campeão da World Series by Renault. Mas por que eu colocaria o belga como futura promessa do esporte se ele já tem contrato com a McLaren e há dois anos já é uma realidade? O mesmo eu posso dizer de Raffaele Marciello, vencedor da F3 Europeia, e Antonio Fuoco, ambos da Academia da Ferrari.

Assim, indo um pouco mais fundo em quem pode realmente aproveitar 2014 para brilhar, vamos à lista:

AUTO - WSR BARCELONA TESTS 10/2013

5) Max Verstappen

Filho do ex-piloto de F1 Jos Verstappen, Max foi o nome dominante no kartismo nas duas últimas temporadas. Não é exagero dizer que ele ganhou tudo o que disputou, menos o mundial deste ano, quando foi envolvido em um acidente na última bateria.

De qualquer forma, isso ainda é um ponto positivo para o holandês, já que nenhum campeão mundial de kart até hoje conseguiu repetir o sucesso na F1. Ou seja, ele conseguiu evitar a maldição, agora só precisa acelerar e trabalhar duro para conseguir uma chance na principal categoria do automobilismo mundial.

O primeiro passo será dado em 2014. Max ainda não decidiu se vai disputar a F-Renault Eurocup ou a F3, mas a tendência é que ele fique na primeira. Tendo se destacado em praticamente todos os treinos das pós-temporada, não será surpresa se o holandês for rápido desde o começo do campeonato.

No entanto, levando em conta a competitividade da F-Renault nos últimos anos, Verstappen não deve ter vida fácil, ainda mais sendo um novato. Acredito que dificilmente o garoto será campeão logo na estreia, mas com um currículo tão vencedor até agora ele é certamente alguém em que devemos prestar atenção.

Ben Barnicoat

4) Ben Barnicoat

O jovem piloto da McLaren é mais um, assim como Verstappen, que está deixando o kartismo para trás e fazendo a transição para os monopostos em 2014. Por causa disso, talvez você esteja se perguntando por que Barnicoat ganhou uma posição maior no ranking se o colega holandês foi praticamente imbatível até agora na carreira.

Há uma resposta para isso. Enquanto Max terá que enfrentar um grid supercompetitivo na F-Renault Eurocup, o britânico escolheu disputar o campeonato Norte-Europeu (NEC) da modalidade pela equipe Fortec.

Na esquadra de Richard Dutton, além de enfrentar um grid não tão fortalecido, Barnicoat terá à disposição o mesmo equipamento que levou os compatriotas Jake Dennis e Matt Parry ao título da categoria nos dois últimos campeonatos. Embora Ben seja o menos experiente do trio, ele tem todas as condições de repetir o feito.

Aliás, para diminuir o problema da falta de experiência, o garoto da McLaren também vai competir nas etapas da F-Renault Alps que não tiverem conflito de datas com a NEC.

Antonio Giovinazzi

3) Antonio Giovinazzi

Levando em conta o desempenho do italiano, dá até para esquecer que 2013 foi o segundo ano dele nos monopostos. Giovinazzi surgiu em 2012, quando venceu a F-Pilota China, um campeonato disputado apenas no país asiático. Embora tenha se destacado por lá, faltava ele se mostrar na Europa, contra os principais pilotos do mundo.

A primeira experiência veio ainda em 2012, quando venceu duas das três corridas da etapa da Monza da F-Abarth. Satisfeito com o bom desempenho, o piloto acabou acertando a transferência para a F3 na última temporada, competido tanto na Inglesa quanto na Europeia pela Double R.

No certame continental, ele não foi bem. Marcou apenas 31 pontos, sendo que a maioria veio na última etapa. Já no campeonato inglês o rendimento foi melhor. Giovinazzi venceu duas vezes e terminou com o vice, sendo superado apenas por Jordan King.

Apostando no bom momento vivido desde as últimas etapas da F3 Europeia, o italiano espera que em 2014 possa se firmar como um dos principais nomes da modalidade. Para isso, ele vai contar com toda a experiência da Carlin. No entanto, a concorrência dentro do time inglês será grande. Ele terá que enfrentar não só King, em um segundo ano no time, mas também Tom Blomqvist, que agora tem o mesmo empresário que o italiano.

Alex Baron

2) Alex Baron

É bastante curioso ver o que aconteceu com Alex Baron nos últimos 12 meses. Campeão da F4 Francesa de forma dominante no ano passado, com nove vitórias em 14 corridas, o garoto chamou a atenção de Nicolas Todt, o mesmo empresário de Felipe Massa, Pastor Maldonado e Jules Bianchi.

Só que esse casamento durou pouco tempo. Como Baron teve problemas de adaptação à F-Renault Europeia, ele acabou sendo dispensado pelo empresário francês e viu a carreira ameaçada, mesmo mal a tendo começado. A solução? Deixar o mau momento para trás e competir nos Estados Unidos.

Pela Afterburn, o garoto correu como convidado nas duas últimas etapas da USF2000. Foram duas vitórias, duas voltas mais rápidas, uma pole e um terceiro lugar. Com um desempenho tão bom mesmo por um time mediano, nada mais justo que o francês ser apontado como um dos favoritos para 2014, certo?

Seria, caso ele acertasse para competir na USF2000. Mas o rendimento foi tão bom , que ele já assinou com a Belardi para disputar a Indy Lights. Juntos, já lideraram os treinos coletivos em Barber.

Assim como escrevi lá em cima no Verstappen, dificilmente Baron será campeão em 2014, não só pela falta de experiência, mas também porque os carros da Sam Schmidt e da Andretti são mais rápidos. De qualquer forma, de todo o grid, certamente é dele quem vamos ouvir no futuro.

FIA Formula 3 European Championship, round 10, race 3, Hockenheim (D)

1)      Lucas Auer

O sobrinho de Gerhard Berger ainda não conseguiu se firmar no automobilismo europeu. Reconhecidamente rápido, o austríaco até hoje só tem um título na carreira, quando disputou a Copa JK (ex-F-BMW do Pacífico) em 2011. Depois disso, passou pela F3 Alemã e pela F3 Europeia, sempre conquistando vitórias, mas ficando longe da luta pelo título.

Mas essa situação deve mudar em 2014. Com a graduação de Raffaele Marciello e Felix Rosenqvist, além da ida de Alex Lynn para a GP3, o austríaco é o favorito absoluto ao título. Isso sem falar que ele trocou a Prema, atual tricampeã do certame, para competir pela Mücke, onde terá atenção exclusiva da escuderia na tentativa de desbancar o time italiano.

Se Auer conseguir transformar a velocidade que tem em consistência, então não terá problemas para seguir o caminho tio e entrar na mira das equipes da F1.

Anúncios

4 comentários sobre “5 jovens promessas para ficar de olho em 2014

  1. Giacomelli, com relação à F3 EURO, pelo andar da carruagem, pode colocar também nesta briga o Felipe Guimarães!… Isto se confirmando, vai ser um campeonato imperdível…!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s