As vitórias do Brasil em 2013

Bruno Bonifácio foi o brasileiro com mais vitórias no exterior em 2013
Bruno Bonifácio foi o brasileiro com mais vitórias no exterior em 2013

Todos os anos eu coloco aqui no World of Motorsport um levantamento das vitórias dos brasileiros no automobilismo nos últimos 12 meses. Não deixa de ser uma retrospectiva de tudo o que aconteceu no ano, embora não traga todos os detalhes, mas há sempre algumas informações curiosas.

Em 2013 não foi diferente. Neste ano, houve o ressurgimento de alguns brasileiros que andavam meio longe das primeiras colocações nas principais categorias do automobilismo mundial. Um bom exemplo é Christian Fittipaldi. Depois de disputar campeonatos como a Copa Fiat e a Stock Car aqui no Brasil, o paulista voltou aos Estados Unidos e disputou o título da Grand-Am até a última etapa, com direito a duas vitórias durante a campanha.

Outro que voltou ao rol dos vencedores foi Bruno Senna. Após não conseguir se firmar na F1, o sobrinho do tricampeão assinou com a Aston Martin para competir no Mundial de Endurance (WEC), e a adaptação foi imediata. Competindo tanto na divisão GTE Pro quanto na GTE Am (essa apenas em Fuji), o brasileiro conquistou três vitórias em oito etapas.

No entanto, apesar do bom momento dos veteranos, os maiores vencedores em 2013 vieram da nova geração. Em um ano sem muitas conquistas dos brasileiros nos principais campeonatos do automobilismo mundial, coube a Bruno Bonifácio terminar a corrida dos vencedores na frente, com cinco triunfos.

O paulista obteve duas vitórias no começo do ano, na Toyota Racing Series, e depois obteve mais três na F-Renault Alps. Apesar disso, ele ficou longe do título em ambas as categorias e deve fazer mais uma no de F-Renault, em 2014, para se preparar melhor para os próximos passos da carreira.

Internacional:
Yago Cesário 7 7x Skip Barber Summer
Bruno Bonifácio 5 3x F-Renault ALPS 2x TRS
Felipe Guimarães 4 2x F3 Inglesa 2x F3 Brazil Open
Artur Fortunato 4 F3 Sudam Light 4x
Victor Corrêa 4 Radical Euro Masters 4x
Augusto Farfus 3 3x DTM
Rafael Suzuki 3 3x GT Open
Bruno Senna 3 WEC (2x GTE Pro e 1x GTE Am)
Ítalo Leão 3 3x Skip Barber Summer
Bruno Junqueira 2 ALMS Lime Rock ALMS Road America
Christian Fittipaldi 2 Grand-Am Mid-Ohio Grand-Am Watkins Glen
Roberto Lorena 2 Club Racing 2x
Yuri Cesário 2 2x Skip Barber Summer
Cesar Ramos 1 BES Monza
Tony Kanaan 1 Indy 500
Helio Castroneves 1 Indy Texas
Luiz Razia 1 GT Open Nürburgring
JP de Oliveira 1 SuperGT Sepang
Antonio Pizzonia 1 WEC Silverstone LMP2
Danilo Estrela 1 USF2000 Toronto 2
Pietro Fittipaldi 1 F4 Inglesa Brands Hatch
Lukas Moraes 1 F-Abarth Adria 2
Pipo Derani 1 TRS Teretonga 2
Ricardo Landucci 1 F3 Sudam Light
Adriano Medeiros ? F-Ford Classic
A Rossi/A Cipriani ? FARA
TOTAL: 55
Felipe Guimarães no alto do pódio, algo que se repetiu 17 vezes neste ano
Felipe Guimarães no alto do pódio, algo que se repetiu 17 vezes

Felipe Guimarães, por sua vez, apareceu na segunda colocação, com quatro triunfos internacionais. O piloto radicado em Brasília venceu duas vezes na F3 Inglesa, com direito a uma ultrapassagem incrível na última volta em Nürburgring em Spike Goddard, e outras duas no F3 Brazil Open, em janeiro.

Como a competição em Interlagos teve uma boa presença de estrangeiros no grid, os dois triunfos de Guimarães contam para o automobilismo internacional. Já as 13 na F3 Sudamericana, não. Uma vez que só brasileiros disputaram a divisão principal da competição, ficam como triunfos domésticos.

Ainda assim, as 13 vitórias de Guimarães na F3 Sudam o tornam o maior vencedor no Brasil em 2013. Marcelo Hahn, campeão do GT, ficou em segundo, com nove conquistas. Mesmo tendo unificado os títulos do Brasileiro de Marcas e da Stock Car, Ricardo Maurício foi apenas o sexto piloto que mais triunfou no país, com cinco vezes chegando na frente. É a prova de que regularidade também é importante.

Para encerrar, dois avisos importantes. A lista deste ano, infelizmente, está incompleta. A Skip Barber, a FARA e a F-Ford Classic não disponibilizam nos sites oficiais o resultados de cada corrida do ano, o que torna impossível contabilizar os triunfos de Yago e Yuri Cesário, Ítalo Leão, Adriano Medeiros e Adolpho Rossi/Aline Cipriani.

Como Yago, Medeiros e Rossi foram campeões das suas categorias, muito provavelmente o número de vitórias dos brasileiros em 2013 tenha sido maior que 43. Por isso, se alguém souber quantas vezes e em que pistas eles venceram, eu acrescento aqui.

P.S.: A tabela já foi atualizada com os resultados da Skip Barber.

O segundo aviso é que é impossível acompanhar todos os pilotos brasileiros no mundo. Evidentemente, em algum momento vai faltar alguém. Caso eu tenha esquecido você ou seu piloto favorito, juro que não foi nada pessoal. Só me avise nos comentários que eu corrijo a lista.

Nacional
Felipe Guimarães 13 13x F3 Sudam
Marcelo Hahn 9 9x SudAm GT
Allam Khodair 8 8x SudAm GT
Daniel Serra 6 3x SudAm GT 3x Stock Car
Ricardo Rosset 6 6x Porsche
Ricardo Maurício 5 4x BR de Marcas Stock Car
Constantino JR 5 5x Porsche
Felipe Fraga 4 4x BR de Turismo
Chico Longo 3 3x SudAm GT
Marcos Gomes 3 SudAm GT 2x Stock Car
Marco Cozzi 3 3x BR de Turismo
Ricardo Zonta 3 2x BR de Marcas Stock Car
Felipe Gama 3 3x BR de Marcas
Ricardo Baptista 3 3x Porsche

10 comentários sobre “As vitórias do Brasil em 2013

  1. Yago- pistas: 1xVIR 2xNOLA motorsports park 1xPBIR 2x CMP 1x Mid-Ohio
    Yuri- pistas: 1xNOLA 1x CMP
    Ítalo- pistas: 1x VIR 1xNOLA 1x Lime Rock

    Curtir

  2. “O sobrinho do tricampeão assinou com a Aston Martin para competir no Mundial de Endurance (WEC), e a adaptação foi imediata.”

    Bruno Senna fez em 2013 aquilo que faria na F1 se fosse bem aproveitado. Nos GTs ele nao tinha experiencia e foi o que se viu, imagine-se como seria entrando em 2009 com um carro competitivo, apos um ano em que acumulou grande experiencia nos formulas, fazendo quase 30 corridas! Pior do que o Damon Hill nao seria, de certeza! Estava no melhor da sua forma, muito motivado, a confiança no auge, e entraria com um carro ganhador. Alem disso tinha so 25 anos enquanto agora ja tem 30. Mesmo assim vulgarizou o Kobayashi, conseguindo vitorias e poles com a vice-campea Aston Martin enquanto o japones nada conseguiu com a campea Ferrari AF Corse. Enfim, nao restam mais duvidas de que passou ao lado de uma carreira brilhante por ter chegado a F1 na hora errada, ao apanhar a saida da Honda e o fim dos testes. Foi isso que mudou o rumo da sua carreira. A partir dessa altura foi quase sempre a descer e claro que com tanto tempo perdido acabou por nao conseguir firmar-se na categoria maxima.

    Curtir

  3. Caro Felipe,
    Infelizmente você esqueceu do único brasileiro a conquistar um título na Europa em 2013 e que certamente figura entre os três principais vencedores do ano.
    Trata-se do mineiro Victor Corrêa, vencedor de quatro corridas (Algarve/Portugal, Spa/Bélgica, Monza/Itália e Barcelona/Espanha), seis pole positions, quatro voltas mais rápidas, além de quatro segundos, um terceiro, um quarto lugares e dois abandonos nas 12 provas da temporada do Radical Masters Euroseries, com o biposto Radical SR8, de 420 cavalos de potência e apenas 680 kg, relação peso-potência próxima à de um monoposto de categoria top e que atinge 290 km/h.

    1abraço e Feliz 2014.
    OTAZÚ

    Curtir

  4. Ol, *Giacomelli* !

    Muito legais estes dois ltimos posts…!!

    Com relao ao penltimo, gostaria de lhe sugerir uma matria sobre os pilotos que temos hoje na rota da F1, como, por exemplo, Nasr, Negro e Guimares, entre outros, assim como suas reais possibilidades e desafios como os rivais, patrocinadores, etc…!

    Em especial, quanto ao Felipe Guimares, gostaria de ver sua opinio sobre as possibilidades deste que hoje um dos maiores talentos que temos… Ele quer andar na WSR, mas se no tiver apoio suficiente, pode ser que faa a F3 Europia, incluindo Macau; para em 2014 trabalhar forte, juntamente com o Emerson Fittipaldi, e tentar levantar o apoio da Globo e seus parceiros ou at mesmo do Carlos Slim Jr., afim de buscar se promover GP2 em 2015…

    Mais uma vez, parabns pelas excelentes matrias deste ano!

    Pra voc um 2014 de muita sade, paz e grandes matrias!!

    Grande abrao,

    *Marco Antnio Rodrigues da Cunha Jr.* Braslia – DF

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s