O novo carro da Nascar, chamado de Next Gen, só vai estrear em 2022, mas já se envolveu em uma enorme polêmica.

Um boato surgiu no Reddit (um famoso fórum da internet/rede social), dizendo que a Nascar realizou um crash test do novo Next Gen em Talladega na última semana. E o resultado seria que, caso o veículo estivesse sendo guiado por um piloto de carne e osso, ele teria morrido na batida.

Em Talladega, o equipamento estava sendo “pilotado” por um dummy, aqueles bonecos de testes amarelos, muito comuns em avaliações como essa.

Ainda segundo os usuários do Reddit, o problema seria que o novo carro da Nascar seria muito rígido, não amassaria em um acidente. Dessa maneira, ele não absorveria o choque do impacto, que acabaria sendo todo transferido para o piloto, um problema gravíssimo de segurança.

Nem tudo o que é publicado na internet é verdade. Qualquer pessoa pode acessar o Reddit e afirmar que é um insider da Nascar ou que esteve presente no teste em Talladega.

Recentemente, um perfil no Twitter foi desmascarado ao se passar por um repórter cheio de fontes na F1. Entre os boatos que esse usuário tirou da própria cabeça estavam a ida de Pierre Gasly para a Alpine (Esteban Ocon acabou renovando pouco tempo depois) e a mudança de nome de uma equipe para 2022 (a Alfa Romeo pode deixar o campeonato, e o time voltaria a se chamar Sauber, mas a tendência é que tudo continue como está).

Esses rumores chegaram a viralizar, mas perderam força depois que o usuário admitiu que não tinha fonte nenhuma e estava apenas fingindo no Twitter.

As investigações sobre o novo carro da Nascar

Mas como o velho ditado já diz: onde há fumaça, há fogo. Assim que o boato do Reddit foi ganhando maiores proporções, a Nascar soltou um comunicado às equipes dizendo que está recolhendo os dados do teste de Talladega e vai enviá-los a especialistas independentes (que não são funcionários da categoria) para analisá-los. Depois, divulgará o que foi descoberto.

A Nascar não confirmou nem negou o “acidente fatal”. Disse que o resultado da batida é comparável a outros acidentes que já aconteceram em Talladega e que o dummy “funcionou corretamente”.

Cabe agora à organização da categoria dar mais detalhes sobre o episódio, principalmente aos pilotos e equipes, que acabam sendo os maiores interessados na polêmica, e também esclarecer se o novo carro realmente é mais perigoso.

Enquanto isso, o Reddit continua sendo uma boa fonte de informação para fãs da Nascar (e de outros campeonatos), até mesmo pela presença de pessoas que trabalham ou convivem com quem está na categoria nesses fóruns. Mas para quem vive do automobilismo, sejam jornalistas ou os próprios pilotos, o site precisa ser um ponto de partida: um boato que precisa ser investigado e, consequentemente, desmentido ou confirmado. Não uma verdade por si só.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Nascar em Atlanta, assim como os das principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

foto do topo: ford/divulgação

O Chevrolet Camaro na nova versão do carro da Nascar, que estreia em 2022 – foto: chevy/divulgação