38

Max Verstappen estreou na F1 com o número 38...
Max Verstappen estreou na F1 com o número 38…

O GP do Japão pode ter marcado uma passagem de bastão na F1. Enquanto Sebastian Vettel comunicava à cúpula da Red Bull que vai pilotar pela Ferrari no ano que vem, os rubro-taurinos avaliavam o desempenho de Max Verstappen, que estreara no carro deste ano da Toro Rosso durante o primeiro treino livre em Suzuka.

É claro que ainda é muito cedo para dizer o que o holandês poderá alcançar na F1. Como o próprio pai Jos sentiu na pele, ter potencial não é certeza de uma carreira longeva e vitoriosa na categoria.

Mas, no que depender da numerologia, a família Verstappen pode ficar animada. É que Max estreou em Suzuka competindo com o número 38 no carro, curiosamente o mesmo algarismo usado por Vettel no debute na categoria em 2006.

Naquela temporada, o alemão assumiu o carro reserva da BMW Sauber a partir do GP da Turquia, quando Robert Kubica foi alçado à vaga de titular. Assim, o piloto guiou o número 38 nos treinos livres das cinco ultimas etapas, sendo inclusive o mais veloz em algumas oportunidades.

... o mesmo 38 de Sebastian Vettel na BMW Sauber
… o mesmo 38 de Sebastian Vettel na BMW Sauber

Vettel seguiu na função em 2007, estreando de fato na F1 no GP dos EUA, substituindo Kubica, que havia se acidentado na etapa anterior. Antes do fim da temporada, o alemão assumiu a vaga de Scott Speed na Toro Rosso. Após um ano em Faenza, ele ganhou o posto de titular da Red Bull, para quem se sagrou tetracampeão. Como consequencia, usou o número 1 nas ultimas quatro temporadas. Aliás, você pode clicar aqui para relembrar todos os números do germânico na F1.

Verstappen, por sua vez, também não deve ficar muito tempo com o 38. O garoto nunca escondeu que deseja andar com o 30, por causa da data de aniversário (30 de setembro). Ele só não pôde usar esse numeral em 2014, porque Charles Pic já o escolheu. Como o francês não está garantido como reserva da Lotus no ano que vem (nem em outra equipe) o 30 pode voltar a ficar livre.

E se engana quem pensa que o número é a única semelhança entre Vettel e Verstappen. Quando estrearam na F1 como pilotos de testes, ambos ainda disputavam a F3 Europeia. Os dois, obviamente, também tinham o carro pintado com as cores da Red Bull na categoria de base. Enquanto o alemão terminou o campeonato de 2006 com o vice, o holandês agora ocupa o segundo posto na tabela de pontos. E tanto o campeão daquele ano (Paul Di Resta) quanto o líder do atual campeonato (Esteban Ocon) tiveram ou têm apoio oficial da Mercedes, o que pode não ser o bastante para alcançar a F1 pela equipe de fábrica da montadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s