Os números de Vettel na F1

Você pode não lembrar, mas Sebastian Vettel já correu com o 10
Você pode não lembrar, mas Sebastian Vettel já correu com o 10

A F1 deve passar por mudanças drásticas nas próximas temporadas. Enquanto o regulamento de 2014 prevê diversas alterações com relação ao deste ano – como a chegada dos motores V6 turbo de 1,6 L –, outras modificações desportivas também podem acontecer. Uma delas é a adoção do número fixo para cada piloto, como já acontece em categorias como a MotoGP, Indy e Nascar.

A ideia é um pouco diferente do que aconteceu na F1 há alguns anos. Durante muito tempo na história da categoria, eram as equipes que mantinham os números, com apenas a campeã correndo com o 1 e 2. Nesse tempo, a Ferrari, por exemplo, ficou conhecida por andar com 27 e 28, enquanto Damon Hill correu duas temporadas com o 0, já que Alain Prost e Nigel Mansell haviam deixado a F1 após serem campeões.

Dessa vez, no entanto, os pilotos serão livres para escolher os números mesmo se forem mudar de equipe. É algo muito mais parecido com a MotoGP – onde Valentino Rossi corre com o 46 independentemente da montadora – que com a Nascar, na qual os algarismos são das equipes.

Por causa dessa mudança de regra, nada mais natural que tentar adivinhar que piloto vai usar qual numeral. No entanto, os competidores da F1 têm pouca identificação com algum algarismo, até porque em todas as categorias, são poucas as que permitem essa liberdade. Talvez eles acabassem optando por algum número que tenham usado no kart.

No entanto, uma certeza no grid nós já temos: Sebastian Vettel deve continuar com o número 1 por muito tempo…

Em 2007, o alemão usou três números diferentes
Em 2007, o alemão usou três números diferentes

Só que nem sempre foi assim. Na verdade, o germânico já usou outros seis algarismos desde que estreou na F1. O alemão começou com o 38, quando participou de alguns treinos livres do campeonato de 2006 pela BMW Sauber, assim que Robert Kubica foi promovido à vaga de titular da escuderia no lugar de Jacques Villeneuve.

No ano seguinte, Vettel deve ter batido alguma espécie de recorde, tendo usado três números diferentes. Ainda como reserva da BMW, o alemão foi o 35 nos treinos livres que participou. Com o grave acidente de Kubica no GP do Canadá, o agora tetracampeão foi promovido à vaga de titular no GP dos Estados Unidos, em Indianápolis, e pôde usar o 10. Nesse debute, ele não decepcionou e fechou a primeira corrida na F1 nos pontos com o oitavo lugar.

Mais tarde em 2007, o germânico ainda foi colocado no lugar de Scott Speed, na Toro Rosso, para as últimas sete provas do ano. Como novo comandante do 19, Vettel terminou o GP da China na quarta colocação e ajudou a escuderia de Faenza a ganhar duas posições no Mundial de Construtores.

Com esse resultado, a Toro Rosso começou 2008 como sétima força da F1 (a McLaren havia sido desclassificada do ano anterior), e Vettel pôde usar o 15. Foi com esse número, aliás, que o piloto venceu o GP da Itália. Curiosamente, o triunfo em Monza e o bom resultado nas últimas etapas fizeram com que a STR terminasse aquela temporada à frente da Red Bull.

Com a Red Bull, o alemão começou atrás da Toro Rosso
Com a Red Bull, o alemão começou atrás da Toro Rosso

Por isso, quando o alemão foi promovido à escuderia austríaca na temporada seguinte, ele continuou com o 15, embora Sébastien Bourdais tivesse corrido com o 11 e Sébastien Buemi, com o 12. As três vitórias naquele ano e o vice-campeonato mundial levaram o alemão a um novo nível.

Antes de correr com 1, que ostenta nas últimas temporadas, Vettel disputou o campeonato de 2010 com o 5. Deu certo, e ele terminou o ano como campeão após aquele dramático GP de Abu Dhabi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s