F1 2013 em Mônaco

O lado bom de Roscoe Hamilton ter ido a Mônaco é que todo mundo parou de falar nos pneus e só lembrou dele
O lado bom de Roscoe Hamilton ter ido a Mônaco é que todo mundo parou de falar nos pneus e só lembrou dele

Depois de uma semana de folga, a F1 chega a Mônaco para a sexta etapa da temporada 2013. Entretanto, a corrida deste fim de semana será um pouco diferente das últimas etapas, já que o principal assunto não deve ser os pneus. Quer dizer, a borracha continua sendo muito importante, mas como o traçado do Principado não a desgasta, então dessa vez não será possível culpar a Pirelli por um resultado ruim.

Para entender por qual razão Monte Carlo é mais gentil com os pneus, basta ver as características do traçado. Como a velocidade média por lá é muito menor e praticamente não há curvas de alta – as que mais exigem dos compostos devido à downforce –, então mesmo o pneu supermacio deverá aguentar algumas dezenas de voltas.

Com isso, as estratégias devem mudar radicalmente com relação ao GP da Espanha. Se Fernando Alonso venceu em Barcelona fazendo quatro paradas, a Pirelli já afirmou que espera dois ou até mesmo um pit-stop neste domingo. Caso a previsão esteja correta, a maior beneficiada será a Mercedes, a escuderia que mais destrói os compostos.

Nas últimas corridas, Nico Rosberg e Lewis Hamilton já mostraram que os carros prateados são muito rápidos em uma única volta, mas pecam no ritmo de corrida. Como os pneus não devem ser um grande problema neste fim de semana, eles vão ter a vantagem de possivelmente largar na frente, manter o ar limpo e conseguir se defender dos rivais, já que ultrapassagens são quase impossíveis no Principado.

Por isso, um dos segredos para a vitória será a posição de largada. Quem começar na frente, se acertar na estratégia, dificilmente perderá a vitória. A outra chave para um bom resultado será o momento de fazer a parada nos boxes.  Aí não é nada novo para quem acompanha a F1. Como é difícil passar em Monte Carlo, então antecipar o pit-stop para fazer uma volta voadora com pneus novos é uma boa tática para ganhar posições.

A1 GP de Mônaco
A1 GP de Mônaco

Outro cenário que pode definir a corrida é os pilotos que forem fazer apenas uma única parada conseguirem acompanhar o ritmo dos rivais que farão dois pit-stop, mesmo quando estes estiverem com pneus novos. Assim, bastará os carros que mais desgastam pneus irem aos boxes para que os outros ganhem a posição. Nesse cenário, Lotus e Force India podem se aproveitar, embora eu aposte que praticamente todas as equipes vão para apenas uma parada no domingo.

Outra escuderia em que devemos ficar de olho neste fim de semana é a Williams. Sem marcar pontos nas cinco primeiras corridas do ano, Pastor Maldonado mostrou que a escuderia inglesa pode torcer por dias melhores em 2013 ao obter o sexto lugar no primeiro treino livre. A 14ª posição na segunda atividade, porém, colocou pontos de interrogação sobre o real desempenho do venezuelano em Monte Carlo.

Dito isso, meu palpite furado para este fim de semana é vitória de Romain Grosjean, com Fernando Alonso e Lewis Hamilton no pódio. Aliás, você sabe por que a F1 treina em Mônaco na quinta-feira e não na sexta? Para saber a resposta, basta ver um dos primeiros posts que eu escrevi aqui no World of Motorsport.

Confira os horários da F1 em Mônaco:

Treino livre 3, sábado, 6h
Treino classificatório, sábado, 9h
Corrida, domingo, 9h

3 comentários sobre “F1 2013 em Mônaco

  1. Felipe acabei de ver o Vt da F1 em Mônaco, e me lembrei de uma outra corrida: Cingapura 2008. Nelsinho bate no treino e depois no mesmo lugar na corrida. Massa em Mônaco bate “estranhamente” no treino e depois na corrida. Tanto um quanto o outro bateram logo depois que Alonso parou nos boxes. Cingapura (na época sem Kers e DRS) e Mônaco são pistas com a mesma característica- dificuldade de se ultrapassar. Então será um simples dejá vu ou eu estou pirando?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s