
Valtteri Bottas, Esteban Gutiérrez, Jules Bianchi, Max Chilton e Giedo van der Garde. Os cinco novatos da temporada 2013 da F1 acumularam no GP da Espanha uma marca incômoda na carreira. Dos últimos 200 pilotos que estrearam na categoria – de 1980 até agora – este é o primeiro ano em que os estreantes levaram mais que cinco corridas para somar os primeiros pontos na F1 (ou então chegar entre os dez primeiros).
De 1980 até hoje, em 26 temporadas algum novato pontuou nas cinco primeiras provas do campeonato. Alain Prost, por exemplo, marcou pontos logo na estreia. O mesmo aconteceu com nomes como Johnny Herbert, Jacques Villeneuve, Pedro de la Rosa, Kimi Raikkonen, Mark Webber, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Sébastien Bourdais, Sébastian Buemi e Paul Di Resta.
Já gente como Gilles Villeneuve, Danny Sullivan, Cristiano da Matta, Michael Andretti e Ralph Firman demoraram um pouco mais. Eles levaram cinco corridas, mas conseguiram chegar ao seleto grupo de pontuadores.
Entretanto, em sete temporadas a situação não foi tão simples. A mais recente aconteceu em 2004, quando Gianmaria Bruni, Giorgio Pantano, Christian Klien e Timo Glock estrearam na categoria. Dos quatro, apenas o alemão conseguiu marcar pontos naquele ano, e foi justamente na estreia, no GP do Canadá. Entretanto, a prova de Montreal foi apenas a oitava do campeonato. Um pouco antes, na segunda prova do ano, na Malásia, Klien chegou em décimo, mas na época apenas os oito primeiros pontuavam. De qualquer modo, um resultado que lhe daria pontos nos dias de hoje.
Voltando um pouco mais no tempo, o ano de 1998 teve apenas Esteban Tuero e Tora Takagi como novatos. Os dois, claro, terminaram a temporada sem pontuar, mas o argentino teve um desempenho parecido com o de Klien e foi o oitavo colocado no GP de San Marino, quarta etapa daquele campeonato.

Além disso, Alex Wurz marcou pontos logo na segunda corrida de 1998. Só que o austríaco havia feito três corridas na F1 no ano anterior. Vamos falar a verdade, ele não deixa de ser um novato nesse caso, como se a experiência de ter feito três provas tivesse mudado muita coisa na situação dele. Por isso, considero que neste caso um novato tenha pontuado nas cinco primeiras provas daquele ano.
Em 1995, a situação foi mais simples. Em uma geração que contava com Pedro Paulo Diniz, Giovanni Lavaggi, Max Papis e Jean-Cristophe Boullion, ninguém pontuou nas primeiras corridas do ano, mas o brasileiro terminou duas vezes no décimo lugar nas cinco etapas de abertura do campeonato.
Três anos antes, a história se repetiu. Foi Ukyo Katayama, com um nono lugar na terceira corrida, que salvou a honra de um grupo de novatos que também tinha Christian Fittipaldi, Damon Hill, Paul Belmondo, Emanuele Naspetti, Gioavana Amati e Andrea Chiesa.
Se Alex Wurz foi o único novato a pontuar em 1998, dez anos antes a F1 viveu um momento parecido. Naquela época, Aguri Suzuki, Mauricio Gugelmin, Julian Bailey, Bernd Schneider, Pierre-Henri Raphael, Luiz-Perez Sala e Pierre Larrauri falharam na tarefa de terminar as primeiras corridas na zona de pontos. Coube, assim, a Nicola Larini e Gabriele Tarquini fecharem no top-10. Enquanto o primeiro terminou o GP de Mônaco em nono, o segundo foi o oitavo no Canadá.
Só que ambos já haviam corrido na F1 em 1987. Naquele ano, Tarquini disputou apenas o GP de San Marino, tendo abandonado a prova, enquanto Larini não conseguiu se classificar na Itália e abandonou na Espanha. Assim como Wurz, eles não eram realmente estreantes em 1988, mas não deixavam de ser novatos.

Também em 1982 nenhum piloto marcou pontos nas primeiras cinco corridas, mas o brasileiro Raul Boesel fechou em nono e em oitavo e teria pontuado se o regulamento fosse o mesmo dos dias de hoje.
A única vez na história da F1, desde 1980, que nenhum piloto estreante marcou ponto nas cinco primeiras corridas do ano nem mesmo com as exceções já citadas aqui foi em 1985, quando Christian Danner e Ivan Capelli estrearam na categoria. E isso aconteceu porque não tinha nenhum novato nas primeiras provas.
O alemão, por exemplo, só foi participar da primeira corrida no certame na 13ª etapa, na Bélgica, onde abandonou. Depois, ele ainda correu em Brands Hatch e mais uma vez não conseguiu completar. Capelli, por sua vez, estreou justamente na mesma etapa britânica e foi mais um a não chegar ao fim da corrida. O italiano, porém, conseguiu um heroico quarto lugar no GP da Austrália, na segunda prova que fazia na categoria, mas já no encerramento do campeonato.
fica no ar condicionado e escrevendo e facil quero ver e ir la corre com um carro que e uma bosta fica queto univesitariu
CurtirCurtir
E tem o outro lado da história, com o Hamiton fazendo 3 pódios e 2 4º lugares nas cinco primeiras provas de 2007. E ainda venceu no Candá, 6ª corrida do ano.
CurtirCurtir
Fiz confusão com os treinos. Na verdade foram quatro 2º lugares e um 3º nas cinco primeiras provas.
CurtirCurtir
Acho Hamilton um caso especial. É claro que ele teve um desempenho muito bom em toda carreira incluindo nas categorias de base. Aliás, a F3 Euro só adotou rodadas duplas por causa do domínio dele. Entretanto, ele também teve sorte de estrear de cara com uma McLaren, que era um dos melhores carros na sua época
CurtirCurtir
Com o carro da Williams deste ano, gostaria de ver o que o BrunoX $enna estaria fazendo…
CurtirCurtir
Com o carro da Brawn de 2009 teria ganho corridas. Entraria pelo talento no melhor da sua forma e seria agora um dos melhores da F1…ele no primeiro teste andou ao nivel do Button, o que faltou foi entrar na hora certa, por causa da saida da Honda. Sem esses golpes de secretaria seria agora um piloto muito mais desenvolvido. Mesmo assim e um bom piloto, no WEC esta a deixar o Kobayashi totalmente na sua sombra…
CurtirCurtir
Não sei quem da Williams falou que o Bottas é um pilotasso, muito bom, um futuro campeão! Só faltou combinar com ele.
CurtirCurtir
Foi a Claire Williams que falou isso e pode ate ter razao.
CurtirCurtir
Dos estreantes de 2013, só o Bianchi presta. O resto é resto.
CurtirCurtir
Texto muito bacana. Vc pesquisou tudo isso ou obteve os dados prontos em algum lugar?
CurtirCurtir
pesquisei as classificações das temporadas de 1980 a 2013
CurtirCurtir
Belo trabalho.
CurtirCurtir
se não me engano, Wurz estreou pontuando no GP da Inglaterra de 1997, substituindo Berger naquele GP
CurtirCurtir
Ele estreou 2 corridas antes. Fez três provas em 1997 e subiu ao pódio, como você lembrou, na última delas, na Inglaterra.
Mas eu não acho que alguém deixe de ser um novato por ter feito apenas três corridas, por isso a explicação no texto
CurtirCurtir