O futuro de Sébastien Loeb

Sébastian Loeb Le Mans
Sébastian Loeb nunca escondeu que quer correr de Le Mans Series após deixar o rali

Os últimos sete anos do WRC foram dominados por Sébastien Loeb. O francês, pilotando um carro da Citroën, venceu sete títulos, 65 etapas e se tornou um dos maiores nomes da história do esporte.

Apesar disso, em 2011, Loeb não teve o passeio costumeiro. Antes do Rali da Espanha, a última etapa realizada até o momento, o francês estava em desvantagem na tabela de pontos devido a um abandono na rodada da França, e via a Citroën considerar fazer jogo de equipe entre ele o companheiro, Sébastien Ogier, para garantir o título contra a Ford.

Mesmo com esse momento conturbado, Loeb venceu na Espanha e abriu oito pontos de vantagem para Mikko Hirvonen, da Ford, faltando apenas uma etapa para o fim de 2011. O inédito octacampeonato ficou mais perto do francês, mas o desgaste também mostrou estar presente.

A exemplo de Michael Schumacher e Valentino Rossi, que também dominaram a década passada em suas respectivas categorias, Loeb sabe que em alguma hora não vai mais conseguir acompanhar o ritmo de pilotos mais jovens. Para não ter que fazer figuração eterna no rali, o francês anunciou a criação da Sébastien Loeb Racing (SLR), a equipe de automobilismo dirigida por ele mesmo.

A partir de 2012, o piloto vai inscrever, ao lado do amigo Dominique Heintz, dois carros no campeonato francês de Porsche Cup e outro na Le Mans Series, na divisão LMPC.

Sébastian Loeb
Seb já correu pela Porsche em uma etapa do GT Open, o campeonato europeu de Gran Turismo

Ok, dito isso, certamente um leitor mais empolgado pode pensar. “Pô, o Loeb monta uma equipe e vai correr nessas categorias tão pequenas?” Aí entra a parte interessante da coisa. Não é o francês quem vai correr em 2012, ele apenas será o dono da equipe. Os pilotos ainda vão ser anunciados. Loeb, por sua vez, tem contrato com a Citroën no WRC até o final de 2013 e não deve mudar de categoria até lá.

A ideia do por enquanto heptacampeão é que o time se desenvolva até 2014 para que ele possa fazer a transição de forma mais tranquila. Enquanto ele ainda compete no WRC, o objetivo é que a equipe da Porsche francesa pule para a Porsche Supercup, aquele campeonato que acompanha a F1 nas etapas europeias e de Abu Dhabi, e a da LMS, por sua vez, deixe a LMPC – onde os protótipos são comprados da Oreca – para competir na LMP2, que vai se tornar a principal divisão do campeonato a partir de 2012.

Assim, quando Loeb deixar o rali e fizer a transição para os circuitos, ele terá duas boas categorias para escolher onde pilotar. O francês poderá optar por acompanhar a estrutura da F1 em uma categoria que está cada vez mais valorizada e atraindo jovens que fizeram carreira no turismo – a Porsche Supercup – ou seguir o desejo próprio de participar de provas de Endurance. Lembrando que Seb já disputou as 24 Horas de Le Mans em 2005 e 2006.

Independente da escolha, é bom ver que alguns ídolos do esporte planejam se manter envolvidos com o automobilismo após abandonarem a carreira.

Loeb, aliás, não é o primeiro piloto de rali a fazer a transição para o endurance. Durante muitos anos, Luc Alphand – uma espécie de Nasser Al-Attiyah dos Alpes – inscreveu uma equipe na LMGT1 com dois Corvette. O suíço vencedor do Dacar não pilotava, mas colocava dois Corvettes na pista. Desde o estouro da última crise financeira ele deu um tempo com a equipe.

3 comentários sobre “O futuro de Sébastien Loeb

  1. Acho interessante este negócio de pensar ‘no futuro’… continuar competitivo e com equipe própria então… podendo basear-se inclusive em parceiros, fornecedores e fabricantes atuais… acho a europa muito atraente neste aspecto!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s