Por que a gente não pega os carros aqui e coloca no estádio ali?
Por que a gente não pega os carros aqui e coloca no estádio ali?

Durante cinco anos da minha vida morei em Brasília. Por isso, fico muito triste toda vez que leio alguma notícia sobre o péssimo estado do autódromo de lá ou das reformas porcas que são feitas em cima da hora e que praticamente vão na contramão do que é feito em qualquer outra pista no mundo.

Embora essas notícias sejam tristes, elas não surpreendem. Para quem não viu, a Stock Car correu na capital federal neste fim de semana e teve problemas com uma zebra malfeita, que se soltava praticamente todas as vezes que um carro passava em cima. O cúmulo foi o primeiro treino livre, que chegou a ter seis horas de duração.

E a verdade é que o problema não é só aquela zebra. Só para citar alguns exemplos, o traçado interno deixou de ser usado, faz vários anos, por falta de segurança, enquanto o asfalto jamais foi recapeado desde que o autódromo foi construído. Isso sem falar no péssimo estado de conservação dos arredores da pista, dos guard-rails e de outros equipamentos de segurança.

Quando o Brasileiro de Marcas correu por lá, há dois meses, um dos pilotos disse que a reforma que havia sido feita foi tão ruim, que trocou áreas de escape de asfalto por bolsões com terra, que não freiam o carro e tornam as pancadas ainda mais perigosas.

E sabe o que acontece toda vez que alguém vai cobrar alguma explicação dos dirigentes? Eles vêm com promessas bizarras para desviar o foco. “O autódromo nunca foi recapeado? Mas estamos em contato com o Emerson Fittipaldi para trazer uma grande categoria”. “A reforma foi malfeita? Mas vamos fazer uma supermudança na estrutura para poder trazer a MotoGP”.

Resultado, as notícias que saem no dia seguinte é que Brasília se prepara para ter a Indy ou a MotoGP. Sabe quando isso vai acontecer enquanto o autódromo estiver desse jeito? Nunca.

Por isso, eu tenho uma solução. Acho que todas as corridas em Brasília deveriam acontecer no Estádio Nacional. Ele não custou R$ 1 bilhão? Então, corram lá, oras. Que façam um caminho passando pelo gramado, pelo entorno, pelo Nilson Nelson, pelo Buriti, tanto faz. Mas corram no elefante branco.

Obviamente isso vai estragar o gramado, mas dá para esperar a Copa do Mundo passar antes de colocar os carros lá. E o melhor é que o isso fará o estádio ser usado. Veja você. Este ano, contando entre Brasileiro de Marcas, Stock Car e F-Truck, o autódromo de Brasília vai/está recebendo cinco fins de semana com corrida. Já o estádio teve a final do Candangão, a despedida do Neymar e terá mais apenas a abertura da copa das confederações. Ou seja, para não ficar mal aproveitado, que corram nele!