Alguém pode dizer esperta foi a Stock Car, que com a pausa de quase três meses no calendário – sem corridas em junho e julho – não só evitou conflito de datas com a Copa do Mundo de futebol mas também com a greve dos caminhoneiros e com a consequente falta de combustível.

E esse período sem etapas está permitindo que diversos de seus pilotos participem de algumas das principais categorias do esporte a motor no planeta. Neste fim de semana, três deles estarão em ação.

A novidade é Felipe Fraga, campeão da Stock em 2016 e que retorna à Europa para correr nos 1.000 km de Paul Ricard, etapa da Blancpain Endurance Series.

Fraga, que já havia competido no campeonato em 2015, vai dividir uma Mercedes da equipe Strakka com o alemão Christian Vietoris, que retorna ao esporte a motor após um ano sabático, e o francês Adrien Tambay, filho do ex-F1 Patrick Tambay. Ambos com passagem pelo DTM.

Normalmente a etapa francesa é usada como preparação para as 24 Horas de Spa-Francorchamps, principal corrida da Blancpain Series e que será disputada no último fim de semana de julho. Mas por enquanto Fraga está escalado apenas para correr em Paul Ricard.

Sem sair da França, outro piloto da Stock Car em ação neste fim de semana é Daniel Serra, que vai andar no dia de testes para as 24 Horas de Le Mans pela Ferrari, após ter vencido a prova no ano passado, na mesma divisão GTE-Pro, pela Aston Martin.

Praticamente todos os inscritos para a tradicional prova francesa são obrigados a participar dos testes, com exceção dos que disputam a Indy – Scott Dixon, Tony Kanaan e Sébastian Bourdais -, uma vez que a categoria americana estará em Detroit no mesmo dia.

É após o treino deste domingo que a FIA libera os novatos para correr em Le Mans, aprovação que até nomes como Fernando Alonso, Jenson Button e Juan Pablo Montoya ainda precisam conseguir.

Companheiro de equipe de Fraga na Cimed, Marcos Gomes retorna aos EUA para correr na rodada de Memphis da Nascar East. O campeão da Stock Car de 2015 chega em boa fase após ter sido o quarto colocado na acidentada primeira bateria da rodada dupla de South Boston, há três semanas, mostrando evolução nos ovais.

Aliás, no dia 16 de junho, a Nascar East corre no NJMP, em Nova Jersey, o primeiro circuito misto da temporada, e a expectativa é que Gomes use sua experiência nesse tipo de pista para conseguir um bom resultado. Vale ficar de olho.

Lembrando que outros pilotos da Stock Car aproveitaram o calendário deste ano para se dedicar a mais campeonatos – embora com choque de datas. Lucas di Grassi e Nelsinho Piquet andam na Formula E, enquanto Allam Khodair participa do GT Open, onde já conquistou uma vitória neste ano.