Os acidentes de Lance Stroll na F1

Lance Stroll tem chamado a atenção nestes primeiros dias de pré-temporada da F1 em Barcelona, mas negativamente. É que ele bateu três vezes nos dois dias em que foi à pista e comprometeu o programa de treinos da Williams para a semana.

Aliás, fizeram até um site para perguntar quando será a próxima batida dele.

É claro que pré-temporada não é sinônimo do que acontece no campeonato, mas o canadense não está fazendo nenhum favor para a própria imagem. Com as batidas, quem afirma que ele só está na F1 porque o pai é um dos homens mais ricos do mundo – dono de grifes no Canadá – parece estar com a razão.

Quem defende Stroll sabe costuma lembrar que ele tem talento. São três títulos nas categorias de base (F4 Italiana, Toyota Racing Series e F3 Euro). E, mesmo correndo com o melhor equipamento nelas, nem se o pai tivesse todo o dinheiro do mundo faria ele levantar a taça se ele não tivesse talento.

Então, por que os acidentes?

Primeiramente, é normal um piloto novato bater na pré-temporada. É até bom que isso aconteça. Melhor chegar à primeira corrida do ano sabendo o limite do carro que esperar para descobrir eventuais falhas em meio a outros 19 pilotos.

O outro problema é o timing. Stroll chegou à F1 em um momento no qual a categoria está mudando de equipamento. Os novos carros são cerca de 5s mais rápidos que os de dois anos atrás. É praticamente a mesma diferença de uma GP2 para uma F1.

Daí o pulo da F3 para a F1 acaba sendo muito maior para ele do que foi para Max Verstappen, há dois anos, por exemplo. Na época, os carros eram mais lentos.

Claro que no caso do canadense ajudou ter treinado com o equipamento antigo da Williams em diversas pistas do mundo nos últimos meses. Mas ainda assim é um pulo muito grande para ser feito tão rapidamente.

O que ele não pode deixar são os acidentes interferirem na sua confiança como piloto. Não tem problema bater uma vez ou outra. Nesta quarta, dia 1º, mesmo, Stroll já tinha completado distância equivalente a um GP antes de ter um acidente. O problema é se as batidas e as piadas nas redes sociais começar a afetá-lo. Aí pode ser um caminho sem volta para fora da categoria.

Anúncios

Um comentário sobre “Os acidentes de Lance Stroll na F1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s