O terceiro lugar de Felipe Massa em Interlagos

Felipe Massa terminou em terceiro no Brasil
Felipe Massa terminou em terceiro no Brasil

Felipe Massa conquistou um pódio emocionante neste domingo, dia 9, em Interlagos. Depois de se despedir da Ferrari justamente na pista brasileira no ano passado, o piloto retornou ao traçado com a Williams. Fazendo uso do bom motor Mercedes e do equipamento competitivo, chegou em terceiro, mesmo sendo punido por excesso de velocidade no pit-lane e até mesmo errando os boxes da escuderia inglesa.

Esse foi apenas o segundo pódio de Massa no ano – ele já havia sido terceiro em Monza –, mantendo-o na oitava colocação da tabela, com 98 pontos, oito a menos que Jenson Button, o sétimo.

Os números, no entanto, passam a impressão de que a temporada do brasileiro foi pior que a realidade. Ainda mais ao compará-lo ao companheiro de equipe, Valtteri Bottas, o sexto, com 156 pontos e cinco pódios.

Mas Massa tem alguns atenuantes. Enquanto o finlandês praticamente não se envolveu em toques ao longo do campeonato, o brasileiro abandonou três corridas – Austrália, Inglaterra e Alemanha – em primeiras voltas, além do acidente com Sergio Pérez no fim da prova no Canadá. Independentemente de quem foi a culpa nesses lances, Felipe perdeu chances valiosas de pontuar

O piloto da Williams também não foi bem na China, na Espanha, na Bélgica e na Rússia. Começando por Spa-Francorchamps, ele nada pôde fazer ao coletar um detrito que sobrou do acidente de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, o que prejudicou o desempenho do equipamento. Em Xangai, o piloto se enroscou com Fernando Alonso no começo e ainda viu a Williams errar a ordem dos pneus na parada nos boxes.

Em Sochi e em Barcelona, Massa e o time inglês não foram capazes de fazer a estratégia funcionar. Em ambas as provas, eles optaram por fazer uma parada a mais que os adversários diretos, mas o piloto acabou preso no tráfego e não tinha ritmo suficiente para escalar o pelotão e andar rápido por estar com pneus mais novos.

Mas mais importante que o pódio é a evolução mostrada pelo piloto ao longo de 2014
Mas mais importante que o pódio é a evolução mostrada pelo piloto ao longo de 2014

Assim, nas sete primeiras corridas do ano, o brasileiro conseguiu apenas três sétimos lugares, enquanto Bottas impressionou desde a Austrália. É verdade que Massa ainda largou na pole na Áustria, mas o bom desempenho na classificação foi ofuscado pelo início de uma sequência de quatro pódios em cinco corridas por parte do finlandês. E, para piorar, Felipe ainda precisou encarar os já citados abandonos precoces em Silverstone e em Hockenheimring.

Mas a partir daí o brasileiro foi capaz de deixar a má-fase para trás. Desde as férias de verão, Massa entendeu o comportamento dos pneus no carro da Williams e, como ele mesmo disse, precisou “guiar feito uma vovó.” A partir daí, foi só o brasileiro combinar a administração da borracha com o bom equipamento que tinha à disposição para conquistar os resultados.

Desde o GP da Hungria, o piloto obteve os dois terceiros lugares, um quarto, dois quintos e um sétimo, totalizando 68 pontos marcados. No mesmo período, Bottas também teve dois pódios, mas ficou um pouco atrás do parceiro, somando 62.

A comparação com o companheiro, no entanto, é o de menos nesse momento. Peguei um período que favoreceu o brasileiro, mas no ano não há dúvidas de que o desempenho de Bottas foi melhor, como mostram os pódios obtidos e a grande diferença na classificação. Só que a evolução de Massa ao longo da temporada não deve ser descartada. Para quem saiu da Ferrari por não atravessar um bom momento, conseguir se reinventar assim não é pouca coisa.

Você pode clicar aqui para conferir todos os resultados da F1 em Interlagos, assim como tudo o que aconteceu nas principais categorias de automobilismo do mundo neste fim de semana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s