F4 MSA

A F4 MSA mira grids cheios ao permitir que pilotos de 15 anos corram
A F4 MSA mira grids cheios ao permitir que pilotos de 15 anos corram

Como chamar uma categoria que corre com o regulamento da FIA para a F4 e as corridas acontecem na Inglaterra? Alguém pode responder que a melhor alternativa é ‘F4 Inglesa’, mas a situação não é tão simples assim. O problema e que já existe um campeonato com esse nome, embora o regulamento ainda não seja exatamente o mesmo da FIA.

Assim, a solução adotada pelos britânicos foi chamá-lo de MSA Formula, o que equivaleria a Fórmula CBA para nós brasileiros. É um belo jeito de promover quem está por trás da categoria – a MSA –, mas não deixa claro que tipo de equipamento está sendo usado. Por isso, por enquanto vou adotar aqui no World of Motorsport o nome de F4 MSA para esse novo campeonato e mudo caso algum outro apelido pegue por aqui.

A F4 MSA é um dos diversos certames da modalidade que estreiam em 2015. Além da Inglaterra, a F4 também terá campeonatos na Alemanha, no Japão, na Austrália, no norte da Europa, na China e na Itália.

Falando especificamente do Reino Unido, a categoria entra no lugar da tradicional F-Ford, que fechou as portas no fim de 2014, após alguns anos de grid mirrados e com pilotos veteranos usando-a apenas para serem campeões – principalmente pela experiência –, sem real ambição de um dia chegar à F1 ou até mesmo de fazer carreira fora da ilha da Grã-Bretanha.

A solução da MSA para apagar esse passado e conseguir novas equipes e competidores foi atender uma antiga reivindicação e diminuir a idade mínima para correr na Inglaterra para 15 anos. Com isso, as escuderias entendem que podem convencer os garotos que estão saindo do kart a andar primeiro no Reino Unido antes de seguirem carreira no continente europeu.

A tática deu certo. Nesta segunda-feira, dia 10, a MSA anunciou a lista de equipes para 2015, com diversos nomes conhecidos, além de uma expectativa de 32 carros para o ano que vem. Um desses times é a poderosa Carlin, presente na F3 Euro, GP2 e GP3 e que planeja ter quatro carros. A outra gigante é a Arden, equipe de Christian Horner na GP2 e também em outros certames menores. As demais escuderias garantidas são a Fortec e Double R, também da F3 Euro, Scorpio, vinda da F-Renault Inglesa, e MBM, Falcon, JTR, Richardson e SWB, todas remanescentes da F-Ford. A relação é completada por JHR e Pyro, campeãs da Ginetta Junior e da Copa Clio Inglesa, respectivamente.

Quanto aos pilotos, a diminuição do limite de idade começa a dar resultado. Campeão mundial de kart, Lando Norris – filho de Chuck Norris – anunciou que vai participar da F4 MSA em 2014. O garoto é especulado na Fortec, embora qualquer equipe grande tenha interesse a contar com um campeão mundial. Jack Butel, vindo da F-Renault, é outro que já declarou ter interesse de participar do campeonato.

Mesmo com todo esse interesse, a MSA pode ter um problema em mãos. É que a entidade precisa evitar que o certame se torne uma nova F3 Inglesa, isto é, um torneio em que todo mundo sabe que a Carlin será campeã. Até porque, há um grande abismo em termos de orçamento e estrutura entre os times vindos da GP2 e da F3 e os demais britânicos.

Mas isso não é uma novidade em se tratando de F4. Na Itália, aconteceu a mesma coisa deste ano, com a Prema monopolizando a disputa, e ainda assim a categoria conseguiu atrair bons nomes do esporte a motor. Só que com a popularização da F4 a partir de 2015, esses torneios vão encontrar concorrência na hora de atrair jovens pilotos de olho em uma situação mais justa para desenvolver a carreira.

P.S.: Quando a F3 Inglesa acabou, escrevi que a F4 MSA é o primeiro passo para que um dia a categoria possa voltar. Você pode clicar aqui para relembrar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s