O novo carro da Dallara
O novo carro da Indy Lights

A Dallara exibiu na última semana o novo carro da Indy Lights, que estreia em 2015. A mudança no equipamento não é por acaso. A principal categoria de acesso da Indy sofreu com grids minúsculos nos últimos anos e foi vendida para um novo grupo, que promete revitalizá-la.

Nesse processo de dar novamente à categoria a importância que ela tem, os novos promotores decidiram construir um novo carro com o objetivo de atrair mais equipes. Para se ter uma ideia, apenas quatro times participaram de todas as etapas de 2013, e todo mundo sabe que a única chance de ser campeão é correr com a Sam Schmidt.

A chegada de um novo modelo, portanto, serve para acabar com o monopólio do time. Enquanto todos os engenheiros já sabem de cor tudo o que é possível fazer com o carro – em uso desde 2002 –, equipes interessadas em participar do certame acabavam ficando com um pé atrás, pois já sabiam que iam entrar para perder. Algo que os organizadores esperam mudar a partir de agora.

De qualquer, o novo carro da Indy Lights não é exatamente uma novidade. Quem frequenta o autódromo de Interlagos talvez já o tenha visto por aí. Sejamos sinceros, o IL-15, como está sendo chamado o equipamento do certame norte-americano, não é idêntico a um bólido preso um poste de uma escola de pilotagem localizada próxima à entrada do portão 7 do circuito?

Vai dizer que esse aí não é o IL-15?
Vai dizer que esse aí não é o IL-15?

Bom, isso tem um lado positivo. Os brasileiros que querem seguir carreira nos EUA já têm um lugar onde podem ter umas aulas.