AJ Allmendinger foi o primeiro grande nome da Indy em 2013
AJ Allmendinger foi o primeiro grande nome da Indy em 2013

Se a F1, neste momento, é o centro das atenções com notícias sobre o mercado de pilotos saindo pelo ladrão, quietinha a Indy vem se mostrando o grande poro-seguro das contratações mais surpreendentes.

É verdade que a categoria norte-americana viveu momentos de baixa há alguns anos, ao perder espaço para a Nascar e ver a migração de vários dos seus principais nomes – como Dario Franchitti, Sam Hornish Jr e Danica Patrick – para o campeonato de turismo. Entretanto, nos últimos dois anos ela conquistou uma importante estabilidade e vem fortalecendo pouco a pouco o grid.

Não dá para negar que Rubens Barrichello foi o maior nome que o campeonato dos EUA conseguiu atrair neste período. Piloto com mais corridas disputadas na F1 e duas vezes vice-campeão do mundo, ele competiu apenas uma temporada pela KV – principalmente por influência do amigo Tony Kanaan –, mas acabou retornando ao Brasil para correr na Stock Car.

A chegada de Barrichello acabou apequenando os retornos de Simon Pagenaud (que já havia corrido na Champ Car) e de Sébastien Bourdais. Nomes que, embora não tão badalados, serviram para aumentar o nível do campeonato. Isso sem falar na aparição surpresa de Jean Alesi na Indy 500.

Neste ano, a Indy continuou apostando em estrelas de outras categorias, mas que já vivem em um momento de baixa. É verdade que não houve um substituto em tempo integral para a figura de Barrichello, mas o campeonato se saiu muito bem quando a Penske trouxe AJ Allmendinger – ídolo na época da Champ Car – para fazer quatro etapas, além das 500 Milhas de Indianápolis.

Kurt Busch pode correr na etapa de Fontana
Kurt Busch pode correr na etapa de Fontana

Até o fim de 2013, outros dois nomes de peso devem dar as caras. Ganhador do GT1 em 2011 e atual campeão da American Le Mans Series, Lucas Luhr surpreendeu ao anunciar um acordo com a equipe de Sarah Fisher para disputar a etapa de Sonoma.

Nesta semana foi a vez de Kurt Busch, campeão da Nascar em 2004 e que não vive um bom momento na categoria americana, afirmar que planeja correr na prova de Fontana como preparação para a Indy 500 do ano que vem.

É verdade que por enquanto ainda significa aparições esporádicas desses pilotos, mas não deixa de ser uma diversão extra para os fãs da categoria. Enquanto a F1 vê hordas de pilotos pagantes se juntando às equipes pequenas, a Indy encontrou uma solução criativa para melhorar o grid, ainda que por uma prova ou outra.