A primeira vitória de Lukas Moraes

Lukas Moraes foi o quinto brasileiro a vencer na F-Abarth
Lukas Moraes foi o quinto brasileiro a vencer na F-Abarth

Tony Kanaan não foi o único piloto brasileiro a ganhar uma corrida no último fim de semana. Enquanto o baiano entrava para a história do automobilismo mundial, ao triunfar nas tradicionais 500 Milhas de Indianápolis, bem longe dali outro piloto do país também recebia a bandeira quadriculada na frente. Falo de Lukas Moraes, de 17 anos de idade, que ganhou a segunda bateria da F-Abarth em Adria.

O resultado do brasileiro não deixa de ser surpreendente. Afinal, na primeira etapa do campeonato, em Vallelunga, ele não foi bem, tendo conquistado apenas a oitava colocação como melhor resultado na rodada tripla.

Em Adria, tudo mudou. Logo no primeiro treino livre, o brasileiro mostrou que seria um fim de semana diferente ao marcar o terceiro melhor tempo da atividade. Mais tarde, na classificação, ele garantiu um segundo e um oitavo lugar no grid de largada.

Curiosamente, na corrida em que partiu da primeira fila foi onde conquistou o pior resultado do fim de semana, terminando na quinta posição. A glória, porém, não demorou a vir. Na segunda bateria, naquela com o grid invertido, Moraes venceu uma boa batalha com o mexicano Luis Michael Dörrbecker antes de receber a bandeira quadriculada na frente, contando ainda com a entrada do safety-car nas voltas finais.

Com o resultado, o paulista se torna o quinto brasileiro na história a já ter vencido uma etapa da F-Abarth. Antes dele, André Negrão, Victor Guerin, Bruno Bonifácio e Nicolas Costa já haviam triunfado.

Para ficar com a vitória, o brasileiro precisou superar Luis Michael Dörrbecker
Para ficar com a vitória, o brasileiro precisou superar Luis Michael Dörrbecker, que compete com o apoio da Marussia

Quem viu apenas a segunda prova em Adria pode até falar que Moraes só venceu por ter largado na primeira fila na corrida com o grid invertido. Mas ainda faltava a terceira bateria. Partindo da oitava posição, o brasileiro foi beneficiado pelos abandonos de Simone Iaquinta e Gabriele Rugin para avançar ao sexto posto, com a entrada do safety-car.

Porém, após a pista ser novamente liberada, Moraes ultrapassou Giada de Zen, se aproveitou de um erro de Federico Pezzolla e Marco Tolama para ganhar as duas posições de uma vez e ainda encontrou tempo para superar Michele Beretta no duelo pela segunda colocação. Faltou só alcançar o líder, Alessio Rovera, que venceu pela quarta vez em seis etapas neste ano.

Com os resultados em Adria, Rovera lider o campeonato, com 101 pontos, enquanto Iaquinta aparece em segundo com 64. Michele Beretta é o terceiro, com 52, e o brasileiro aparece em quarto, empatado com Pezzolla, com 49. A próxima etapa da F-Abarth está marcada para o dia 14 de julho, em Mugello.

2 comentários sobre “A primeira vitória de Lukas Moraes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s