
A Nascar parece ter voltado com tudo na expansão mundial da categoria. Nesta quinta-feira, dia 12, os organizadores do campeonato de turismo americano anunciaram um acordo com a Euro-Racecar, mais um certame europeu que tenta aplicar os conceitos da própria Nascar ao Velho Continente.
No entanto, ao contrário das categorias predecessoras, como a Speedcar Series, a Euro-Racecar parece estar disposta a fazer as coisas do jeito certo. O campeonato não surgiu a partir da megalomania de algum dirigente em trazer nomes de ex-pilotos da F1 de 20 anos atrás para correr.
A Euro-racecar, na realidade, estreou em 2009, com uma etapa realizada em Nogaro, na França e, desde então, passou a crescer pouco a pouco. Em 2011, eles foram reconhecidos pela FIA e, agora, pela Nascar. Ou seja, eles se tornaram o primeiro campeonato da Nascar no mundo a ser chancelado pela FIA.

O torneio reúne elementos típicos do turismo americano. Chevrolet, Ford e Dodge são as montadoras e os carros usados são o Camaro, o Mustang e os Dodge Charger e Challenger. Existe o Chase – mesmo em um campeonato de seis etapas – e uma das rodadas duplas acontece no oval de Tours, na França. (Sim! Tem oval a Europa!)
A Euro-Racecar passará a ser considerada pela Nascar como uma Touring Series, tendo a mesma importância que os campeonatos do México e do Canadá, ou que a Nascar East. Os três primeiros colocados de 2012, além do piloto mais popular e o novato serão homenageados na premiação das divisões menores da Nascar.
A categoria mistura esses elementos americanos com uma série de características típicas de um torneio europeu. Das seis etapas, cinco acontecem em circuitos mistos, tendo corridas em Spa-Francorchamps e em Le Mans. Aliás, ver carros da Nascar em Spa me parece algo deveras interessante.

Entre os competidores estão gente que fez relativo sucesso no mundo do esporte a motor, como os franceses Eric Hélary (atual campeão) e Patrice Goueslard, que tiveram ligação com a F1 no início da década de 1990, e o espanhol André Vilariño, rival de Ricardo Zonta na World Series by Nissan.
Por fim, nessa Euro-Racecar, para baixar os custos, os pilotos competem em dupla nas etapas. Um atleta de elite se junta a um gentleman driver e cada um entra em uma corrida da rodada dupla. Os campeonatos, no entanto, são separados. Elite com elite e gentleman com gentleman. Eles só competem junto em uma única etapa. Uma prova de endurance (!) em Daytona (!!!). (Mas é no misto de Daytona)
Peraí, é um campeonato que coloca carros da Nascar em Spa-Francorchamps, Le Mans (o traçado curto) e Daytona. Vendo por esse lado, tem como ser ruim?
P.S.: para acessar o site oficial da Nascar Euro-Racecar basta clicar aqui
Só pra lembrar, Alemanha e Inglaterra possuem circuitos ovais (Lausitzring e Rockingham). Grande idéia e creio que logo chegarão a estes circuitos.
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E os ovais de Rockingham e do Lausitzring? Tem mais ovais na Europa sim!
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deveras é a palavra do momento, hein?
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Que bacana. NASCAR correndo em Spa e no Le Mans Bugatti. MUUUUUUITO INTERESSANTE. Comecei a acompanhar o seu blog a pouco tempo. Parabéns. Tens um ótimo blog.
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desculpe-me mas o carro em destaque é um Dodge Challenger,não Ford Mustang…
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Me desculpe, mas aquilo não é oval. É um circuito circular hehehe. Loucura total.
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Eu também achei que era circular. Mas o mapa do circuito – tem no site deles – mostra que é um oval. Tem duas retas microscópias
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Felipe, é a primeira vez que comento no blog. Queria parabeniza-lo, é ótimo, visito diariamente. Só tem um erro, a segunda foto nao é um Mustang e sim um Challenger.
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