Limite de idade na Nascar

 

Joey Logano e Sergio Pena
Joey Logano e Sergio Pena são dois pilotos que se aproveitaram da Nascar East permitir jovens de 16 anos. O primeiro, no entanto, teve a carreira travada por alguns meses antes de completar 18

A Nascar anunciou neste sábado, dia 12, a diminuição do limite de idade para quem quiser competir nas divisões regionais da categoria. A partir de agora, quem tiver 15 anos completos poderá correr na Nascar East e na Nascar West, além da Modified, Southern Modified e da Canadian Tire.

Em termos práticos, essa mudança é uma grande bobagem. Se engana quem pensa que farei um discurso moralista sobre o perigo de permitir que jovens de 15 anos dirijam carros. Besteira. Esse ano de diferença não significa muita coisa mesmo levando em conta a potência dos carros que competem nas categorias citadas acima.

O problema é que essa mudança não faz sentido. Em 2007, a Nascar já tinha alterado essa mesma restrição. Na ocasião, o limite mínimo passou dos 18 para os 16 anos. Esse episódio foi chamado de Regra Joey Logano, já que o piloto da Joe Gibbs foi o grande beneficiado. Como ele tinha acabado de completar 16 pôde correr na Nascar East. No final, Logano foi campeão da East, passou meteoricamente pela Nationwide e agora está no terceiro ano de Sprint Cup.

Só que tem um porém. Quando Logano subiu para a Nationwide a fim de se preparar para Nascar Sprint Cup, ele não pôde competir até o mês de maio – quando faz aniversário – pois a divisão de acesso mantém o limite mínimo de 18 anos. E este não foi um caso isolado. Ryan Truex, campeão da East em 2009, precisou defender o título na categoria pois não tinha idade suficiente para seguir o mesmo caminho de Logano. E ainda seria possível citar Trevor Bayne, Timmy Hill, Ty Dillon e Ryan Gifford como exemplos de pilotos que precisaram enrolar um ano para ter permissão de avançar rumo à Sprint.

Com a desnecessária diminuição para 15 anos, eventualmente alguém talvez precise enrolar até duas temporadas antes de seguir carreira. E mesmo que não seja um piloto fora de série para triunfar no primeiro ano na categoria. Alguém que passe dois campeonatos na Nascar East, por exemplo, pode chegar no início da temporada seguinte, aos 17 anos de idade, sem poder assinar contrato com ninguém.

A mudança em si não traz nenhum mal à categoria, na realidade. Só que seria melhor deixar os pilotos se desenvolverem com tempo. Colocar a restrição de 16 anos se mostrou um enorme sucesso, visto o número de times das três principais divisões da Nascar envolvidos na East e na West. Só que como algum dos pilotos apoiados por esses times tiveram dificuldade de prosseguir carreira, justamente pelo limite da idade, seria interessante que a Nascar fizesse as regras pensando em ajudá-los.

Um bom caminho, por exemplo, seria permitir que um piloto de 17 anos disputasse até sete corridas – o máximo para manter o status de Rookie para a temporada seguinte – em um ano. Aí o limite de 15 não seria algo tão distante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s