Living Colour em Brasília, mas pode chamar de Fórmula 3

Logo da f3
Tirando o Living Colour, essa é a única imagem da F3 em 2010...

A Fórmula 3 Sudamericana começou a temporada 2010 neste final de semana (14-16/mar), em Brasília. E quem faz parte da nova geração de pilotos brasileiros que busca chegar ao automobilismo top nos Estados Unidos e na Europa? Essa é uma pergunta impossível de responder se dependermos da organização da categoria.

A categoria estreou o novo site nesta semana em comemoração a nova temporada. E mesmo assim a informação mais básica de quem são os participantes não está lá. Tem uma galeria com os pilotos, mas é a geração 2009 que está presente.

O site pelo menos coloca a agenda da atual temporada, assim como destaque para a transmissão ao vivo da Rede TV! para a prova final aos domingos. Há quem possa pensar que o material não foi atualizado. Muito pelo contrário. Todos os passos da banda Living Colour, que fez um show no autódromo de Brasília na noite desta sexta-feira, dia 14, foram devidamente contados. Mas e os resultados dos treinos? Pois é, eles ignoraram. Uma decisão muito sábia de uma categoria que busca espaço na mídia para alavancar patrocínio e trazer qualidade ao grid.

Se eles não informam quem corre, o leitor do World of Motorsport ficará sabendo por aqui. A briga pela temporada 2010 deve ser entre Bruno Andrade, da Cesário, e Yann Cunha, da Bassan. Bruno trocou a MX Racing pela principal equipe da categoria e foi o mais rápido em Brasília. Aliás, Andrade é o piloto brasileiro com mais chances de entrar na lista de 100 futuras promessas do site driverdb, que leva em conta as vitórias conseguidas pelos pilotos depois de deixarem o kart até um dia antes de completarem 22 anos.

Bruno tem nove vitórias, enquanto o 100ºna lista, o britânico Daniel Brown, tem 12. Vale lembrar que a F3 Sudam terá 24 corridas na atual temporada. Aproveitando o parêntese sobre a lista, são dois brasileiros presentes: Luiz Razia em 47º (16 vitórias) e Leonardo Cordeiro em 91º (12).

Yann Cunha é brasiliense e começa a segunda temporada na categoria. O piloto esteve no Reino Unido, onde negocia um contrato com a T-Sport para a temporada 2011 da Fórmula 3. Após trocar a Razia pela Bassan, Yann foi um dos pilotos que mais treinou na pré-temporada e está entre os favoritos.

Para completar o esquadrão da Cesário, a equipe trouxe Lucas Foresti para competir em casa, na capital federal. O time B terá Fernando “Kid” Resende, que veio do kart, e Ronaldo Freitas, vindo do GT3. Já a Bassan escalou Aldo Piedade Jr como companheiro de Yann Cunha. Aldo é um veterano piloto da Clio Cup.

A categoria conta com os veteranos da categoria como Nilton Molina (21 anos, da PropCar), Leonardo Souza (24/Kemba) e Lu Boesel (23/Dragão).

Para competir na divisão principal, a Razia trouxe Rodolpho Santos, de 21 anos, vindo da GT3 Brasil, e que retorna à F3 após dois anos. A Dragão se reforçou com Matheus Laba, enquanto a PropCar terá Guilherme Camilo.

A categoria B consolidou-se em 2010. Além de Kid e Freitas, a novata equipe Capital terá Alberto Catucci. Outra novidade para a atual temporada: a F3 terá dois pilotos internacionais. O primeiro é o colombiano Francisco Díaz, na Dragão, e terá como companheiro o angolano Duarte Ferreira.

Enquanto 14 pilotos largam para a etapa de Brasília, algumas especulações da pré-temporada não se confirmaram. A equipe britânica Hitech não alinhou nenhum carro para a etapa de abertura, mas já anunciou que correrá com Pietro Fantin em algumas provas. Já a Amir Nasr Racing não retornou à categoria, onde competiu por mais de 20 anos. Na realidade, eles estarão presentes na nova Fórmula Universitária, que, como o nome diz, terá a participação das universidades brasileiras. A ANR apoiará a favorita Universidade de Brasília. Quero dizer, favorita apenas porque este que vos escreve estuda lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s