Entrando na Arena

Gabriel Dias em Silverstone
Gabriel Dias foi um dos destaques em Silvestone. Venceu, mas chegou atrás de outro piloto, pode?

O segundo round da Fórmula 3 Inglesa aconteceu neste primeiro final de semana de maio, em Silverstone. A categoria, ao lado do FIA GT, teve o privilégio de estrear o novo traçado da pista inglesa, chamado de Arena Silverstone. Na realidade, o trecho que ia entre as curvas Abbey e Brooklands, no percurso antigo, foi substituído por uma série de curvas, incluindo a tal da Arena que leva à nova reta nacional, voltando à Brooklands.

O grid inchou em relação à estreia em Oulton. Dessa vez largaram 26 pilotos, contra 20 da primeira rodada. A equipe Sino Vision passou a alinhar um carro para o veterano Kevin Nai Chen, a CF Racing with Manor Motorsport promoveu a estreia do indonésio Rio Haryanto, e o Team West-Tec trouxe Luiz Razia, que perdera os treinos coletivos por conta do vulcão e resolvera conhecer o novo traçado da pista. A eles se juntaram a ART Grand Prix, com Esteban Gutierrez, Jim Pla e Alexander Sims, que competiriam como convidados.

O final de semana marcou o reencontro dos quatro pilotos envolvidos na polêmica do GP de Macau da F-BMW. Na época, Pla acertou Felipe Nasr, que liderava. O brasileiro foi para os pits, retornou, pulou para a quarta colocação, mas não alcançou Haryanto, que era terceiro. Mais a frente, o indonésio disputava posições com o francês e com William Buller, que terminaria como vencedor. Nasr ainda acabaria desclassificado da prova.

A nova Silverstone Arena
O novo traçado da Arena Silverstone, que foi feito para a MotoGP, mas usado por todos a partir de agora

Voltando à Fórmula 3, o novato James Calado, da Carlin, marcou a pole position tanto para a prova do sábado quanto para a segunda corrida do domingo. Os brasileiros foram bem, Nasr partiria entre os cinco primeiros em ambas as provas, acompanhando de Gabriel Dias, apenas no sábado. Adriano Buzaid largou um pouco atrás.

Na largada da primeira prova, Felipe ficou parado no grid e foi acertado por Menasheh Idafar, mas os pilotos saíram ilesos. Na frente, Calado foi pressionado constantemente por Oli Webb, da Fortec. A briga durou várias voltas, mas o piloto da Carlin levou a melhor. Um pouco atrás, Daisuke Nakajima segurou Jean-Eric Vergne para completar o pódio. Gabriel Dias terminou em 8º, seguido por Buzaid. Lucas Foresti foi o 14º, enquanto Luiz Razia terminou em 20º, mas segundo entre os pilotos da National Class, que foi vencida por James Cole.

Alexander Sims venceu em Silverstone
Debaixo de muito água, Alexander Sims venceu

Para o domingo, Dias sairia na pole devido aos oito primeiros largarem com o grid invertido. A chuva intensa seria outro fator para levar em conta nas provas restantes. Na primeira, o brasileiro manteve a liderança, seguido sempre por Daisuke Nakajima. No meio do pelotão, a ART Grand Prix mostrou a que veio e, rapidamente, Alexander Sims deixou o 11º posto da largada para brigar com os líderes.

Em pouco tempo Sims já comandava o grupo, saindo-se vencedor. Dias e Nakajima completaram o pódio. Felipe Nasr fez uma boa prova ao sair de último e terminando em décimo, dentro da zona de pontos pela primeira vez. Buzaid foi o sexto, Foresti o 14º e Luiz Razia o 18º e terceiro da National Class, vencida por Menasheh Idafar.

Para a terceira prova, a pista secou. Calado saiu na pole e reviveu a briga com o Webb. Mais atrás, William Buller deixava a prova após se chocar com Razia. Nakajima, que vinha em terceiro, abandonou a disputa por causa de um problema no motor do carro. Dessa forma, Felipe Nasr marcou o primeiro pódio na F3. Buzaid foi quinto, logo a frente de Vergne. Gabriel Dias chegou em oitavo, enquanto Lucas Foresti terminou em 12º, marcando o primeiro ponto no campeonato. Na National Class, vitória para James Cole novamente.

Jean-Eric Vergne lidera o campeonato, com 76 pontos, seguido por Webb, com 64, e Calado, 51. O brasileiro Adriano Buzaid vem logo em seguida, com 49 pontos. Gabriel Dias é o sétimo, com 37, Felipe Nasr aparece em décimo, com 15 e Lucas Foresti é somente o 15º com o único ponto marcado.

James Calado em Silverstone
Com duas vitórias, James Calado foi o destaque do final de semana em Silverstone

O destaque do final de semana é James Calado, que se recuperou dos abandonos desastrosos em Oulton, vencendo duas vezes na Arena Silverstone. O britânico agora vê Vergne mais próximo na tabela. Oli Webb e Daisuke Nakajima também merecem destaque pelas boas provas que fizeram, terminando duas vezes no pódio. Outro que somou pontos na crítica foi Alexander Sims, que está devendo uma boa atuação no certame europeu, mas deu show ao vencer a prova curta do domingo, largando apenas em 11º.

Gabriel Dias foi a surpresa do final de semana. O piloto brasileiro foi creditado com a vitória na segunda prova já que Sims correu apenas como convidado. Mesmo assim o brasileiro tem crédito já que faz uma temporada muito superior à do companheiro William Buller. Dias também deixou Daniel McKenzie, rival na National Class de 2009, para trás na tabela de pontos.

A decepção do round pode ficar com Buller e com McKenzie pelos motivos citados acima, ou com a equipe Manor, que teve o 14º lugar de Hywell Lloyd o melhor resultado. Vale lembrar que o britânico esteve sempre no topo da tabela durante a pré-temporada. Já Haryanto superou o companheiro em duas das três provas em Silverstone. Mas o meu voto para pior exibição fica com Menasheh Idafar. Considerado favorito absoluto na National Class, o britânico-bahrenita vem levando uma surra do rival James Cole. Idafar, além de acertar Nasr na largada, ainda perdeu para Cole em condições normais durante a prova longa no domingo.

Jean-Eric Vergne pode se alegrar, já que a próxima etapa da Fórmula 3 Inglesa será na pista francesa de Nevers-Magny Cours, nos dias 22 e 23 de maio.

2 comentários sobre “Entrando na Arena

  1. Curti muito seu blog e adicionei ele nos meus favoritos. Passa no meu blog e vê se também gosta. Aí adiciona nos seus favoritos. Vi que você faz jornalismo na UnB. Meu irmão faz publicidade lá. Eu formei em jornalismo na UFG. Bora conversar depois por MSN ou twitter! Flws

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s