A Indy 500 foi evento automobilístico mais visto no último fim de semana nos EUA
A Indy 500 foi evento automobilístico mais visto no último fim de semana nos EUA

Se Max Verstappen havia chocado o mundo da F1 ao vencer o GP da Espanha na estreia pela Red Bull, a Indy também teve um resultado surpreendente nas 500 Milhas de Indianápolis com o triunfo de Alexander Rossi.

O fim de semana ainda foi marcado por graves acidentes e por muita, mas muita chuva mesmo nas 24 Horas de Nurburgring. Veja o que de melhor aconteceu:

*** Nos EUA, as 500 Milhas de Indianápolis lideraram a audiência do fim de semana de automobilismo, com 3,8 pontos, o equivalente a um pouco menos de 6 milhões de telespectadores. As 600 Milhas da Nascar teve 3,2, enquanto a F1 marcou 1,07.

*** Com as punições devido aos diversos acidentes em Mônaco, Daniil Kvyat, com sete pontos na carteira, é o piloto mais perto de ser suspenso de uma prova da F1. Se chegar a 12 em um ano, recebe o gancho.

*** Uma polêmica tomou conta da corrida GP2 na sexta, porque Artem Markelov conseguiu abrir mais de 10s para Norman Nato durante o período do safety-car virtual.

*** Segundo os comissários de prova, ele estava na parte lenta do circuito quando o VSC foi acionado, não precisando tirar o pé. Nato estava na parte rápida e acabou prejudicado. Bizarro o VSC definir uma prova assim.

*** Ainda na GP2, Jimmy Eriksson, da Arden, teve seu capacete roubado fora do hotel em que estava em Mônaco.

*** Pela segunda vez em duas semanas, houve um grave acidente com um carro parado e outro vindo com pé embaixo. Se na semana passada foi com Peter Li Zhi Cong, da F3 Euro, dessa vez aconteceu com Andrew Palmer, da Pirelli World Challenge.

*** O Bentley de Palmer atingiu o Aston Martin de Jorge de lá Torre e foi catapultado para além da barreira de pneus. O piloto sofreu lesões na cabeça e segue internado.

*** Outro grande acidente do fim de semana foi do indiano Ameya Vaidyanathan, que decolou na etapa de F3 Inglesa em Oulton Park. As vitórias ficaram com Ricky Collard e Toby Sowery.

*** Ainda falando sobre a F3 Inglesa, Enzo Bortoleto conquistou o segundo pódio da temporada ao terminar em terceiro na prova com o grid invertido. É o oitavo na tabela, com 146 pontos.

*** Lando Norris, que não correu em Oulton porque estava em Mônaco competindo pela F-Renault, caiu para sétimo na tabela da F3 Inglesa, com 153 pontos. Faltam quatro etapas para o fim do campeonato, e ele precisa descontar 116 pontos que o separam de Collard.

*** Uma das corridas de longa duração mais tradicionais da Europa, as 24 Horas de Nurburgring foram marcadas por uma tempestade torrencial e até por neve na primeira hora. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha.

*** Mas valeu acompanhar a prova de endurance. No fim, Maro Engel ultrapassou Christian Hohenadel na última volta para ficar com a vitória. A Mercedes terminou com as quatro primeiras posições.

*** Quem também correu em Nurburgring foi o WTCC. E o piloto Tom Coronel, da Chevrolet, acabou multado em € 5 mil por tuitar de dentro do carro enquanto dirigia.

***A punição foi bem leve se levarmos em conta que usar o celular dentro do carro é uma das principais causas de acidentes nas ruas e que os pilotos deveriam dar exemplo.

*** Ex-piloto da Nascar, Parker Kligerman voltou à Arca na etapa do misto de New Jersey. Venceu.

*** Você pode clicar aqui para ver os resultados das principais categorias do automobilismo mundial no último fim de semana.