Expandindo os negócios

A Hitech está correndo também no Mercedes Challenge em 2014 - foto de luca bassani
A Hitech está correndo também no Mercedes Challenge em 2014 – foto de luca bassani

A F3 no Brasil sempre serviu como porta de entrada. E não apenas para pilotos. Diversas equipes já passaram pelo campeonato de monopostos e depois foram alçadas a certames maiores do automobilismo aqui no país.

Só para ficar num passado recente, a Bassani e a Amir Nasr foram campeãs da categoria antes de se dedicarem à Stock Car e, mais recentemente, ao Brasileiro de Marcas. A Bassan também esteve no Marcas e já teve passagem pela Copa Montana.

A saída desses times, no entanto, também teve a ver com o momento em que a F3 se encontrava. Com os grids tendo diminuído desde a mudança do equipamento para o Dallara F308, essas escuderias acabaram se concentrando em campeonatos mais rentáveis.

A situação é um pouco diferente da enfrentada pela Hitech. Campeã da F3 Sudamericana no ano passado com Felipe Guimarães, o time resolveu ampliar os esforços em 2014 e agora também está presente no Brasileiro de Turismo e no reformulado Mercedes Challenge, além de ter dois carros na divisão Light da F3.

A escuderia, na verdade, acaba seguindo uma tendência de antigas colegas da F3 Inglesa. Entre os times que continuam brigando na Inglaterra, desde o ano passado a Fortec passou a se dedicar a categorias GT, além de estar presente em praticamente todas as F-Renault existentes.

A Carlin, que compete na F3, GP2, GP3 e World Series by Renault, já teve parcerias com o BTCC, WTCC e até mesmo com a Porsche Supercup. E a Doubla R só não entrou na F2 porque o campeonato acabou.

E a equipe chegou a ter mais dois carros na F3 Light - foto de luca bassani
E a equipe chegou a ter mais dois carros na F3 Light – foto de luca bassani

O problema é que às vezes essa expansão pode ser traumática. A Fortec ainda não conseguiu ser competitiva no GT. A Carlin não foi capaz de atrair pilotos de ponta para a F3 Inglesa – embora inscreva seis carros na Europeia – e acabou tirando 2014 como um ano sabático na World Series. Já a Hitech é a única das quatro maiores equipes da F3 Brasil que ainda não venceu no novo campeonato, após os triunfos de Lukas Moraes (Prop Car) e Renan Guerra (R&R Weissach) em Interlagos.

Mas isso não é algo que preocupa a esquadra paranaense. Perguntei ao chefe da escuderia, Rodrigo Contin, se a ampliação da equipe acabou enfraquecendo o trabalho que é feito na F3 e ele respondeu que não.

O engenheiro disse que, nos mesmos moldes da Europa, são times separados para os monopostos e para os carros de turismo e quem trabalha em um não tem contato com o outro. Além disso, ele afirmou que todos os mecânicos que fizeram parte da campanha vitoriosa de Guimarães continuam na Hitech.

Contin, por fim, explicou que ter a equipe presente em mais de um campeonato pode facilitar o trabalho no futuro. Afinal, agora o time pode começar a trabalhar com um piloto no início da carreira e acompanhá-lo conforme for avançando no esporte a motor aqui no país.

Fazendo um breve comentário, no caminho oposto, eu acho que também seria legal se algumas equipes da Stock Car e dos outros campeonatos considerassem entrar na F3. Como o grid aumentou bastante em 2014, essa pode não ser uma ideia mais tão absurda como já foi há alguns anos. Dava até para usar o exemplo da Hitech e usar a F3 para treinar os caras para os torneios maiores.

Um comentário sobre “Expandindo os negócios

  1. A Hitech Racing tem tudo para continuar sendo vitoriosa, principalmente pela dedicação, honestidade e competência de seu dirigente, Rodrigo Contin !

    E tomara que outros chefes de equipes escutem o conselho do Rodrigo e se juntem à F3 Brasil..!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s