
Esses 28 dias sem F1 são terríveis para acharmos algo para escrever. Vamos pegar o exemplo dos grandes sites: até hoje se discute a passagem de Barrichello em Schumacher. Sempre sai uma notícia do tipo “Al Gore acha que Barrichello poluiu o planeta ao fazer a ultrapassagem”.
É típico de não ter assunto. E se fosse só a F1 parando, seria ótimo. Eu falo de outras 14 categorias por aqui, era só pegar alguma que esteja correndo e falar algo. Mas não. Todas decidem parar duas ou três semanas no mesmo período de verão.
Então eu comecei este post só para fazer você leitor pensar que o blog tinha sido atualizado. Só que o jornalismo é dinâmico né, e no meio do parágrafo anterior sai uma notícia interessante que você terá o privilégio de ler aqui antes. A menos que tenha lido em outro lugar, como diria nosso narrador favorito.
Faz um tempo, eu fiz um post falando que a DTM estava mudando para a temporada 2012. Além da chegada da BMW – e possivelmente da Opel –, eles estavam mirando o mercado do oriente. Primeiro a corrida na China no final desta temporada e depois um conjunto de regras que equalizariam a categoria alemã ao SuperGT, categoria japonesa onde compete JP de Oliveira.
Entre as medidas, as categorias passariam a competir com carros padrões, isto é, todos os carros são iguais e a diferença de marca para marca são apenas os adesivos colados, igual ao que ocorre na Nascar e na Stock por aqui. Os modelos seriam feitos pensando em motores V8, com KERS.
A ideia parecia boa já que uma categoria europeia (DTM) poderia se juntar a uma asiática (SuperGT), sendo possível imaginar Mercedes, BMW, Opel, Audi, Lexus, Nissan e Honda na pista simultaneamente. Só que alguém na América viu a oportunidade de colocar mais carros nessa competição. A GrandAM estuda adotar as mesmas mudanças a partir de 2012 para que não só o próprio grid da categoria seja aumentado, como também as equipes que já competem nos Estados Unidos possam inscrever Camaros, Mustangs, Mazdas e Porsches nas outras duas. Que fã de automobilismo nunca sonhou com todos estes carros famoso dividindo a pista?
Só que eu torço o nariz para o tal carro padrão. Imaginem onze carros distintos (muito parecidos como um Porsche e uma Mustang) cuja única diferença será os adesivos que simulam faróis e entradas de ar. Não dá. Se houver uma boa distinção entre os modelos – no mínimo como ocorre na Nascar Nationwide – seria um grande passo que pode até ameaçar a Le Mans Series.