Se tem um dia que, na minha opinião, mudou o World of Motorsport para sempre foi 4 de abril de 2014, quando publiquei aqui um post chamado Agenda da Velocidade.
Nesta altura do campeonato, você já deve saber do que estou falando. Era uma página que reunia em um só lugar todos os horários, onde assistir e, posteriormente, os resultados das principais categorias do automobilismo mundial naquele fim de semana.
Sábados e domingos costumavam ser um problema na audiência do meu site, uma vez que há menos gente utilizando a internet para matar o trabalho ler notícias e conteúdos sobre automobilismo. Quando comecei a publicar a Agenda da Velocidade, o jogo virou, e passei a atrair mais leitores aos fins de semana que de segunda a quinta.
Como eu ia acompanhar algumas dessas corridas e seguir os resultados das outras, de alguma forma já tinha uma agenda própria. A novidade foi publicá-la aqui.
No início, dava um trabalhão. Eu já conhecia alguns sites que colocavam quais campeonatos iam correr no fim de semana. Daí entrava nos sites dessas categorias, baixava a programação de pista de cada uma delas, calculava o fuso horário e organizava no formato final. Nos últimos anos, o processo se tornou mais rápido.
O que me surpreendeu é que levou muitos anos para outras páginas copiarem essa ideia. Só mais recentemente é que vi “irmãs” da Agenda da Velocidade, digamos assim, rodando por aí. Uma vez até recebi uma proposta para, em vez de colocar no World of Motorsport, publicar a agenda no site de um jornalista. Não ganharia nada em troca. Só ele seria beneficiado. Recusei, claro.
Ao todo, foram nove temporadas da Agenda da Velocidade aqui no site. Apesar de o World of Motorsport encerrar as atividades no fim desta semana, a agenda vai continuar (inscreva-se no fim deste post para continuar a receber).
E abaixo você confere algumas curiosidades sobre o carro-chefe, com o perdão do trocadilho automotivo, deste meu site.
A Agenda da Velocidade mais acessada
Como os recordes de audiência do World of Motorsport foram atingidos no primeiro semestre de 2021, não é uma surpresa que as três Agenda da Velocidade mais acessadas foram postadas nesse período.
A vencedora foi a 12/2021, que trazia o início da temporada da F1 e também da MotoGP daquele ano. Além disso, era a abertura do campeonato da F2, com Felipe Drugovich sendo considerado um dos favoritos ao ter assinado com a UNI-Virtuosi e com Gianluca Petecof subindo de categoria após ter conquistado a taça da F-Regional de forma emocionante no ano anterior.
A segunda mais acessada foi a 18/2021, que contava com o GP da Espanha de F1 e o início da temporada da F3, com Caio Collet e Enzo Fittipaldi no grid.
Para quem não se lembra, em 2021, houve uma bizarra regra que F2 e F3 não corriam nas mesmas pistas, por isso o campeonato de entrada acabou recebendo mais atenção que o normal. Na mesma data, a Formula E correu nas ruas de Mônaco, com Lucas di Grassi e Sergio Sette Câmara.
Já a 21/2021 trouxe os horários e resultados da histórica quarta vitória de Helio Castroneves nas 500 Milhas de Indianápolis. Só que, como já vem acontecido nos últimos anos, a tradicional prova americana aconteceu em um fim de semana diferente do GP de Mônaco da F1. Uma pena.
O resultado mais clicado
Quando eu comecei a pesquisar qual foi o resultado mais clicado na história da Agenda da Velocidade, jamais poderia imaginar aquele que sobressairia.
Afinal, fui eu que escrevi e atualizei todas as agendas ao longo deste nove anos. Já tinha uma ideia de quais corridas tinham sido as mais populares. Por isso, foi uma surpresa descobrir que o resultado que gerou mais interesse foi o da segunda classificação da etapa de Hungaroring da temporada 2016 da F3 Euro.
Infelizmente, como o campeonato já foi encerrado, o PDF não está mais no ar. Mas você pode clicar aqui para relembrar como foi esse importante (??) treino.
Para quem — assim como eu algumas horas atrás — não se recorda, Maximilian Gunther, então na Prema, cravou a terceira pole para a rodada tripla da Hungria, superando um tal de George Russell. Talvez a curiosidade tenha sido pelo bom desempenho de Sergio Sette Câmara, então defendendo as cores do Red Bull Junior Team, em terceiro, logo à frente de Guanyu Zhou, na época, na Academia da Ferrari.
Na corrida, que não teve o mesmo interesse que a classificação, o brasileiro recebeu a bandeirada em quinto. Gunther abandonou, e a vitória ficou com Ben Barnicoat. Pedro Piquet, o outro brasileiro no grid, terminou em sétimo, sua segunda melhor colocação naquele ano.
Outro resultado bem clicado foi Jehan Daruvala tendo liderado os treinos de pós-temporada da F2 no fim de 2020 — no dia que marcou a estreia Drugovich na equipe UNI-Virtuosi.
Destaque também para:
Vitória de Ukyo Sasahara com Pietro Fittipaldi em quarto na primeira bateria da F3 Asiática 2020 em Yas Marina
Primeiro lugar de Daruvala (acho que meus leitores são fãs dele) na corrida 2 da rodada de Taupo da TRS 2016
Triunfo de Ferdinand Habsburg, na corrida 3 da rodada de Manfeild da TRS 2016 — com Lando Norris em segundo
Pole de Naoki Yamamoto, em Suzuka, na Super Formula 2016
Vitória de Enzo Fittipaldi na corrida 2 da rodada de abertura da F-Regional Europeia, de 2019, com Igor Fraga em terceiro, em Paul Ricard
Você se lembra de alguma dessas corridas?
O campeonato mais popular
Por uma coincidência do destino, o campeonato preferido dos leitores da Agenda da Velocidade foi um que vai encerrar as portas no fim de 2022, assim como o World of Motorsport: a F4 Alemã.
Ao longo de sua história, a categoria recebeu diversos brasileiros: Drugovich, Petecof, Enzo Fittipaldi, Rafael Câmara, Mauro Auricchio, Emerson Fittipaldi Jr, Caio Collet e Giuliano Raucci, sendo que os dois últimos tomaram parte somente de uma rodada cada um.
Mas nos últimos anos o campeonato vinha enfrentando grids cada vez menores, com menos de dez carros, fazendo com que os organizadores decidissem não aceitar mais inscrições para 2023. Uma pena. Apesar de nenhum brasileiro ter sido campeão, foi um torneio onde os representantes do país se destacaram.
A segunda colocação ficou com a F4 Italiana — o que já era previsível, já que seus pilotos costumavam ser os mesmos da F4 Alemã, e teve Enzo Fittipaldi como campeão de 2018. Destaque também para a F3 Euro — acho que por causa dos fãs de Gunther — e para a F-Regional Europeia, que teve Petecof levando o título.
Receba a Agenda da Velocidade 2023
O World of Motorsport vai encerrar as atividades no fim de 2022. Mas a Agenda da Velocidade vai continuar!
Cadastre seu e-mail abaixo para recebê-la toda quinta-feira, com os horários e onde assistir às principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana. Não se preocupe, não é uma pegadinha para vender curso para você.

Mesmo que já recebe as news, deve assinar novamente?
Muito obrigado pelo seu trabalho, conheci muitos pilotos e categorias por aqui.
Ótimo 2023 para todos, especialmente pra você e sua família.
CurtirCurtir
Oi, Leandro. Ótimo 2023 para você também!
Depende. Se você já recebe por ter se inscrito com a conta do WordPress, acho que precisa refazer. Do contrário, não será necessário!
CurtirCurtir
Valeu, eu recebo pelo wordpress mesmo
CurtirCurtir
muito obrigado por manter a Agenda, Felipe! Desejo um ótimo 2023 e um ótimo futuro, espero que com conteúdos tão bons como foram o do world of motorsport. Boa sorte nos novos projetos!
CurtirCurtir