O WEC (o Mundial de Endurance), assim como a F1, é uma daquelas categorias que logo após o fim de sua temporada realiza o Treino dos Novatos. Isto é, um teste no qual competidores podem ter o seu primeiro contato com o equipamento do campeonato (dos hipercarros ao GT) em uma atividade oficial.

Serve para darmos uma primeira olhada em quem vai correr por qual equipe no ano seguinte e também para ter uma avaliação um pouco mais completa de quem está se destacando em torneios menos conhecidos.

No Treino dos Novatos de 2022, as atenções estavam voltadas a Doriane Pin, pilota francesa de apenas 18 anos de idade e que foi descoberta pela Ferrari na seletiva Girls on Track, há dois anos, quando ainda era uma adolescente que disputava corridas de Renault Clio, na França.

No Girls on Track, ela ficou com o vice e perdeu a bolsa para correr de F4 e a vaga na Academia da Ferrari para Maya Weug. Enquanto a ganhadora da seletiva passou as duas últimas temporadas na F4 Italiana, Pin também recebeu uma oportunidade da Ferrari e foi integrar o programa Iron Dames, uma iniciativa da FIA para dar mais oportunidades às pilotos, competindo pela montadora em provas de carro GT.

O 2022 dela foi incrível. Primeiro, foi colocada pela Ferrari na Le Mans Cup (campeonato de longa duração preliminar da ELMS) e na versão europeia do Ferrari Challenge — uma categoria pro-am, onde corre o ex-F1 Adrian Sutil, por exemplo.

Na Ferrari Challenge, conquistou o título, enquanto na Le Mans Cup andou frequentemente entre os ponteiros, apesar de a divisão para carros GT ser bastante esvaziada. Esse bom desempenho fez com que ela ganhasse mais oportunidades entre as Iron Dames em categorias maiores.

Aí que Pin começa a brilhar. Na hora que ela assume a titularidade em campeonatos como a ELMS e o GWTC Europe, a Ferrari do time feminino tem um grande salto de rendimento e passa a ser uma forte candidata à vitória em todas as corridas.

Com Pin, as Iron Dames ganharam as 24 Horas de Spa-Francorchamps na divisão Gold Cup e terminaram a temporada da divisão GTE da ELMS com um abandono, uma vitória e um segundo lugar — em comparação, nas três corridas anteriores, sem a francesa, jamais tinham subido ao pódio.

Pelo sucesso das Iron Dames, principalmente após a promoção de Pin, é que a participação da francesa no Treino dos Novatos, do WEC, chamava tanto a atenção.

Até porque sobressair no Ferrari Challenge não é um desafio tão grande assim para qualquer competidor profissional. Além disso, os outros campeonatos em que correu — o GTWC e a ELMS — contam com a equalização dos carros (o chamado balance of performance), então havia algumas dúvidas sobre o quanto Pin realmente fez a diferença ao ser promovida a titular.

Como foi o Treino dos Novatos do WEC 2022

Claro que não é um dia de treinos no Bahrein que vai responder todas essas dúvidas. Vai ser preciso analisar a evolução da francesa em sua carreira. Mas ela foi muito bem em seu primeiro contato oficial com um protótipo, guiando a máquina da equipe Jota.

Pin foi a oitava colocada entre todos os competidores que testaram na divisão LMP2, ocupando a quarta colocação entre os que de fato são novatos.

Por exemplo, ficou apenas 0s1 atrás de Oli Caldwell, britânico que correu na F2 neste ano e com ampla experiência nas categorias de base da F1. Tomou apenas alguns centésimos de Frederick Lubin, que esteve na Euroformula Open em 2022, e superou Marcus Armstrong, ganhador de prova na F2 e que deve tomar parte da Indy em 2023.

Também ficou na frente de competidores menos conhecidos, mas também veteranos dos monopostos, como Filip Ugran (ex-F3) e Kyffin Simpson (da Indy Lights).

Lembrando que Pin tem somente 18 anos de idade. Caldwell tem 20, assim como Ugran, enquanto Armstrong, 22. Ou seja, seus adversários já tiveram mais tempo para se desenvolver.

Até hoje, nenhuma mulher venceu as 24 Horas de Le Mans na classificação geral, e desde 1980 (há 42 anos) uma competidora não triunfa em uma classe na tradicional prova. É claro que a gente quer ver uma pilota de volta ao grid da F1, mas essas são marcas bem expressivas que Pin vai se mostrando em condições de tentar alcançá-las.

Em tempo: falei de Nelsinho Piquet mais acima, porque o brasileiro participou do Treinos dos Novatos como preparação para correr na ELMS no ano que vem. Após ganhar o Lamborghini Super Trofeo Grand Finals, vai defender a equipe United, de Zak Brown, ao lado do também brasileiro Daniel Schneider. O ex-F1 não é um novato de verdade, tendo disputado o WEC em 2016 e 2017.

Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos do Treino dos Novatos do WEC, no Bahrein.

protótipo LMP2 verde e com frente em vermelho da equipe Jota com número 38, fazendo curva para a direita, colado na zebra
Doriane Pin testou com o protótipo da Jota no Treino dos Novatos do WEC 2022 – foto: gabi tomescu/focus-pack-media.de/wec/divulgação
Publicidade