Enzo Fittipaldi está mais próximo de fazer parte do grid da F1 no futuro. Depois de integrar a Academia da Ferrari no início da carreira, o brasileiro passará a defender o Red Bull Junior Team em 2023, quando permanecerá na F2.

Neste ano, o neto de Emerson Fittipaldi já competida na principal categoria da acesso da F1. Foi seu bom desempenho pela equipe Charouz que chamou a atenção de Helmut Marko, chefão do automobilismo rubro-taurino, e da Red Bull. Pela pior equipe do grid da F2, o brasileiro ocupa a sexta posição na tabela, com seis pódios obtidos até agora.

No ano que vem, vai andar pela Carlin, escuderia que costuma alternar altos e baixos, mas que constantemente está na briga pela vitória. Um de seus piloto neste ano foi Logan Sargeant, possível titular da Williams na F1 2023.

Aí vem a pergunta sobre o futuro de Fittipaldi: quais as chances reais de Enzo ser promovido pela Red Bull e fazer parte do grid da F1 em 2024?

Enzo Fittipaldi pode subir para a F1 em 2024?

A resposta é que ainda está muito cedo para cravar e vai depender de o brasileiro estar no lugar certo e na hora certa daqui a cerca de 12 meses.

Para começar, é preciso que haja uma vaga (ou mais) aberta na AlphaTauri, a equipe satélite da Red Bull, em 2024.

Muito vai depender do desempenho de Yuki Tsunoda. Até agora, em duas temporadas na F1, o japonês não foi bem: pontuou em somente 11 das 42 corridas de que tomou parte na principal categoria do automobilismo mundial. Além disso, não costuma ter bom resultado nas classificação — tem 13,5 de posição média de largada em 2022 — e ficou mais conhecido pelo seu temperamento explosivo.

Se continuar assim, deverá ser substituído. Mas o próximo ano também significa uma oportunidade para evoluir e manter a vaga na F1.

Já o segundo carro da AlphaTauri é um ponto de interrogação. Seu titular em 2023 será Nyck de Vries, que estava na Formula E.

O holandês assegurou sua promoção para a F1 ao pontuar no GP da Itália, onde foi chamado de última hora para substituir Alex Albon, que estava com um problema de saúde.

Resta ver se De Vries conseguirá manter esse tipo de desempenho ou se vai ter um campeonato estilo Brendon Hartley, outro que havia sido pinçado pela Red Bull de fora do paddock da F1, mas que só durou uma única temporada na principal categoria do automobilismo mundial em meio aos fracos resultados.

Independentemente de haver uma ou duas vagas na AlphaTauri para 2024, Fittipaldi também precisará fazer a sua parte para ser cotado a uma delas. Isto é, lutar por vitórias e pelo título na F2 no ano que vem e ser o melhor entre todos os jovens pilotos do Red Bull Junior Team na tabela.

E olha que a concorrência deverá ser pesada. Dos pupilos da fabricante de energéticos, Dennis Hauger, Ayumu Iwasa, Jak Crawford e Isack Hadjar já foram confirmados ou são especuladas na F2 em 2023. Isso sem falar em Zane Maloney, destaque da segunda metade da temporada da F3 neste ano, que é apontado como futuro piloto tanto da Carlin quanto do Red Bull Junior Team.

Ao menos na teoria, o brasileiro parece estar na fila atrás de Hauger e de Liam Lawson (especulado na Super Formula, do Japão), que foram confirmados como reservas da Red Bull na F1 em 2023. Mas nada que não possa mudar quando os carros das categorias de base forem à pista no ano que vem.

Daí fica a expectativa para ver se Enzo vai conseguir encaixar na Carlin, da mesma forma como foi com a Charouz, e se será capaz de repetir o desempenho surpreendente de 2022.

Você pode clicar aqui para ver como o grid da F2 2023 está sendo montado.

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