A temporada 2022 da Nascar foi marcada por inúmeras mudanças, e nem todas elas tiveram o resultado esperado.
Um bom exemplo foi a chegada do novo carro, chamado de Next Gen. De um lado, o modelo aumentou a competitividade em muitas pistas — a temporada 2022 fechou com um recorde de 19 vencedores diferentes.
Do outro, o campeonato ficou marcado pela falta de segurança do novo equipamento — um problema que já vinha sendo levantado desde os primeiros testes feitos com o veículo.
O ponto mais baixo foi a aposentadoria precoce de Kurt Busch em decorrência de um acidente sofrido na classificação em Pocono. O veterano piloto foi diagnosticado com uma concussão da qual ainda não se recuperou totalmente. Buschão, como também é chamado pelos fãs, perdeu as últimas 16 etapas de de 2022 e, sem saber se poderá competir no ano que vem, desistiu de correr, abrindo espaço para a chegada antecipada de Tyler Reddick ao time 23XI.
Outro vetado pelos médicos devido a uma concussão foi Alex Bowman. Após bater no Texas, o competidor ficou de fora de toda a segunda fase dos playoffs — portanto, acabou eliminado — e só retornou ao cockpit do 48 agora, na decisão em Phoenix.
Isso sem falar no próprio Reddick, que abandonou a etapa de Martinsville porque sentia tontura e dor de cabeça.
Outra polêmica da Nascar 2022 foram as — inúmeras — punições. Bubba Wallace, por exemplo, levou um gancho de uma etapa por bater de propósito em Kyle Larson, em Las Vegas, após um enrosco entre os dois. Já o chefe de equipe de Cole Custer recebeu um gancho por prazo indeterminado por ter orientado seu piloto a participar de jogo de equipe no Roval.
E William Byron tinha perdido 25 pontos, no Texa,s por ter dado um toque em Denny Hamlin em bandeira amarela, o que comprometeria suas chances de avançar nos playoffs. O piloto recorreu, e sua punição foi revertida apenas para uma multa, o que o colocou de volta à briga.
Muitos competidores aproveitaram esses problemas para conceder entrevistas e pressionar a Nascar a fazer mudanças no carro e também nas regras. Ou seja, por diversas semanas, o noticiário foi tomado por histórias negativas para a categoria.
Aí veio a etapa de Martinsville, que definiria os quatro finalistas dos playoffs.
No quesito pontuação, as regras da Nascar são bastante simples. Com exceção do vencedor, cada posição na pista vale um ponto. Isto é, o segundo colocado de uma corrida soma 35, o terceiro leva 34, o quarto fica com 33 e assim por diante. Há ainda a pontuação extra no fim de cada estágio, que é somada a esses valores.
No início da última volta, em Martinsville, a equipe Trackhouse informou ao piloto Ross Chastain que ele estava dois pontos atrás de Denny Hamlin, o último dos quatro pilotos que garantiriam vaga para a final. Ou seja, precisaria ultrapassar dois adversários naquele giro para se colocar entre os quatro finalistas.
A manobra de Ross Chastain em Martinsville
Foi quando Chastian protagonizou a imagem que rodou o mundo. Em vez de frear para fazer as últimas duas curvas, jogou seu carro ao muro, com toda a velocidade, para que não perdesse embalo e a proteção virasse seu carro, enquanto os adversários precisariam diminuir muito a velocidade para fazer a tangência normalmente. O lance deu certo, Chastain ganhou cinco posições e passou à final.
O vídeo de Chastain foi recorde de audiência nas redes sociais e compartilhado até mesmo por pilotos como Fernando Alonso, da F1.
Mérito do americano, é claro, que fez uma manobra inédita, e também da Nascar, em apostar em um regulamento com playoffs, eliminações e que prioriza a vitória, diferentemente do que acontece em qualquer outro campeonato do mundo. Isso acaba criando um drama e um senso de urgência, incentivando os competidores a tentar doideras como o lance de Chastain.
Dessa forma, a categoria conseguiu virar o jogo e fechou a temporada em alta, com todo mundo comentando sobre a manobra em Martinsville e não falando mais em lesões e punições, como estava acontecendo.
Em tempo: a última etapa da Nascar, em Phoenix, também aconteceu em meio à morte de Coy Gibbs, dirigente da equipe Joe Gibbs Racing e pai do piloto Ty Gibbs (campeão da Xfinity no dia anterior).
Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos da decisão da Nascar, em Phoenix, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.
Assista abaixo a manobra de Ross Chastain em Martinsville:
Esse blog aqui não pode terminar, pelaordeDeus!
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I LOVE THIS GAME!!!!
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Paraceu até videogame!
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