Pietro Fittipaldi fez uma de suas melhores corridas no automobilismo profissional no fim de semana, na etapa de Spa-Francorchamps da ELMS.

Competindo ao lado do suíço Fabio Scherer e do dinamarquês David Heinemeier-Hansson, o brasileiro terminou as 4 Horas de Spa-Francorchamps com a segunda colocação, ficando atrás somente do Oreca da equipe United, de propriedade de Zak Brown, o chefão da McLaren.

Mas não foi apenas o resultado final na Bélgica que chamou a atenção, mas, sim, a maneira como foi conquistado.

O fim de semana tinha começado bastante promissor para a tripulação da equipe Inter Europol, que conta com o brasileiro, ao obter o terceiro lugar em ambos os treinos livres em Spa. Essa foi a primeira vez na temporada da ELMS que o carro número 43 andou constantemente entre os ponteiros.

Só que aí veio a ducha de água fria. Na classificação, Scherer, que tinha ficado a cargo de fazer a tomada de tempo, bateu, causando a bandeira vermelha.

Como consequência, o equipamento número 43 foi relegado à 40ª e última posição do grid e ainda perdeu o direito a um jogo de pneus novos para a prova. O início promissor do fim de semana já era, certo? Errado.

A recuperação da equipe de Pietro Fittipaldi na ELMS 2022

Pelo contrário! Na corrida, a máquina verde e amarela começou a ganhar posições com facilidade até entrar na disputa pelo pódio. A esquadra ainda foi beneficiada por uma série de aparições do safety-car, que juntava o pelotão.

No fim, a Inter Europol optou por permanecer com um composto já desgastado após a última parada, para compensar o jogo de pneu perdido devido à punição na classificação. Dessa maneira, o 43 não teve forças para lutar pela vitória – o carro da United cruzou a linha de chegada com mais de 23s de vantagem –, mas foi capaz de se defender do equipamento da Prema, que lidera o campeonato, na briga pelo segundo posto.

Com o resultado da Bélgica, o trio da Inter Europol subiu para a 12ª colocação no campeonato da ELMS, sendo apenas a segunda vez na temporada que marcou pontos. A outra tinha sido um nono lugar Imola.

Em tempo, o segundo lugar no fim de semana veio justamente em Spa-Francorchamps, pista que marcou a carreira de Pietro Fittipaldi.

Foi lá em que o brasileiro sofreu um forte acidente e quebrou as duas pernas, em 2018, ano em que ia disputar etapas da Indy, do WEC e também da Super Formula do Japão. Após sua recuperação, Fittipaldi chegou a participar de algumas provas nos EUA, mas depois disso praticamente acabou focando apenas em sua função de reserva da equipe Haas na F1.

Pela Haas, disputou dois GPs no fim de 2020, em substituição a Romain Grosjean, que havia sofrido seu icônico acidente no Bahrein. E talvez a etapa em Spa tenha sido a principal atuação de Fittipaldi desde então.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da etapa de Spa-Francorchamps da ELMS 2022, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Foto conceitual do carro número 43 da Inter Europol em cima de uma das zebra de Spa-Francorchamps. De um lado, brita, do outro, asfalto
Em Spa, a equipe Inter Europol, de Pietro Fittipaldi, se recuperou após problemas na classificação – foto:
Publicidade