A sonhada primeira vitória na Moto3 não veio. Mas Diogo Moreira conquistou um ótimo resultado na etapa de Silverstone, da temporada 2022, ao cravar a pole-position e receber a bandeira quadriculada em sexto.

Em seu ano de estreia na categoria, o brasileiro já havia obtido o sexto lugar em outras duas oportunidades: na abertura da temporada no Qatar e, duas corridas mais tarde, na Argentina.

Só que antes das férias de verão da MotoGP (e também da Moto3), Moreira não vinha em boa fase. Tinha sofrido uma fratura no punho esquerdo devido a um acidente sofrido no fim do GP da Itália, que chegou até mesmo a deixá-lo de fora da corrida seguinte, na Catalunha. Nas duas provas após seu retorno, na Alemanha e na Holanda, foi o 16º em ambas e nem sequer pontuou.

Se dividirmos a primeira metade da temporada do brasileiro em antes e depois da lesão, Moreira saiu de 9,2 de posição média de chegada (além de três abandonos) nas primeiras sete etapas de 2022, antes da lesão, para 16 de posição média de chegada após seu retorno — indicando que não estava totalmente inteiro.

Aí ficava a dúvida: será que o brasileiro seria capaz de retomar a boa fase do início do campeonato, quando era considerado uma das surpresas do grid e chegou a ser apontado por Maverick Viñales como favorito à taça?

A resposta veio logo na primeira etapa após as férias de verão — um período de mais de um mês sem corridas da categoria — com Moreira garantindo a pole em Silverstone.

A pole-position de Diogo Moreira na Moto3 2022

Na prova do Reino Unido, como é de praxe na Moto3, mais de 15 competidores lutaram pela vitória nas voltas finais. Moreira chegou a sair do grupo dos dez primeiros, mas recuperou algumas posições para receber a bandeirada em sexto.

O mais curioso é que o brasileiro nem tem lá tanta experiência no traçado inglês, uma vez que a pista não faz parte da Red Bull Rookies Cup (muito menos do Espanhol de Moto3), onde Moreira competiu no ano passado.

Com o resultado de Silverstone, Moreira agora soma 44 pontos e está somente quatro atrás do espanhol Daniel Holgado na luta para ser o melhor novato da Moto3 2022.

Além da briga para ser o melhor estreante, Moreira entra em uma fase importante da temporada: restam somente mais oito etapas para o fim do campeonato, período em que as negociações para o ano que vem começar a ser definidas. Ou seja, é a chance de mostrar que a boa fase voltou e, quem sabe, obter seu primeiro pódio na categoria e abrir portas para 2023.

Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos da etapa de Silverstone da Moto3, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Pilotos da Moto3 fazendo curva em S enfileirados e liderado pelo número 53,
Como já é de praxe, a etapa de Silverstone da Moto3 2022 foi muito disputada – foto: gold & goose/red bull content pool
Publicidade