Para quem gosta de acompanhar a novíssima geração de pilotos brasileiros no exterior, 2022 está sendo um ano e tanto. Se em uma ponta Felipe Drugovich lidera a temporada da F2, na outra os representantes do país estão fazendo uma verdadeira invasão às F4 da Europa.

No último fim de semana, por exemplo, quatro brasileiros estiveram presentes na etapa de Vallelunga da F4 Italiana. Rafael Câmara e Emerson Fittipaldi Jr., que disputam a temporada completa em 2022 até aqui, ganharam a companhia de Nicholas Monteiro (que já havia corrido em Spa-Francorchamps) e de Nelson Neto.

Tanto Monteiro quanto Neto tomam parte da F4 Brasil em 2022 e foram companheiros de equipe na Cram, esquadra italiana acostumada a receber representantes brasileiros. Entre eles, Neto é quem se saiu melhor, tendo obtido dois 25º lugares (entre 37 carros) como melhor resultado.

Como a F4 Italiana está entrando agora num intervalo de mais de dois meses até a próxima rodada, marcada para 9 a 11 de setembro no Red Bull Ring, a invasão brasileira na Europa entrou na rota da F4 Espanhola.

Serão três os representantes do país na etapa de categoria ibérica em Spa-Francorchamps, marcada para este fim de semana.

Os pilotos brasileiros na F4 Espanhola 2022 em Spa

O primeiro é Ricardinho Gracia, vencedor de uma corrida aqui no Brasil, e que está participando de todas as provas do campeonato da Espanha.

O segundo será Neto, que continua na Cram. Neste ano, a esquadra italiana tem se dividido entre o campeonato do seu país e o da Espanha, mas até agora não pontuou em nenhum deles.

A terceira é Aurelia Nobels, que assinou com a equipe Formula de Campeones, outra escuderia que está zerada no campeonato da Espanha.

Falando em Nobels, desde o começo do ano, a única pilota da F4 Brasil já vem se aventurando no automobilismo europeu. Participou dos testes de pré-temporada da F4 Italiana e, em meados de junho, fez sua estreia na F4 Dinamarquesa, campeonato conhecido por atrair pilotos de diversos países que buscam acumular mais quilometragem na Fórmula 4.

É muito difícil fazer qualquer prognóstico em termos de resultados para o trio brasileiro em Spa-Francorchamps. A F4 Espanhola, em 2022, vem sendo dominada pelas equipes Campos e MP. As demais esquadras vêm, no máximo, lutando para pontuar.

Além disso, enquanto os brasileiros estão dando o primeiro passo no automobilismo europeu, enfrentam adversários mais experientes. Alguns deles já estão há quase três anos na F4 Espanhola.

De qualquer forma, é muito positivo ver tantos representantes do país se aventurando pela Europa. Aumenta a chance de eles serem competitivos e de algum fazer a carreira vingar.

Você pode clicar aqui para conferir os resultados completos da etapa de Spa-Francorchamps da F4 Espanhola 2022, assim como os das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Carro azul, amarelo e branco de Ricardinho Gracia faznedo curva para direita na F4 Brasil 2022, no S em descida do Velo Città
Ricardinho Gracia já venceu uma vez na F4 Brasil em 2022 – foto: luca bassani/rf1/divulgação