Difícil encontrar um piloto no automobilismo mundial que teve sete dias tão doidos quanto Carson Hocevar, jovem promessa de 19 anos de idade que compete na Nascar Truck Series em 2022.

O mundo do americano virou de ponta-cabeça no dia 4 de junho, durante a disputa da etapa de Gateway. Em busca de sua primeira vitória na categoria — ele já terminou em segundo em três oportunidades –, Hocevar sofreu um forte acidente na última volta daquela prova.

No lance, o piloto foi tocado por Derek Kraus, na briga para terminar entre os cinco primeiros, e perdeu o controle do seu truck, que foi parar na parte de cima da pista. Enquanto o equipamento ia descendo, foi acertado em cheio, quase que em “T”, por Tyler Hill. Resultado: Hocevar foi levado imediatamente para o hospital e diagnosticado com fraturas no calcanhar e na tíbia da perna direita.

Dois dias após a prova, na segunda-feira, dia 6, o americano foi operado para colocar pinos para estabilizar a lesão e acelerar a recuperação.

Devido ao procedimento, Hocevar quase não conseguia colocar o pé direito no chão. Dependia de muletas e de cadeira de rodas para se locomover. Assim, ficava a dúvida: será que ele conseguiria disputar a etapa no circuito misto de Sonoma, marcada para o sábado, dia 11?

A equipe Niece, pela qual compete, esperou até o último momento para confirmar quem guiaria o truck de número 42 no circuito californiano.

Nesse tempo, Hocevar foi liberado tanto pelo seu próprio médico quanto pelos da Nascar para correr. Em situações assim, geralmente o piloto avalia se a dor que está sentindo o impede de competir e também é obrigado a passar por um pequeno teste: ser capaz de sair do carro rapidamente sem ajuda de ninguém. Afinal, ele precisa estar seguro em caso de um incêndio no equipamento, por exemplo.

De qualquer forma, a Niece tinha colocado Daniel Suárez, da Cup Series, em stand-by para substituir Hocevar caso fosse necessário.

A Nascar tem uma regra que quem marca pontos é o piloto que começa uma corrida. Ou seja, caso Hocevar recebesse a bandeira verde no início da prova e fosse para os boxes no fim da primeira volta para ser substituído por Suárez, seria o americano quem ficaria com os pontos, independentemente do resultado final do piloto Cup — mesmo em caso de vitória.

A recuperação de Carson Hocevar na Nascar Truck Series

Aí ficava a questão. Será que valeria à pena fazer a troca de pilotos? Tudo ia depender do desempenho de Hocevar após a lesão.

Na classificação para a etapa de Sonoma, realizada seis dias após o acidente de Gateway, a história de Hocevar ficou ainda mais maluca. Durante a tomada de tempo, o americano não deixou nenhuma dúvida de que sua recuperação vai muito bem, obrigado. Tanto que conquistou a pole-position, a primeira dele na categoria.

Motivo para comemorar, certo? Que nada. Algumas curvas após cruzar a linha de chegada, Hocevar bateu, danificando seu truck. Como a equipe Niece precisou fazer os reparos no carro, e na Nascar a regra do parque fechado é bastante rígida, o americano foi obrigado a largar do fim do grid.

Caso Hocevar fosse puxar a fila na largada, seria mais provável que ele disputasse a corrida toda em Sonoma. Mas, por se tratar de uma prova de recuperação que desgasta muito mais os pilotos, além de ter um maior risco de acidente (que pudesse afetar a lesão), a Niece optou por fazer a troca por Suárez na 12ª volta, no meio do primeiro estágio. Era uma forma de repousar o americano e aumentar o tempo para que se recupere das fraturas.

O mexicano não fez feio e conseguiu escalar o grid até chegar à sexta colocação. Não foi uma vitória, mas foram pontos importantes que mantêm o titular da Niece na busca por uma vaga nos playoffs. Após Sonoma, Hocevar é o oitavo na tabela, sendo que dez se classificam para a fase final.

O piloto da Niece agora tem mais sete dias para descansar. A próxima etapa da Nascar Truck Series está marcada para o sábado, 18 de junho, no oval de terra de Knoxville. E Hocevar é um especialista nesse tipo de pavimento, tanto que foi o segundo colocado na terra em Bristol no início do ano.

Quem sabe não vem a primeira vitória dele? Já aconteceu tanta coisa para Hocevar nos últimos dias que eu não duvido de mais nada.

Você pode clicar aqui para ver os resultados completos da Nascar Truck Series 2022, em Sonoma, além das demais principais categorias do automobilismo mundial no fim de semana.

Carson Hocevar
Carson Hocevar protagonizou a curiosa cena ao receber de muletas a premiação pela pole na etapa de Sonoma da Nascar Truck series 2022 – foto: niece motorsports