Boa notícia para quem gosta de acompanhar o desempenho dos pilotos brasileiros nas categorias de base da F1. Gabriel Bortoleto e Dudu Barrichello estão se destacando nos treinos de pré-temporada da Fórmula Regional by Alpine, campeonato intermediário entre a F4 e a F3 e que deve reunir cerca de 40 competidores em 2022.

Ambos vão para o seu segundo ano por lá. Bortoleto trocou a equipe FA pela R-Ace, uma das mais fortes do torneio (na nova casa, inclusive, já conquistou uma vitória na versão asiática do campeonato, em janeiro). Já Barrichello deixou a italiana JD, que saiu da categoria, para pilotar pela tradicional Arden, que conta com o também brasileiro André Pedralli como um de seus engenheiros.

Por ambos já terem uma temporada de experiência nas costas, era esperado que andassem mais na frente em 2022. Nos treinos coletivos deste início de ano, estão cumprindo essa previsão à risca.

Durante dois dias de testes realizados em Paul Ricard, nos dias 29 e 30 de março, eles impressionaram. Da dupla brasileira, Bortoleto é quem levou a melhor. O piloto foi o mais rápido entre os 39 competidores na quinta-feira. Só que esse foi um dia em que os participantes tiveram pouco tempo de pista por causa da chuva.

Na quarta-feira, quando as condições do asfalto estavam melhores, Bortoleto tinha sido o quarto colocado, posição que manteve na soma dos tempos. De qualquer forma, em todas as quatro sessões esteve no top-4.

Resultado parecido com o que havia obtido em Barcelona, na semana anterior, quando ficou com a quinta colocação na classificação final.

Já Dudu Barrichello foi o 12º colocado na quarta-feira, caindo para 29º na quinta, quando a pista molhada atrapalhou os planos de diversas equipes, incluindo os da Arden. Em Barcelona, o brasileiro tinha ficado com a quarta colocação, mostrando evolução em relação a 2021, quando não pontuou.

Quem liderou os testes da Fórmula Regional

A primeira colocação da atividade na França ficou com Gabriele Minì considerado, um dos favoritos ao título deste ano. Protegido de Nicolas Todt, o mesmo empresário de Charles Leclerc, Felipe Massa e muito outros competidores, o italiano corre pela ART, que levou Victor Martins ao título de 2020 e Grégoire Saucy ao de 2021.

A ART, aliás, ainda colocou o espanhol Mari Boya em quinto e o novato holandês Laurens Van Hoepen em sexto, mostrando que é uma esquadra fortíssima para ficarmos de olho. Será que o tricampeonato vem?

Quem busca atrapalhar os planos da escuderia são dois competidores que vão para seu terceiro ano no campeonato.

Michael Belov, nascido na Rússia e competindo por uma bandeira neutra em 2022, ficou com a segunda colocação pela MP. Ele foi um dos destaques do ano passado ao conquistar duas vitórias e um segundo lugar, mesmo andando pela G4, um dos menores times do grid.

Já Paul Aron renovou seu contrato com a Prema. O estoniano, que integra a academia da Mercedes, está devendo. Nos dois anos anteriores na categoria, tomou parte de 40 corridas e obteve somente duas vitórias. Muito pouco para quem sempre teve equipamento de ponta à disposição e faz parte de um dos principais programas de jovens pilotos da F1.

O estreante Sami Meguetounif foi uma das surpresas do treino ao fechar com o sétimo posto, uma posição à frente do holandês Kas Haverkort, campeão da F4 Espanhola de 2020 e que busca fazer a carreira deslanchar neste ano.

Companheiro de Dudu Barrichello na Arden, o paraguaio Joshua Duerksn ficou com o nono tempo na soma dos resultados, enquanto o alemão Tim Tramnitz, vindo da F4, completou o grupo dos dez primeiros colocados.

Forte candidato ao título o francês Hadrien David foi somente o 16º, no segundo carro da R-Ace. Será que ele está escondendo o jogo?

A resposta talvez já vamos descobrir nesta terça-feira, dia 5, quando os pilotos da F-Regional by Alpine se reúnem em Monza para mais dois dias de treinos de pré-temporada.

Enquanto isso, você pode clicar aqui para ver como o grid da temporada 2022 da Fórmula Regional by Alpine está sendo montado.

Abaixo você confere a soma dos tempos dos treinos coletivos em Paul Ricard (clique na imagem para ampliar, se necessário).

Gabriel Bortoleto, Gabriele Mini, Dudu Barrichello, 2022, F-Regional by Alpine, Paul Ricard, pré-temporada, treinos, coletivos